18 dezembro 2011

10 Semanas - Fase de Angústias e Medos



Durante essa semana experimentei algo que achei que não existisse: angústias e medos na segunda gravidez.
Na primeira, como tudo é desconhecido, a gente fica muito temerosa pelo que virá. Como será o parto, como será amamentar, como serão as noites, como reagiremos diante de tanta novidade, são questões que povoam nossa cabeça durante toda a primeira gestação.
No entanto, o que sinto agora é diferente. Talvez por saber as respostas a todas essas perguntas é que minha mente se pergunta: Será que vou dar conta de tudo isso? Como vai ficar meu casamento daqui pra frente? Como será cuidar de um bebê já tendo um filhote de quatro anos? E eu dentro de tudo isso?
Fico me sentindo a última pessoa do mundo. Muitas vezes nos últimos dias me senti sozinha, triste e isolada. Fico achando que ninguém entende tudo isso que se passa dentro de mim. Pra todo mundo isso tudo é muito natural. Mas, por outro lado, eu sei, tenho consciência, que hoje metade de mim é hormônio e a outra metade é sentimento. Sou uma bomba-relógio! 
E a segunda gravidez é muito diferente. A sua vida não é mais a mesma, naquela calma, naquela paz, em que você é dona de sua rotina e pode curtir a vontade. Não! Na segunda você se cansa mais, quer ficar tranquila e não consegue, quer descansar e não pode, quer manter o equilíbrio mas percebe ser impossível.
É outra idade, outra fase da vida, do casamento, outra cabeça, outra mulher... E isso me faz sentir culpada. Quero me obrigar o tempo todo a ficar bem e calma, como da outra vez. 
Mas, já percebi. Não adianta querer que tudo seja igual por que não dá, porque não é. Estou trabalhando isso na minha cabeça e tentando entender que cada experiência é uma diferente. O mundo gira, tudo muda.
Preciso respeitar este meu momento do jeito que ele está e não tentar reviver aquilo que eu passei há quatro anos. Aquela gravidez passou, acabou. Essa é outra e tem suas bençãos e suas particularidades. 
E seguindo toda essa forma maluca mas linear de raciocínio, consegui sair um pouco daquele sentimento de culpa de não estar dando a esta bebê a mesma qualidade de gravidez que talvez eu tenha dado ao Lucca. E comecei a tentar buscar o prazer desta segunda gestação. Afinal, essa será minha última barriga, minha última experiência de gravidez. E sei que, quando ela chegar ao fim e a minha filha nascer, vou sentir muita falta dela, assim como foi, exatamente e finalmente como foi, da primeira vez.

10ª Semana
O corpo: por causa de alterações hormonais, você pode começar a se importar com coisas que normalmente não a aborreceriam. Além do aumento do nível de hormônios, a ansiedade causada pela gravidez pode reforçar o nervosismo.
O bebê: a partir dessa semana, o bebê passa a ser chamado de feto – pesa aproximadamente 20g e mede de 31 a 42mm, da cabeça às nádegas. Os olhos e o nariz já estão mais visíveis, e os germes dentários estão sendo formados na gengiva. O cérebro já está mais desenvolvido, sendo que a cabeça é desproporcional em relação ao corpo. O intestino se desenvolve rapidamente, sendo que parte dele se projeta para o interior do cordão umbilical, formando o que se conhece por hérnia fisiológica, que desaparece normalmente até a 12ª semana. A maior parte das articulações já está pronta e, apesar de ainda ser cedo para identificar o sexo do bebê ao ultra-som, os órgãos genitais já se diferenciaram.
Fonte: immef.com.br

8 comentários:

Marcia disse...

Amiga, eu te entendo sim e perfeitamente. Senti e ainda sinto tudo isso também. Medos,angústia, dúvidas e já passei também por essa surpresa de me dar conta que essa gravidez seria muito mais puxada em termos de trabalho que a anterior. Afinal já deixamos de ser prioridade desde que os pequenos nasceram né rs.Mas te confesso que no primeiro trimestre eu me senti bem pior, cheguei a pensar que estava em depressão, mas depois parece que vem uma força tão grande e você enfrenta tudo sabe. Tem momentos em que estou sozinha com o Gustavinho em casa e a coisa parece que vai ficar insustentável, aí eu fecho os olhos e peço pra Deus me dar força, respiro fundo e as coisas melhoram. Estou com 37 semanas e hoje sozinha com ele aqui em casa fazendo mil birras, batendo portas, gritando, eu morrendo de dor na coluna, e simplesmente fechei os olhos, respirei fundo e ele veio me abraçar, acredita? Ainda sinto muito medo, até porque não tenho ajuda da minha mãe, mas me apego em Deus e na minha força. Nós vamos dar conta sim amiga, tudo vai passar, logo logo vc vai estar cheia de energia! Beijos!!!!!!

Ingrid Faria disse...

Amiga, todo esse medo de será que dar conta de tudo veio na gravidez da Ingrid. Primeiro eu tive o Anderson no primeiro casamento e tudo era novo e vinha mil e uma perguntas, e depois na gravidez da Ingrid eu me perguntava "Vou dar conta do recado?" Mas sabe de uma coisa eu dei sim conta do recado e estou dando até hoje, rs. Então você vai conseguir, te dou todo o meu apoio!! Você vai ver... ser mãe de meninas é viver no mundo cor-de-rosa, rs.

A maioria diz que 2ª gravidez não é fácil, mas como a minha 1ª foi do Anderson e eu tinha 18 anos, ela foi bem mais difícil!

Logo passa tudo isso e você terá toda energia de novo!!

Beijos

Nine disse...

É tudo diferente, apesar de semelhante, na segunda gravidez. Quando engravidei novamente achei que ia tirar de letra, que seria mais calma, menos ansiosa, que curtiria mais, mas o que aconteceu foi justamente o contrário. É como vc disse, a vida não é mais a mesma, o tempo disponível para curtir a gravidez não é mais o mesmo, você já é mãe e tem as demandas de sempre. Por consequência, a seguinda gravidez me cansou mais, eu fiquei mais angustiada, mais introspectiuva do que da primeira e muito mais ansiosa pela nascimento do filhote!
São momentos da vida, né?
Beijos!
Nine

Valquíria disse...

Gi, viu só?Essas angustias fazem parte da segunda gestação, a maioria da mulheres sentem, como vc mesma disse já, já a bebê nasce e vc vai ter é saudade do barrigão, da gestação!
beijos,
Val e Gui

Dea, a mamae da Nina disse...

por esta experiencia eu nao tenho pitacos a dar afinal nao terei a coragem e nem animo de mais um baby.....Nina sera sempre a 1a, unica e ultima,kkkkkk!!!!
Imagino como deva ser pensar nisso tudo, cuidar de 2, do marido, ai q medo.....
Bjs

Isa, Sara e Nicole disse...

eu tenho uma filhinha de 3 anos e agora uma bb de 3 meses! Olha, eu tb tinha esses medos, mas passa e vc vai ver o segundo filho é bem mais facil! acredite! A vida da gente muda muito com o primeiro filho, mas no segundo ja temos nossa vida diferente e aí é só alguns ajustes...rs...
Fique tranquila e deixe as coisas acontecerem sem se cobrar demais e sempre tente pensar positivo! bjo

Karina disse...

Olá Giovana, sou amiga da Angelica e li um comentário no facebook dela elogiando seu blog. Me interessei de cara porque: 1 confio no bom gosto da minha amiga de mais de 10 anos e 2; estou grávida pela segunda vez também. Tenho uma menina linda de 4 anos e a gora estou com 18 semanas... Ainda não sei o sexo do bebê mas o médico acha que vem por aí outra menina para que meu mundo continue cor-de-rosa...
Vou acompanhar seu blog porque me identifiquei muito com o jeito que vc escreve e as coisas que vc diz. Eu também vivo me cobrando em não fazer diferenças de um filho para outro mas tb já estou começando a perceber que não vai ser nada igual. Um beijo e boa sorte para nós!
Karina

Sophia disse...

Gi, fazia um tempinho que não entrava no blog e , pra variar, me vi nesse seu post.....mesmos sentimentos, mesmas "culpas".....ah, menina, precisamos é sentar e ficar horassssssssss pra trocar todas essas figurinhas, viu?.....e em pensar que só faltam aqui, no máximo, 9 semanas!!!UI!rs.....bjooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...