22 abril 2009

São Apenas 10 Minutos!

Veio por e-mail e achei um assunto e tanto! Sei, por experiência própria o quanto nossa chegada em casa é esperada...

A IMPORTÂNCIA DE SABER CHEGAR EM CASA

Mário Cordeiro*, um dos mais prestigiados pediatras da atualidade, disse na semana passada numa conferência, que muitas birras e até problemas mais graves poderiam ser evitados se os pais conseguissem largar tudo quando chegam a casa para se dedicarem inteiramente aos seus filhos durante dez minutos.
Ao fim do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada à casa que bastava chegar, largar a pasta e o celular e ficar exclusivamente disponível para eles, para os saciar. Passados dez minutos eles próprios deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras. Estes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida. Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia. A ideia é que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção. Por incrível que pareça, esta atitude de largar tudo e desligar o celular tem efeitos imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.
Todos os pais sabem por experiência própria que o cansaço do fim de dia, os nervos e stress acumulados e ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, dão origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras. Em outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar e não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma. Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais-homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os " timings " e perceber que está nas nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.


*Mário Cordeiro é um dos mais prestigiados pediatras da atualidade. Doutorou-se em pediatria, e é professor auxiliar de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e Presidente da Secção de Pediatria Social e Comunitária da Sociedade Portuguesa de Pediatria. As causas relacionadas com os direitos das crianças são um exemplo das suas áreas de interesse. Mário Cordeiro é colaborador permanente das revistas Pais & Filhos, Adolescentes, Cadernos de Educação da Infância e Notícias Magazine, para além de intervir regularmente noutros meios de comunicação social e publicar vários artigos em revistas internacionais. É ainda autor de uma vasta obra, dedicada ao romance e à ficção para adolescentes.

10 comentários:

Helen disse...

Olá!
Adorei seu blog, ainda bem que vc não privatizou ainda.
Amei a montagem com as fotos do nascimento e o Lucca te beijando na cama.
Imagino o meu primeiro que nascerá daqui 4 meses, é muita emoção né?
Meu email é jmcjapan@live.jp, caso privatize não esqueça de mim. Beijos e que Deus abençõe essa família linda.

Márcia disse...

Já tinha lido sobre estes 10 minutos tambem. As vezes nem nos damos conta que os minutos que passamos deveriam ser mais "completos" ne? Eu por ex as vezes to brincando com ele e fazendo outra coisa ao mesmo tempo, e perdermos bons momentos de estar a sos com eles.
é um otimo post Gi para alertamos da importancia da atenção a 100%.
beijinhos

Janaina disse...

Oi Giovana!

Interessantíssimo, as vezes, por não querer parar 10 minutos acabamos perdendo horas!

Bjs da Jana e do LUCAS!

Maria José disse...

Amiga obrigada por partilhares a informação por acaso já sabia disto e é muito importante o que ele diz
E o teu filho está tão lindo
bjokas

*♥ *´¯`*CrisKa*´¯`*♥* disse...

Oi vi seu blog na PR e adorei! Tem selinhos pra vc no meu blog... passa la
www.maternando.com

Dany disse...

Também já conhecia...mas é sempre bom relermos...às vezes bastam 5 minutinhos...como são importantes!
O Lucca, como sempre, muito lindo!

O post anterior me acalmou...estou em pleno salto de desenvolvimento, Lulu está na 46 semana!
Beijão

Dani Guimarães disse...

Ótimo post!
Obrigada por compartilhar.
Falei à respeito no meu blog e postei um link do seu. Espero que não se importe.
Deus abençoe a família linda!
:-D

Meu pequeno Príncipe disse...

Nossa adorei o texto e é mesmo muito importante. Faço isso sempre até porque não existe nada melhor do que chegar e ser recebida pelo seu baby com aquele sorriso e ai vc larga tudo e ganha aquele abraço.
maravilhoso.

Bjus

Anônimo disse...

otima materia obrigada por dividirbeijos no princepe
marcyagil@hotmail.com
Marcia

Gisele disse...

Gio, amei o post e me ajudou muito, pois nós, mães que trabalhamos fora, semprenos sentimos culpadas e já comecei a dar os 10 minutos desde o dia em que li.
Beijoks e obrigada!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...