30 dezembro 2007

Haja cerveja !

Grávida, você não pode beber, seja por que motivo for: está tomando antibiótico, está numa ressaca monstra ou, quem sabe, aguarda a chegada de um mocinho que cresce na sua barriga. Apesar disso, por um motivo qualquer, você é levada a uma mesa de bar – normalmente para acompanhar seu querido que não tem nada a ver com sua abstinência e merece tomar suas sagradas cervejinhas nos finais de semana. Ao final de um certo tempo, quando as pessoas estão mais pra lá do que pra cá, você já não tem mais muito o que fazer na mesa de bar. Os papos estão bem além da sua compreensão de pessoa sóbria e a articulação mandibular dos seus amigos, cada vez mais comprometida. Depois de fazer as unhas em um salão que você encontrou por perto, chega a hora de começar a reparar nas cenas toscas que acontecem na mesa de bar – e que ninguém repara porque, como se sabe, todos estão bêbados demais pra isso.

1) As pessoas contam as mesmas histórias de sempre. E isso não é chato (para elas)! Quando bêbados, os amigos pedem para ouvir as mesmas histórias. Eles já sabem o começo, o meio e o fim, conhecem de cor as aspas de cada um dos personagens da história, mas uma hora chega o pedido inevitável: “conta aquela!”

2) Alguns amigos ficam meio agressivos. Casais têm DRs públicas. Irmãos trocam respostas malcriadas que você não ouvia desde a quinta série. Amigos brigam para ver quem conta aquela história engraçada. Um corrige o outro no meio do caso, na maior descortesia: “não foi nada disso!”.

3) Outros amigos ficam sedutores. Falam abobrinha até pro poste. Ignoram que o alvo escolhido é uma grande amiga desde o segundo grau. Ou que a moça em questão é feia. Ou, pior, tem quatorze anos.

4) As pessoas fazem em público o que a Danusa Leão mandou não fazer nem dentro do banheiro com a luz apagada. Palitam os dentes, coçam as partes íntimas, cruzam e descruzam as pernas sem se importar muito com a visão privilegiada de quem está na mesa ao lado. Em outras palavras, perdem completamente a compostura.

5) Seus amigos contam segredos em voz alta achando que ninguém está ouvindo. Cometem o velho erro de falar alto demais, como todos os bêbados. Só que, entre amigos, vez ou outra caem na tentação de contar uma história mais íntima, dividir um segredo mortal. Sem perceber, dividem o segredo mortal com a mesa inteira.

6) Toda e qualquer boa história na mesa de bar é contada não uma mas, no mínimo, três vezes. Na primeira, todo mundo ri muito. Ainda durante a primeira gargalhada, o a história é contada numa versão resumida. Ao final, apesar de já conhecer como o caso termina, todo mundo ri de novo. E, só para não perder a viagem, o detentor da palavra repete uma última vez a frase de efeito da história. É a terceira vez, mas ainda tem gente que ri de novo. Sério.

Haja cerveja!!

Ontem, teve a confraternização da Loja, todos reunidos, muito bom mesmo. E hoje, visitando o site da Pequena, li sobre grávida e mesa de bar. Pergunta se eu resisti ...rs.. tive que postar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...