01 agosto 2012

Dia Mundial da Amamentação



Sofia, com um mês, e mamãe. Amamentar é tudo de bom. 

Mas, nem sempre, amamentar é fácil. E talvez nunca tenha me dado conta disso até hoje, ao ler o post da Isabela Kanupp, do blog Para Beatriz, falando sobre isso. Lindo e a mais pura verdade que agora transcrevo aqui:

"Esqueça tudo o que você leu sobre amamentação até hoje dizendo como amamentar é só querer.
Amamentar não é fácil, nem sempre você irá amamentar com um sorriso no rosto e feliz da vida, assim como mostra as propagandas de incentivo a amamentação.
As pessoas não vão te apoiar, as pessoas não vão ver seu filho mamando e te elogiar, reconhecer, dizer que você está fazendo um bem enorme para o seu filho. O seu chefe não terá paciência de te esperar, em alguns casos as pessoas perdem o emprego depois que voltam da licença maternidade.
As pessoas irão te olhar torto, irão tentar cuidar da sua vida e te ensinar que não é bom uma criança mamar tanto tempo.
Vão dizer que seu peito irá cair – e vai mesmo.
Que o sexo não será como antes e que amamentar atrapalha.
Que seu filho ficará apegado.
E que o seu leite não sustenta, que seu filho é magro, que onde já se viu não dar nem cházinho.
Amamentar não é fácil porque é um trabalho de uma pessoa só: o seu. Não existe companheirismo na amamentação, não existe tarefa do marido que possa lhe ajudar com isso.
Amamentar dói. Dói não somente fisicamente. Dói bem lá no fundo porque nos sentimos sozinhas. Deixamos de sair porque o bebê mama, deixamos tantas coisas de lado por algo que acreditamos e ninguém bota fé.
Amamentar dói porque a sociedade faz com que você fique com medo de amamentar na rua. Porque pode ter um tarado dentro do ônibus. Porque dói nadar contra a corrente, dói, cansa, e nos deixa em exaustão.
Amamentar não é fácil porque temos de nos deixar de lado, nos doar por completo, nos libertar de qualquer limitação seja do pudor, seja do medo.
E um dia você ficará de saco cheio e falará: não vou mais te dar o tetê, o tetê acabou. E vai olhar para o seu filho e se sentir a pior pessoa do mundo e ver que a amamentação é tão necessária para seu filho quanto para você.
Se você quiser levar isso adiante, leve cienteVocê estará sozinha na maioria do tempo. Você vai se cansar muito. Vai superar seus limites. Saiba que uma criança grande mamando, aos olhos dos outros é feio, é anormal, é bizarro, é doente.
Mas eu sei que se você amamenta até hoje é porque já venceu muitas coisas. Porque não é fácil amamentar com tantos apelos contrários. Com tanta gente palpitando e te deixando insegura quanto o seu próprio corpo. Saiba que, você é perfeita. Você produz leite. Você produz o melhor alimento para o seu filho. E isso é natural.
E saiba que você está no caminho certo e que isso nem sempre é o caminho mais fácil.
Saiba que amamentar prolongadamente é para poucos, e você não é a culpada se não conseguir. Cada um faz seu melhor, mas a sociedade massacra,  e com certeza você fez o seu melhor.
E tenha a certeza que a recompensa virá. Seja por um eu te amo depois que seu filho mama, seja por um expontâneo ” seu tetê é lindo” ” eu amo o tetê”. Seja o que for, mas vem. Ver seu filho brincar, correr, saudável, sem ter mil gripes por ano, se alimentando super bem, dormindo bem, NÃO TEM PREÇO.
As vezes você irá querer jogar tudo para o alto. Mas tente mais um pouco.
Vale a pena. Sempre vale."

8 comentários:

Isabela Kanupp disse...

Em primeiro lugar que foto linda!!! Tanto a amamentando quanto as outras que vi por aqui!

Realmente amamentar não é fácil, não é glamuroso, mas é demais não é mesmo?

Obrigada por citar o blog, e que bom que gostou do texto!


Beijos

Keila disse...

Meu bb esta com 8 meses e me orgulho demais em ser uma "vaca leiteira"..rs... Lindo post.
E vambora botar as peitcholas de fora e dar mto Amor para nossos bbs!!!

Joice disse...

Estou com 6 meses de gestação da minha Pequena Laura, amei o Post, lindo verdadeiro, real e emocionante!
Espero poder dar muitoooo de mama!!!!!!!

Um super beijo em vc e nesses filhos Lindos!!!!

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=c3OAB8ofO9A&feature=related

Giovana tenho uma Sofia tambem, e ela tem 10 meses, e te digo: Ser mãe de Sofia é maravilhoso! Parabéns.. escuta essa musica com o nome Sofia, eu amo e escuto e canto sempre pra Sofia.

Beijos

Aline disse...

Amiga sorteio legal rolando no blog http://umdocedeamor.blogspot.com.br/2012/07/sorteio-um-doce-de-amor-em-parceria-com.html, passa lá para conferir! bjs

Anônimo disse...

Oi Giovanna !!
Parabéns pelas duas riquezas que tem em casa !!
Minha princesa se chama Giovanna tbm, completou dois anos agora, e lendo esse relato lindo sobre amamentação lembrei de tudo que passei...Agradeço vc, antes de mais nada, pois acompanho seu blog desde a gravidez e suas orientações/experiências foram muito úteis e importantes para mim...
Desmamei a Gigi com um ano e meio de vida, e isso porque ela não queria comer alimentos sólidos de jeito nenhum, mesmo com todos os dentinhos, só queria o 'mamum' rs...Apesar de muito dolorido e difícil no início, foi a realização de um sonho poder alimentar minha filhinha...
Que Deus abençõe muito vcs !

Beijos

Juliana Quelucci

Maura Fischer disse...

Oi!
Vim lhe convidar para concorrer a um kit de brinquedos da Xalingo lá no meu blog: http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2012/07/concurso-cultural-volta-as-aulas-com.html
Um abç,
Maura

Anônimo disse...

De 1 a 5 de outubro de 2012, a equipa do cantinho de amamentação da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar Mais, do Centro de Saúde de Olhão (ACES Central), proporcionará conselhos sobre a amamentação, numa iniciativa inovadora no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno, através do sistema de videochat do projeto Uma Janela Aberta à Família (www.janela-aberta-familia.org).
Esta ação de sensibilização dos profissionais de saúde da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, dirige-se a todas as mães e grávidas, que têm a possibilidade de ligar-se à internet, de segunda à sexta-feira, entre as 14:00 e as 16:00 horas, para colocar as suas questões sobre a amamentação e obter respostas por parte dos técnicos certificados da UCC Olhar Mais.
Bastará clicar em http://www.arsalgarve.min-saude.pt/pais/videochat.html ou ir à secção Videochat do website.
Esta iniciativa dos serviços de saúde do Algarve encontra-se inserida nas comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno que decorre durante a primeira semana de outubro.
Para respeitar a privacidade, o sistema do Videochat garante que todas as questões são sempre anónimas e colocadas por escrito através de chat, pelo que nem a equipa tem a possibilidade de saber quem lhe coloca as perguntas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...