26 abril 2012

29 Semanas - Cesária Eletiva ou Parir Sozinha numa Caverna


A minha vida tem tomado rumos muito opostos a cada vez que paro para refletir sobre esse assunto. Como já disse aqui, tendo em vista minha experiência no parto do Lucca, estava meio temerosa com a aproximação sem saída do parto da Sofia.
No entanto, com o decorrer do tempo esse assunto tem povoado meus pensamentos de uma forma bem legal. Mas, isso devido a um grande trabalho de reprogramação mental. 
Inicialmente, no auge da crise, evitei falar sobre o assunto, ler ou assistir vídeos e até mesmo ouvir opiniões. Pedi muita ajuda a Deus e ao meu Anjo da Guarda que me dessem forças para lidar com essa minha dificuldade. 
Então, decidi abordar esse tema durante minha terapia e pedi que para a minha querida Psicóloga para a gente conversar muito sobre o que houve e o que virá. 
Mas sinto que a verdadeira transformação veio mesmo de dentro de mim. Conforme fui orientada, comecei a visualizar o parto da Sofia como um momento bom, gostoso e feliz. A via feliz em meus braços, lhe fazendo carinhos. E esse foi o começo de tudo. Foi assim que comecei a parar de suar frio de medo, foi assim que comecei a pensar no parto como algo bom.
Também enfiei na minha cabeça que iria me cercar de pessoas carinhosas e de confiança, principalmente o Anestesista. Queria um parto mais humanizado. Percebi que o que me faltou, acima de tudo, foi isso.
Mas, para conseguir o Anestesista que eu queria, precisaria ser uma cesária eletiva, com data marcada. Por algum tempo, achei ótima essa idéia e por mais que eu fosse sacrificada por aí, achei que aquela era a melhor idéia.
Bom, acontece que eu comecei a fazer Yoga para gestantes num lugar espetacular. A professora é maravilhosa e os conceitos mais ainda. E nessa semana tivemos um encontro com uma Enfermeira Obstétrica aposentada que atualmente atua como Doula. 
Entre perguntas e respostas, vídeos de parto normal, ansiedade e lágrimas de emoção, ela comentou sobre o momento do nascimento do bebê, o quanto é importante esperarmos seu momento para nascer. Ela nos disse que as contrações uterinas provocadas pelo trabalho de parto funcionam como abraços no bebê, uma coisa boa, gostosa. E esses abraços vão dando um start em todas as suas funções vitais. Por isso que, na maioria das vezes, quando o bebê nasce de parto normal, não precisa nem ser feita aspiração manual pelo Pediatra. Seus pulmões já saem funcionando, sem líquido nas vias respiratórias, o que diminui pra quase zero a possibilidade de aspiração desse líquido com um prognóstico de bronquite e asma. 
E daí ela contou, sem qualquer radicalismo, sem nenhum tom de reprovação - até porque ali ninguém sabia das minhas cruéis intenções, que na cesária eletiva, muitas vezes o bebê está dormindo, tranquilo, quando o corte é feito na barriga e no útero da mãe e ele acorda assustado, com duas mãos estranhas o retirando dali, e vem a luz, e vem aspiração, e vem colirio. Não era pra ser aquela hora, ele não estava esperando, preparado. Quase morri de remorso só de pensar em ter pensado numa hipótese dessas.
Foi então que tomei outra decisão: vou esperar a horinha dela. E, dessa forma, vou deixar rolar o trabalho de parto. E se tiver que rolar normal, que venha, não tenho o mínimo de medo, nunca tive. E se tiver rolar cesária, que venha também. Lógico que já fico mais temerosa com essa hipótese mas, quer saber? Sobrevivi da primeira e se tiver que vir outra, que venha. 
Mas, vou lutar pelo normal, pelo natural. Acho que eu mereço isso e a Sofia também.
A Doula ainda comentou que a Casa de Saúde, onde será meu parto, está com uma equipe bem humanizada, já se acostumando com a ocorrência de partos normais com maior frequência, o que também me aliviou bastante.
Pois então, diante de todos esses fatos, a tendência agora é demitir o Anestesista e contratar a Doula. Depois de ir até os dois extremos - desde ter vontade de parir numa caverna, sozinha, até de marcar data para o parto, estou muito feliz com meu crescimento e com minha tranquilidade e acho que, agora, não mudo mais de idéia...

9 comentários:

luamorzinha disse...

Gi, tão bom ler posts como o seu!
Eu tive minha Pérola em casa, como vc deve saber, e foi a melhor experiência da minha vida! Ela nasceu na água, super calma, linda, cheirosa, com os olhos mais abertos que já vi na vida. hahahaha. Não chorou e mamou logo q veio aos meus braços.
Vc está no caminho certo. A sua tranquilidade será decisiva durante o TP. E a contratação de uma doula é o primeiro passo de tudo isso.
Força e coragem pra vc!
Beijo

Joice disse...

Totalmente fantástico esse POst!!!
E Parabéns pela decisão, deve ser dificl e demorada mesmo! Afinal, nós gestantes descobrimos que estamos grávidas e já vem o medo de parir!!! ehehe

Adoreiii as palavras! Irão me fazer pensar tbm!!

Bjs

Thaty disse...

Que bom! Eu sou da teoria que o parto tem que ser do jeito que a mãe acha que tem que ser, seja eletiva ou na caverna...rsrs Você é quem manda nessa hora, você é quem sabe os seus limites, você é quem sabe até onde consegue ir. Eu vou estar aqui torcendo pra que tudo seja lindo e ela venha com muita saúde.

Beijos
Tati

Fabi mãe do Logan disse...

Acho que a mãe deve escolher o jeito como irá parir ,afinal ali na horas somos nós e Deus .
Gostei daqui , primeira vez que venho , me segui q eu te sigo se vc quiser claro ..

beijos e se tiver facebook me add

;*


http://www.facebook.com/profile.php?id=100003327379051&ref=tn_tnmn

Re disse...

Gi, foi assim que eu agi com a Manu. Sempre disse pro meu GO que nao me importava como ela nasceria PN ou Cesarea, mas que eu ia esperar ela me dar os sinais. Ele disse OK, desde que nao passasse das 40 semanas. Quando eu entrei na 40 semana, sai da consulta com a cesarea marcada e chorando. Nao era isso que eu queria, eu na o queria desalojar minha filha de dentro de mim as forças..rezei, rezei muito e disse: Manu, vc tem ate quinta (data da cesarea) pra sair da casinha..vamos filha, vc consegue (isso era uma segunda). Na madrugada de terça pra quarta, eu entrei em TP, mas depois de 8 horas de contraçoes ele parou de evoluir. Manu nasceu na quarta-feira (uma dia antes da data agendada pra ser despejada), de cesarea, mas na hora dela! Foi a melhor coisa que eu fiz pra ela e pra mim!! Bjs

Lígia disse...

Oi Gi!! Que bom que vc está conseguindo encarar o parto assim, tranquila...Eu não queria marcar a cesárea mas meu médico não queria que passasse das 40 semanas devidos algumas complicações que tive na gestação, então ele marcou a cesárea para o dia 24 de setembro (2 feira), mas para minha alegria, dia 23, no domingo cedinho comecei ter contrações e mais contrações...fui para o hospital e lá a enfermeira me disse que eu estava em "franco trabalho de parto". Meu Deus, quanta emoção saber que conheceria meu Gustavo um dia antes do marcado, e no dia que ele queria...Fiquei até as 18 hs assim, com contrações sem dor (ninguém no hospital acreditava que não estavam doendo) e então meu Gugu veio ao mundo por cesárea. Posso garantir que sentir tudo isso foi uma delícia!!! Beijos!!!

Valquíria disse...

Gi, melhor decisão que vc tomou. Sempre pensei assim meu bebê tem que dar um sinal de que está querendo nascer, ser for parto normal ótimo se for necessário cesaria que seja, o importante é a saúde e o bem estar da mãe do bebê! Minha bolsa rompeu e não houve dilatação fui para cesaria mas feliz e de consciência limpa que tinha chegado realmente a hora do meu filho nascer!
É isso ai amiga seja feliz!
beijos
Val e Gui

Lídia e Alice disse...

Gi, que texto maravilhoso!!!!!!!!!
Me arrepiei dos pés Pa cabeça e senti que vc está mesmo tranquila!
Minha Alice nasceu de parto normal! Foi o momento mais lindo da minha vida! Esperei a 'hora dela' e ela veio para meus braços super bem, feliz, com os apgar's todos ótimos! O parto normal é fantástico! Você trazer um filho ao mundo não tem comparação! Sou hiper, mega, giga contra o parto cesária desnecessário! Acho uma agrassão ao bebê, como vc mensionou!
Olha, estaremos aqui torcendo!
Vai dar td certo!
Sophia virá ao mundo na 'horinha dela' e linda, feliz, perfeita!
Mil beijos

Samia ✿ disse...

Que ótima explicação essa doula lhe deu! Sou grata por poder compartilhar conosco essa experiência, gostei muito de ler seu post! Tbm sou a favor do parto normal humanizado, espero estar consciente e decidida disto qndo chegar minha hora! Super curti sua decisão, está de parabéns! Deus te dê um parto maravilhoso, flor!

beijinhos e uma abençoada semana!
Blog A Mais Doce Espera

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...