27 dezembro 2011

11 Semanas - Translucencia Nucal



No dia em que minha gestação completou 11 semanas, nos dirigimos à Mega Imagem para fazer a Ultrassonografia de Translucência Nucal com a Dra. Nanci. Ela é um amor, esposa do Dr. Luis, que fez praticamente todas as USGs da gravidez do Lucca. Além de super competentes, eles são nossos vizinhos e clientes, o que nos deixou bem felizes e tranquilos.
Segundo o Guia do Bebê UOL, "a Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal.  Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.
Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível."
Desta vez, apesar da vontade, ainda não levei o Lucca para assistir ao exame. Quis esperar só mais essa para ter certeza de que tudo está bem.
E segundo a médica, apesar de meio cedo para a TN, já deu pra ver que está tudo certinho com a neném: coração, formação de órgãos e ossos, prega nucal. 
Mesmo assim, ela pediu para voltarmos em duas semanas para repetir a USG, só pra ter 100% de tranquilidade.
Mais uma vez, o alívio foi grande e a felicidade foi maior ainda. Graças a Deus...

11ª Semana
O corpo: o aumento do nível sanguíneo pode fazer com que suas mãos e pés fiquem mais quentes. É provável também que você sinta mais sede do que de costume, já que seu corpo precisa de mais líquido. Nessa fase também é normal que o peso da gestante aumente 1kg, ainda que muitas mulheres  possam emagrecer nesse primeiro trimestre por causa das náuseas, sem que isso interfira ou prejudique o desenvolvimento do bebê.
O bebê: o feto já mede entre 44 e 60mm da cabeça às nádegas e pesa cerca de 40g.  Até o final dessa semana o corpo do feto já dobrou de tamanho e a cabeça terá quase metade do tamanho do corpo. Nessa época se desenvolvem as íris. O feto já pode abrir a boca e engolir e os órgãos vitais já estão totalmente formados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...