16 junho 2011

Coksackie ?

Importante saber:


Segundo o Dr. Jairo Len, da Clínica Len de Pediatria, nas últimas semanas tem aparecido dezenas de casos de infecções pelo vírus Coksackie, entre outras (escarlatina, gripe suína...). O Coksackie é um vírus da família dos "enterovírus". É incidente no ano inteiro, mas tem pico no verão. Sua contaminação se dá através de secreções contaminadas (saliva, coriza, tosse, fezes, etc.), espalhando-se rapidamente - mas geralmente só acomete as crianças com menos de 5 anos. As infecções causadas por estes vírus (o grupo dos Coksackie é grande, cheio de subtipos) são bem variadas, todas com febre e duração de 3 a 5 dias. As duas mais comuns são:
HERPANGINA- Neste caso, além da febre, a criança apresenta aftas (só) na garganta, que causam dor e dificuldade para a alimentação.
DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA- A outra doença causada pelo Coksackie, aonde a criança tem aftas (espalhadas pela cavidade oral) e vesículas nas mãos e pés - e às vezes nas nádegas e no corpo todo. Além da febre .O diagnóstico se faz pelo exame pediátrico, sendo dispensáveis os exames laboratoriais.As complicações pela infecção são raríssimas, e o tratamento consiste em "sintomáticos": remédios para a febre, dor de garganta e mal estar, além dos anestésicos tópicos para a mucosa oral.A criança deve ficar afastada da escola até estar 100% recuperada (sem febre, sem mal estar, comendo bem) e quando as vesículas desaparecerem por completo.


                                       Portando, vamos ficar atentas!

3 comentários:

Isa disse...

Oie...A Sara teve essa doença maõ pé boca , q. pegou na escolinha com outras tantas crianças...No ano passado na época do verão... E deu umas bolinhas na boca (tipo aftas) bolinhas na mão e no pezinho, mas não teve febre nem mal estar...mas ficou afastada da escolinha... Um saco essas doenças de crinças né? cada dia tem uma nova pra aprender...rs...Bjos

Unknown disse...

João teve herpangina no mês passado, horrível! A gargantinha dele ficou toda ferida pelas aftas, nem comia direito, morri de pena. Não desejo pra ninguém!

Bjos!

Família Iki disse...

Oi Gi.
Bom saber para ficarmos atentas!
Beijinhos
Paula e Isa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...