16 junho 2011

Coksackie ?

Importante saber:


Segundo o Dr. Jairo Len, da Clínica Len de Pediatria, nas últimas semanas tem aparecido dezenas de casos de infecções pelo vírus Coksackie, entre outras (escarlatina, gripe suína...). O Coksackie é um vírus da família dos "enterovírus". É incidente no ano inteiro, mas tem pico no verão. Sua contaminação se dá através de secreções contaminadas (saliva, coriza, tosse, fezes, etc.), espalhando-se rapidamente - mas geralmente só acomete as crianças com menos de 5 anos. As infecções causadas por estes vírus (o grupo dos Coksackie é grande, cheio de subtipos) são bem variadas, todas com febre e duração de 3 a 5 dias. As duas mais comuns são:
HERPANGINA- Neste caso, além da febre, a criança apresenta aftas (só) na garganta, que causam dor e dificuldade para a alimentação.
DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA- A outra doença causada pelo Coksackie, aonde a criança tem aftas (espalhadas pela cavidade oral) e vesículas nas mãos e pés - e às vezes nas nádegas e no corpo todo. Além da febre .O diagnóstico se faz pelo exame pediátrico, sendo dispensáveis os exames laboratoriais.As complicações pela infecção são raríssimas, e o tratamento consiste em "sintomáticos": remédios para a febre, dor de garganta e mal estar, além dos anestésicos tópicos para a mucosa oral.A criança deve ficar afastada da escola até estar 100% recuperada (sem febre, sem mal estar, comendo bem) e quando as vesículas desaparecerem por completo.


                                       Portando, vamos ficar atentas!

3 comentários:

Isa disse...

Oie...A Sara teve essa doença maõ pé boca , q. pegou na escolinha com outras tantas crianças...No ano passado na época do verão... E deu umas bolinhas na boca (tipo aftas) bolinhas na mão e no pezinho, mas não teve febre nem mal estar...mas ficou afastada da escolinha... Um saco essas doenças de crinças né? cada dia tem uma nova pra aprender...rs...Bjos

Ivana - coisademae disse...

João teve herpangina no mês passado, horrível! A gargantinha dele ficou toda ferida pelas aftas, nem comia direito, morri de pena. Não desejo pra ninguém!

Bjos!

Família Iki disse...

Oi Gi.
Bom saber para ficarmos atentas!
Beijinhos
Paula e Isa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...