01 abril 2011

Agora é Guerra! Nós ou a Dengue!


 

A cada dia que passa, ficamos sabendo de uma pessoa próxima a nós que teve dengue. Nós aqui, além da Vó Beth que ano passado foi atingida pela doença e ficou super mal, ainda temos um amigo muito próximo que perdeu a  mãe atingida pela dengue na forma hemorrágica.
Portanto, além dos importantíssimos cuidados preventivos relativos ao ambiente, não vamos nos esquecer do repelente. É imprescindível passar na família toda, principalmente nos nossos filhos. Existem vários no mercado, porém é muito importante perguntar  ao Pediatra o que pode ou não ser usado.
Semanas atrás, recebi um email da Kaylle Vieira, Jornalista, e ela me convidou a conhecer o site Combate a Dengue que desenvolve juntamente com sua irmã, num ótimo serviço de utilidade publica. Ali vocês podem encontrar todas as informações a respeito do assunto, desde sintomas, formas de prevenção, até receitinha de repelente caseiro. Parabéns, meninas, pela atitude!
Cuidemos então para não deixar a dengue se desenvolver através da nossa casa e do nosso trabalho. E, fofocas a parte,  fiquemos sempre de olho no quintal do vizinho, denunciando a qualquer sinal de descuido por parte dele! Afinal, guerra é guerra!

A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.

Tipos da doença e sintomas
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.
Prevenção e Combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
Algumas dicas de ações:
Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
Manter as calhas limpas e desentupidas
Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
Curiosidades:
Um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos".


Fontes:
http://www.prdu.rei.unicamp.br -Unicamp
Aqui, no site da ANVISA, perguntas e respostas para maiores informações.

5 comentários:

Marcia disse...

Gi, desculpe pela demora, só agora consegui passar por aqui pra te agradecer pelo Kit!! Já chegou e nós adoramos!! BEijos!

Mariléia da costa disse...

Amiga Gi,meu filho teve essa MALDITA DOENÇA na forma branda,mas o que mais me revolta é que nós é q devemos estar muito bem informados,pois fomos 3 vezes ao PS PARTICULAR (UNIMED) e só na 3º vez eles fizeram o bendito exame e isso por que meu marido teve q usar de grosseria para q fosse feito e graças a DEUS a pesar de muita febre,falta de apetite e uma moleza anormal meu filho estava com suas plaquetas altas (isso aconteceu no fim de semana,inicio de março)e logo em seguida levei a sua pediatra ela o avaliou melhor e o susto passou.
Fui conversar com minha vizinha sobre seus engradados q com certeza estavam com agua,resultado? ela ficou chateada pode!

Anônimo disse...

hello interessante tópico , adorei mesmo muito, talvez poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Aparte de piadas chamo-me José, e assim como tu escrevo na internet se bem que o tema principal da minha página é muito distinto do teu....
Eu faço blogs de poker que falam de bónus grátis sem arriscares o teu dinheiro......
Apreciei bastante aquilo vi escrito!

sou mãe, e agora??? disse...

Nunca peguei essa doença, graças a Deus, acho importante bater nessa tecla ( a da prevenção) sempre, e acho legalvc falar desse assunto que muitos acham chato, apesar de não ter feito um post sobre o assunto, ao final de cada post dou uma dica sobre meio-ambiente, e os 2 últimos foram sobre a dengue e as formas de combater... bjks e vamos a luta!

Claudia Bonello disse...

Oi Gi,Eu moro no interio de SP, a aqui tá uma Epidemia e pelo 3º Ano Consecutivo... É mole...Dia desde msm eu ligue pra reclamar de uma obra proximo a minha casa demouro mas vieram e resolveram algo...
Mas tá fogo essa Dengue...

Beijokas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...