07 dezembro 2010

Hipotireoidismo: Nosso Novo Companheiro


Durante todo o decorrer deste ano vinha me sentindo muito diferente do que sempre fui. Estava sempre desanimada, cansada, irritada, com humor instável. Comecei a notar que meus cabelos estavam caindo mais do que o normal e que minhas unhas não cresciam mais. Meu colesterol estava alto, apesar da minha dieta ser livre da maioria das gorduras. Mas, o que me chamava mais atenção era mesmo minha indisposição sempre constante. No meio da tarde estava morrendo em pé, louca pra dormir ou me encostar.
Comecei a pesquisar esses meus sintomas e muito li sobre hipotireoidismo. Acreditei me encaixar perfeitamente nesse quadro. Principalmente porque no início do ano fiz os exames de rotina e, além do colesterol alto, percebi o TSH alto também. Mas, meu médico mal deu atenção e acabei deixando prá lá.
Bom, marquei uma ótima médica endocrinologista para o mês de outubro e aguardei ansiosa pela consulta. Quando fui, levei todos os exames prontos e recentes para já sair dali livre daquela dúvida.
Ao mesmo tempo que achava que poderia ser isso, uma outra parte de mim acreditava tudo não passava de cansaço pela vida corrida, com casa, marido, filho, trabalho e demais acúmulo de funções que nós mulheres costumamos levar conosco.
Mas, a pulguinha atrás da orelha era que a minha vida sempre foi assim corrida. Trabalhava em plantões noturnos de 12 horas seguidas, dormia por apenas 4 horas e ia pro estágio. Saía do estágio e ia pra faculdade. E sobrevivi. No fundo, eu me queria de volta.
Com tudo nas mãos, a médica não teve dúvidas e confirmou que eu tenho hipotireoidismo. Me deu folhetos de como conviver com a doença, que é pro resto da vida, pediu para me exercitar para baixar o colesterol e me prescreveu o hormônio para reposição. Num resumo muito superficial, entendi que o TSH alto significa que a tireóide está trabalhando demais para repor outros hormönios que estão sendo produzidos de menos. Então, a gente repõe estes hormônios e o TSH volta ao normal. E a vida também!
Comecei tomando 25 mcg do hormônio e fiquei de voltar em fevereiro para uma nova avaliação. Mas, ela me avisou que se eu engravidasse antes disso para entrar em contato urgente pois, a dosagem deve ser bem ajustada durante a gravidez por conta dos altos riscos para o feto.
E não é que a gravidez veio... Liguei pra ela, ela me passou novos exames. Com os resultados em mãos, fiquei assustada pois o TSH ainda estava alto. A obstetra, por conta própria pediu para dobrar a dosagem imediatamente e depois de uma semana repetir os exames. Assim fizemos e tudo se regularizou! Um alívio!
Agora, em breve retorno na endocrinologista para seguirmos periodicamente avaliando meu estado com relação à tireóide, principalmente, durante a gestação.
Mas, o melhor de tudo é que minha energia voltou 100%, minhas unhas estão crescendo novamente, estou cheia de cabelos novos (aqueles fortes e revoltados que dá vontade de arrancar, sabe...rs) e a vidinha está voltando ao normal. Mesmo que tenha que tomar o hormônio pro resto da vida, todo dia de manhã meia-hora antes de tomar café, o importante é que estou me cuidando e minha qualidade de vida está de volta.
Mas, com isso e com as hérnias na coluna, só não estou me achando a perfeita velhinha da Certidão de Nascimento amarelada e batida à máquina de escrever, porque fui ao oftalmo e ele me disse que ainda não preciso usar óculos. Só o que faltava, né, tudo isso e de óculos de leitura! Me poupe! rs...

No blog da Mamãe Modernex temos novidades: eu continuo postando às terças e quintas mas, agora, às quartas e sextas, temos posts sobre novidades e modernidades do mundo das grávidas e dos bebês, apresentados pela Dermodex. Muito interessante e surpreendente. Vocês vão amar!
Ah! O meu post de hoje foi a respeito dos nomes da moda para os bebês. Aguardo vocês por lá!

18 comentários:

Mãe disse...

Estou aqui sorrindo pra esse post.

Bom que está se sentindo bem!!!

Beijokas, te amo!

Pammy Motta disse...

oi gi linda
eu tenho hipo, sofro muito com isso, pois com meu problema cardiaco, não posso tomar hormonio, então tentamos de outras formas.
Mai estou assim como descreveu e mais um pouco, achei que estava em ordem rsrsrsrrs.
Vc vai ficar bem.
bjks

Maira disse...

Gi (olha a intimidade kkkkk) esse problema é meu velho conhecido, eu não tenho, mas meu marido logo que casamos apresentou sintomas FORTES de Hipertireoidismo, então conheço bem esses sintomas tão desagradáveis, marido na época fiou irritadíssimo, não dormia bem, tinha um cansaço absurdo e tremia tanto que achei que o problema era parkison (nem sei se é assim que se escreve), mas diagnóstico em mãos teve época dele tomar 9 comprimidos por dia, hoje 13 anos depois está sob controle, mas sabemos que é cuidar para sempre, fico feliz de saber que vc. já está totalmente controlada.
Bjs.

Re disse...

Gi, fico feliz que o tratamento esteja surtindo efeito e vc ja esta melhor..afinal, vai precisar de muito pique com duas crianças lindas em casa. Bjs

Grazi, mãe do Principe disse...

Oi Gio , achei vc atraves do Gravida e gata e atraves da reportagem da folha.
me iritei profundamente com aquela jornalista sem escrupulos , agora ela conseguiu sim deixar uma imagem negativa no blog .
Mas não se preocupe , tudo vai se ajeitar , vou repercurtir no meu blog tambem e vamos tentar montar uma corrente pra te ajudar .
Bjus .
Ah ja estou te seguindo, qdo der aparece no meu ta .
http://grazi-maedemenino-flavio.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu tenho hipotiroidismo e estou grávida e ja tenho uma filha .. sofro da tiroide ha mtos anos...n é nada de especial assim..só basta n falhar a medicação e tudo corre bem..mas o cansaço excessivo acompanha-me sempre, o unico sintoma ke realmente me incomoda..como estou gravida estou tb a tomar mais hormona..em janeiro vou reavaliar, mas acredito ke esta td bem...boa sorte e força e n eskeças nunca a medicação ;)

Anônimo disse...

Olá vc não me conhece, mas vim por uma amiga minha saber da reportagem e no meu ponto de vista da sacanagem que fizeram com vc.

Eu tbm sou blogueira, ainda não tenho filhos, mas estou correndo atrás desse sonho, decidi ler seu blog e ler a ''matéria'', e fiquei completamente indignada com a capacidade que as pessoas tem de se intrometer dessa tal maneira nas nossas vidas.

Vc é uma ótima mãe pelo que li e um exemplo para nós que queremos tanto ter nossos filhos.

Espero que algum dia dia essa repórter venha lhe pedi desculpas.

Desculpe mas eu fiquei muito indignada e vim te dar todo apoio como amigas blogueiras.

Beijocas e continue sendo essa mãe maravilhosa que vc é.

Raquel Gomes disse...

Que barra, heim, Gi?
Adorei seu blog... estou seguindo!
E devo fazer um comentário sobre ele no primeiro post do meu novo blog - Nada como ser mãe.
Beijocas

Fernanda Julião disse...

Oi Giovana, Bom, posso desabafar?? ehehhe Li seu texto atentamente, pq eu descobri que tb tenho Hipo, nunca me liguei nesse lance de cansaço, perde dos cabelos e enfraquecimento das unhas... Tudo, eu achava que era por conta do stress... Mas um belo dia, a gineco me passou exames de sangue, pq eu disse a ela q queria engravidar, e foi aeh q ela me encaminhou p o gastro (tenho esteatose por causa do excesso de peso) e p o endócrino por causa das taxas altas (Hipo). E aeh começa o martírio... Nem sei ainda como isso acontece, meu médico - já mudei 3 vezes - não me explicou direito o que era isso, o q poderia acontecer... só passam dieta... e remédio. O primeiro me passou de 50mg e resultado: Meu coração começou a acelerar d mais. Fui em outro, ele diminuiu e passou o de 25. Esse mês, minha menstruação ainda n veio (está atrasada mais de 10 dias) e fui correndo fazer exames p saber se estou grávida, mas deu negativo. Acredito que meus ovários micropolicísticos tenham voltado... Resumo, acho que to bem mais velhinha que vc hahhahahahah
E p vc ver, acabei sabendo mais sobre a Hipo com vc hehehehhe
Que bom que está tudo bem e q vc!!! bjinhus

Fernanda Julião
puroglamorous.blogspot.com

Baby Cebolinha (mamãe Menta) disse...

Oi, Gi! Nem li esse seu último post, li apenas o anterior, sobre aquela reportagem absurda! Vc deveria processar o jornal por ter enganado você quanto ao conteúdo da entrevista, eles sim, te expondo de uma forma covarde, querendo deturpar uma coisa tão linda que nós,mamães blogueiras, tentamos fazer.Além do mais, usamos o espaço para fazer amigas,compartilhar alegrias e tristezas, dividir experiências... me senti pessoalmente atingida por aquela reportagem ridícula,nada imparcial, que procura nos apontar como criminosas de nossos próprios filhos. Parabéns pelo seu blog, é lindo.
bjos

Juliana disse...

Ei Gi!!
Soube do que houve e vim conehcer seu blog.
Amiga...como diria o Major de Tropa de Elite 2, "Cada cachorro lambe a sua caceta"e manda esse bocó desonesto pro saco!!!
Fala sério né???

Te apoio e nao desista...
Amigas blogueiras unidas!!
Beijocas
Ju e CLara

Mafalda S. disse...

Lembra-te de uma coisa: é preferível saberes qual é o teu problema, porque assim podes combatê-lo. Prova disso é que já te sentes melhor. Com tratamento adequado podes ter uma vida normal.

Beijinhos e votos de que tudo te corra pelo melhor

Unknown disse...

Olá, vim parar aqui pelo blog da Jogaucha.
Por conta da matéria colocada no folha.
Soube que tens recebido muitos comentários infelizes. Na matéria a reporter diz que o que fazemos é algo prejudicial aos nossos filhos, eu discordo.
Prejudicial é o que a sociedade planta hoje, sexo explicito, nudez, sodomia, mentiras e traições, corrupção e outros.
Especialistas só estudam as crianças, nós criamos.

Paula Dini disse...

Gi (íntima... hehehe) Estou fazendo esse comentário um pouco atrasada, mas quero que saiba que odiei o que fizeram com vc. Sou nova na blogosfera e fiz um post sobre isso tb. Quanto à sua gravidez parabéns!!!! Quato ao hipotireoidismo que ótimo que está controlado!!!
Querida seu blog é maravilhoso.
Adorei!
Beijos
www.filhosespoletas.blogspot.com

Mamãe do Matheus disse...

Oi Giovana!
Acabo de conhecer seu blog através do blog rede mulher e mãe.
Sei que vc não quer mais tocar no assunto,mas gostaria de dizer que estamos todas contigo.Porque a pessoa que publicou essa matéria não falou somente de vc,mas generalizou incluindo todas nós aí...
Apartir de agora estou te seguindo...e estarei sempre por aqui!
Quando puder venha conhecer e se tornar seguidora lá no nosso cantinho.
Enquanto ao "causo"bola pra frente...que isso nos deixe mais alertas para as grandes ciladas da vida.
Seu filhote é um fofo!
beijo grande,
Danny e MAtheus
www.mamysdematheus.blogspot.com

Mari Hart disse...

Fiquei chocada e impressionada com a maldade na matéria. Minha total solidariedade a vc. E sinto muito pelo seu bebê. Fique bem!

Simoni disse...

Gi querida eu tenho hipotiroidismo tbém, descobri em fevereiro e desde então tomo todos os dias
Euthirox 25 mcg.
Infelizmente vou ter q conviver com isso tbém pelo resto da vida!

Beijos!

Simoni disse...

Ops: escrevi errado é hipotireoidismo hehe!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...