27 junho 2010

Festa Junina

Ontem foi a Festinha Junina do Lucca. Muitos foram os preparativos. Ele ensaiou, com direito até a ensaio geral no sábado passado e elogios da Tia Andréa, a mamãe preparou uma roupinha linda pro caipira toda inspirada na Copa do Mundo. Corri pra achar lenço verde e retalhos da bandeira verde-armarela pra fazer os "remendos" da roupa. E consegui um chapéu que serviu direitinho nele.

Na sexta-feira, véspera do grande dia, chegamos tarde em casa e o Lucca ficou com a Vó Beth. Ao abrirmos a porta da sala, nos deparamos com uma cena inusitada e linda: ele de chapéu, dançando ao som das palmas da vovó, balançando os ombros. Na hora já imaginei como seria lindo vê-lo dançar. Ficamos rindo que nem bobos.

Pois no sábado de manhã ele acordou, mamou, tomou banho e comecei a arrumá-lo. Senti que algo não ia bem pois estva imensamente irritado, choroso. Acho que era sono. Quando coloquei sua roupa, ao ver seu jeans remendado, começou logo a querer retirar os remendos ao som de insistentes: Tira, tira. Exigiu a presença da petas e aí percebi que a coisa era séria mesmo.

Bom, pra encurtar o papo, ele chegou ao salão aos prantos e quando entrou chorou mais ainda pois estava lotado de gente e com músicas tocando no último volume. Encontramos a Tia Andréa que tentou sem sucesso animá-lo. Levamos o garoto até a barraca das argolas e nada de parar de chorar. Daí, fui até um cantinho mais sossegado e perguntei se ele ficaria melhor de fossemos embora e, diante de sua resposta positiva, a ordem foi de retirada geral. Mãe, pai, avô, avós: todos para fora, já! No caminho da saída, encontramos a tia de novo. Ela me disse pra esperar que em meia-hora seria a dança dele e, como seria com a mamãe ela tinha certeza que ele entraria. Mas, não teve conversa. Fiquei super triste, ainda mais quando soube que ele dançaria comigo. Mas, o que fazer? Torturar o garoto com música alta e lugar lotado por um capricho meu? Nunca! Fomos mesmo embora e já na rua ele estava mais calmo. Parou de chorar, tiramos umas fotos pra lembrar da sua primeira festa junina e fomos almoçar.

Ele comeu muito bem, colou figurinhas no album e ao chegar em casa dormiu a tarde toda, quase três horas seguidas. Eu fiquei triste, comecei a me perguntar se era culpa minha ele ser assim. Mas, me lembrei também que havia outras crianças do lado de fora do salão: um menino que se recusava a vestir a roupa, outro que não quis nem entrar. E, então, lembrei também que o Lucca é outra pessoa, independente de mim, com seus gostos e vontades. E essa foi a primeira vez que ele me mostrou isso. Com certeza, primeira de muitas. É bom eu me acostumar...

12 comentários:

Eliane de Sá disse...

Ei Gi, ao ler seu relato, parecia que estava revivendo a festa junina do André que aconteceu no dia 12/06. Ele ensaiou bastante na escolina e chegou até dançar em casa, mas no dia, não me deixou nem fazer bigode e na hora da dança, tive que entrar no salão com ele e dançar! Acho que nossos pequenos ainda são muito novinhos para fazer essas coisas que precisam de muito despreendimento. Fazê o que né? Quem sabe ano que vem a gente consegue filmar e tirar fotos deles dançando! hehehe!
Um super beijo para vocês!
Eliane e André

Mariléia da costa disse...

É Amiga,nossos bbs as vezes dão cada lição na gente que da até medo né.Fica triste não ano que vem tem mais festinha pro lucca lindo dançar.bjs

nhirla disse...

Elis na festa do dia das maes não quis nem saber, eu mesma a chamo de matutinha, pois em casa ou só com as tias ela é toda solta, dançante, mas qdo ver muitas pessoas logo se trava e chora...no dia das mãe nem eu falando: vai que a mamãe te dar um presente! ela foi....rsrsrsrsr bjos

Miguel...Presente de Deus disse...

Ficou um gatinho de caipira,pena que não quiz dançar,mas sabe que eu entendo a irritação dele,realmente o barulho deixa eles meio confuso e assustado,fora o monte de pessoas estranhas a volta deles.rsrs
Mais ano que vem ele já está maiorzinho e vai dar um show.

Beijocas

carla e miguel

Álefe Souza disse...

Menina, criança é surpreendente mesmo, não é?? Ele tava tão lindo, mas realmente, tem certas horas que precisamos respeitar a vontade dos pequenos. Obrigar o deixaria mais irritado ainda! Quem sabe ano que vem ele já entende, né?

Bjs!!!

vanessa disse...

oi Giovana que pena que ele não dançou ..mas que bom que vc soube entende-lo e ajuda-lo a ficar bem... é assim mesmo o gui tb deu trabalho no dia da festa mas dançou ..só que temos que respeitar a vontade deles... muita gente acha que estamos fazendo o gosto deles. não é fazer os gostos mas saber a hora de fazer o bem pra eles.

Mãe aprendiz disse...

Oi Gi.... tudo bem? vejo que o Lucca est'a lindo e forte... Lendo o post fiquei a imaginar meu baby nesta situacao, e logo logo vou passar por isso..rssss Ele ja nao suporta um bone ,um gorro mesmo naqueles dias frios de doer,,, imagina so o que vem por ai,rss afff... Ai me veio a cena que vc descreveu e pensei: ele que ta certo viu,rssss, demosntrou ser um menino inteligente e coerente, vejamos: nao quis colocar uma roupa cheia de remendos, uma chapeu de palha que nunca viu na vida, dancar e ouvir uma musica pra la de esquisita, kkkkkkk Aposto que se fosse a camisa to time de coracao dele e o hino....ahhhhh ele tava e rindo muito,rsssss Ta certissimo ele, em querer ficar ao lado das pessoas que o amam e fazendo coisas que faz parte da rotina dele, almocar, passear ser Feliz, rsssss Ta vendo....acho que o esperto e ele,rssss Beijossssss

Daniela Augusta disse...

O Nho Lucca ficou um charme!
Bj.

Mamãe Nanda disse...

Querida, passei pra dizer que fiz um novo blog pra Gi. Mandei o convite pro teu e-mail. Depois me diz se recebeu, tá?
Bjs.

Valquíria disse...

Gi, é assim mesmo Gui tb não gostou nem um pouco da sua festa de 2 anos porque tinha muita gente, musica e vuco-vuco, agradetei todo mundo mas o principal, ele, eu não consegui agradar...Ele não suporta ambiente fechado com muita gente e falação, mas só agora entendi isso!beijos
Ficou lindo o Lucca de caipirinha.
beijos
Val

Aline Pereira, blogando disse...

Giovana, ele ficou muito lindo de caipira! Sabe, esse ano meu filho não vai participar da festinha, justamente por isso: ele não dança, não quer entrar com a turma, chora e me quer. Então, depois de assistir isso algumas vezes, desisti. Depois pode ser que ele goste, ou não. É assim mesmo, a gente só aprende vivendo, não se culpe! Parabéns pelo filhote lindo!

Unknown disse...

Gi!

O Lucca ficou lindo de caipirinha..ele é lindo, fica lindo de qualquer jeito, Gi!!!

Que pena que ele não curtiu a festinha, mas sabe é normal acontecer isso, a gente fica frustrada, como tu disseste acabamos colocando as nossas expectativas nos filhos (e qual mãe não faz isso, né?), mas acabamos aprendendo que as coisas não são assim.
Aqui em casa já passamos por algo parecido, quando fomos jantar na casa de uns amigos, tinha vários casais, mas Bia quando se deparou com aquele ambiente, a música, chorou até sairmos de lá. Ficamos sem a janta, sem o bate papo com os amigos, mas nada foi melhor do que ver a paz que ela sentiu ao chegar em casa!

Beijão pra vcs!
E obrigada pelo recadinho lá no blog.

Beijos
Pri e Bia:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...