28 agosto 2009

Primeiros Socorros

Quando o Lucca ainda estava na minha barriga, eu comprei um livro que, entre outros assuntos, ensinava a prestar socorro a bebes recém-nascidos em casos de sufocamento/engasgamento. Era um dos meus maiores medos. Sempre lia aquilo e treinava as posições que deveria colocar o neném caso fosse necessário. Apesar de alguns sustinhos ainda no berçário, o Lucca, graças a Deus, nunca teve qualquer problema quanto a isso...e a mamãe agradece. Agora, conforme ele vai crescendo, os perigos vão também aumentando e nada como um artigo sobre primeiros socorros para nos deixar tinindo, ou seja, mais seguras caso seja necessária uma intervenção de urgência. Então, aí vai:
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada à criança (ou adulto) ferida. Eles servem para aliviar a dor e estabilizar o estado da pessoa, mas não servem como tratamento ou cura. Você, sempre que possível, deve pedir ajuda a outra pessoa, e o ferido deve ser levado a um hospital. Antes, uns conselhos para as crianças:

NUNCA FAÇA:-

NUNCA tome remédios que tem em casa sem que esteja doente ou sem que a sua mãe tenha aprovado.
-NUNCA brinque com facas, tesouras, vidro ou objetos cortantes.
-NÃO brinque com produtos de limpeza. Eles podem ser tóxicos.
-NÃO empine pipas perto de fios elétricos.
-NÃO coloque nada no buraco da tomada, especialmente se for de metal.
-NÃO brinque com os fios dos aparelhos eletrônicos
-NUNCA coloque objetos na boca, no nariz, ou no ouvido.
-NÃO tente pular de lugares muito altos.
-NÃO brinque com fogo.

Desmaio/Sintomas: a pessoa fica pálida, suando frio; a vista fica escura, perde o controle dos músculos e depois cai, perdendo os sentidos. Se a vítima apresentar os sintomas mas estiver acordada, sente-a, abaixe a cabeça e empurre levemente sua nuca para baixo. Se ela não estiver acordada, deite a vítima colocando suas pernas mais altas que o resto do corpo.

Pequenos Ferimentos: Havendo algum tipo de corte superficial, lave o local do ferimento com bastante água e sabonete, mesmo que arda. Isso é muito importante para não haver infecções. Se o corte for grande, coloque um curativo feito com uma gaze ou algum pano limpo e vá logo procurar um pronto-socorro.

Acidentes com eletricidade: Em primeiro lugar, desligue a eletricidade o mais rápido possível. Se não conseguir, retire a pessoa do contato com a corrente elétrica.Você pode usar um pau seco, uma corda, uma borracha ou um pano grosso, mas nunca use nada de metal ou úmido e principalmente nunca encoste na pessoa, senão você também vai levar um choque. Depois de retirá-la da corrente elétrica, cubra-a com um cobertor bem grosso. Nunca deixe ela sair correndo. Depois que a pessoa já estiver fora de perigo, veja se tem queimaduras pelo corpo e refresque o local com água fria ou toalhas molhados, mas não passe manteiga, gelo, pomada ou pasta de dentes. Também não pode estourar as bolhas, nem retirar a roupa se ela estiver colada no corpo. Coloque o ouvido próximo a boca do doente e veja se ele está respirando. Se não estiver faça uma respiração boca a boca, e leve-a imediatamente ao médico.

Queimaduras por calor: As queimaduras podem ser causadas por fogo, líquidos quentes, produtos químicos e eletricidade, e você deve mergulhar a parte queimada em água limpa ou em água corrente até aliviar a dor. Não estoure as bolhas, não coloque a mão na queimadura nem tire a roupa do ferido se ela estiver colada no corpo. Se as bolhas já estiverem estouradas, não coloque na água. Você não deve passar nenhuma pomada, creme ou pasta de dente sobre a queimadura.

Queimaduras nos olhos: Lave os olhos com soro fisiológico, cubra com gaze ou um paninho limpo molhado de soro, e leve a pessoa com urgência ao médico.

Fraturas: Se você ou alguma pessoa quebrar algum osso, a parte quebrada deve ser imobilizada com uma tala, antes que ela seja levada para qualquer lugar. Não dê qualquer comida ao ferido, nem mesmo água; coloque a parte quebrada mais alta que o corpo e coloque compressas de gelo para diminuir o inchaço e a dor. Depois, procure um médico urgente.

Venenos ingeridos: Em alguns casos faça a pessoa vomitar. Após o vomito faça-a beber leite e depois lhe dê torradas, leite de magnésia e algum chá forte. Mantenha-a agasalhada. Sempre guarde a embalagem do veneno ingerido e leve ao médico. Mas não faça a pessoa vomitar se a pessoa tiver bebido:- produtos de petróleo (querosene, gasolina, fluido de isqueiros, removedores)- ácidos- água de cal- amônia- alvejantes de uso domestico- tira ferrugem- desodorante de banheiroNão deixe o doente andar, e dê bastante água para diluir o veneno. Busque imediatamente ajuda médica.

Picadas e ferroadas de insetos: Retire os ferrões do inseto com cuidado e depois aperte o local para fazer sair o veneno. Coloque gelo ou deixe a água da torneira escorrer na picada. Muitas pessoas são alérgicas a picadas e sofrem reações graves a elas. A picada de inseto pode ser um risco de vida para uma pessoa sensível. Nestes casos, procure ajuda médica o mais rápido possível. Se a picada for de um inseto venenoso, como o escorpião, vá imediatamente a um médico.

Objetos estranhos nos olhos: Pisque os olhos para que as lágrimas limpem os olhos. Não esfregue nem coloque os dedos nos olhos. Se não der certo, molhe bastante o olho com soro fisiológico ou água limpa. Se o objeto estiver na parte colorida do olho, nunca tente tirá-lo. Nesse caso, tampe os dois olhos com um pano limpo e vá ao hospital imediatamente.

Objetos estranhos no nariz: Tente empurrar o ar pelo lado do nariz que está tampado, fazendo pressão. Mantenha a boca e o outro lado do nariz fechados. Se não sair, procure um médico.

Objetos estranhos no ouvido: Não coloque nada no ouvido tentando retirar o objeto, isso só vai empurrá-lo ainda mais para dentro. Você deve procurar um médico.

Objetos estranhos na garganta: Fique calmo e tente manter a pessoa calma também, se ela ficar nervosa irá piorar a situação. Peça para ela tossir várias vezes para colocar o objeto para fora. Bata nas costas da pessoa com a mão em forma de concha. Se isso não der certo, abrace a pessoa pelas costas colocando os braços em volta da sua cintura e aperte com bastante força para que ela cuspa para fora. Se a pessoa não estiver acordada, deite-a e aperte sua barriga para baixo e para frente, com as duas mãos. Se nada der certo, procure socorro médico o mais rápido possível e no caminho faça respiração boca a boca na pessoa.

Dor de ouvido: Coloque compressas quentes sobre o ouvido doente. As compressas podem ser panos quentes, sacos de água quente, etc. Tome cuidado para que ela não esteja quente demais e queime a orelha da pessoa. Essas compressas são para colocar em cima da orelha, como se estivesse tampando-a e não para colocar dentro do ouvido. Nunca coloque nada quente dentro do ouvido, como gotas, óleos, etc, a menos que seja uma receita do médico. Não deixe a pessoa assoar o nariz com força, isso aumentara a dor. Isso tudo é só para aliviar a dor, só o médico pode dizer o que a pessoa tem e receitar um remédio.

Dor de dente: Você pode colocar um algodão encharcado de remédio para dor de dente, mas para curar o dente você precisa procurar um dentista o mais rápido possível.

Unhas Arrancadas: Enrole a unha ferida com um pano limpo, e coloque a mão ou o pé ferido um pouco mais alto que o resto do corpo. A unha, se ainda estiver presa no dedo, não deve ser jogada fora, e sim fazer o curativo com ela. Pois além de proteger o local, vai modelar a nova unha que nascerá.

Amputações: Quando alguma parte do corpo é arrancada, como um dedo, deve-se tampar o local ferido com um pano e erguê-lo para ficar mais alto que o resto do corpo. A parte que foi arrancada deve ser colocada em um saco plástico limpo e depois dentro de um recipiente contendo água e gelo. Nunca ponha a parte arrancada dentro da água ou do gelo antes de colocar dentro do saco.. Procure atendimento médico o mais breve possível.

Convulsões: Quando uma pessoa está tento uma convulsão, ela perde a consciência e cai ao solo; agita todo o corpo, com batimentos na cabeça, braços e pernas, e o seu rosto fica fazendo caretas, com olhos revirados para cima e salivação abundante. Depois ela entra em sono profundo. Apesar de ser muito assustador, você não deve ter medo de uma pessoa tendo convulsão. Nesse caso:- Evite que a pessoa caia no chão.- Coloque um pano entre os dentes para que ela não morda a língua- Não tente segurá-la, ao invés disso, afaste os objetos para que ela não se machuque.- Abra suas roupas- Não tenha medo se ela estiver babando- Observe as partes do corpo que estão se movimentando convulsivamente para contar ao médico.- Quando ela voltar ao normal, coloque-a de forma confortável e verifique se ela está respirando bem.- Leve-a a um hospital.

Sangramento Nasal: Deite a cabeça da pessoa para a frente, sentada, evitando que o sangue escorra para a garganta e seja engolido. Aperte a narina que está sangrando e passe gelo no local. Depois de alguns minutos, solte o nariz vagarosamente, mas não assoe. Se não parar de sangrar, volte a apertar o nariz e procure socorro médico.

Espero que nunca precisemos, mas caso aconteça, é sempre bom saber!

8 comentários:

Si Collet disse...

q post legal.. adorei as dicas. estou colocando o link dos post mais legais no meu blog e esse vai com Certezaaa. bjoca

Mãe do Pitoco disse...

Giovana, adorei sua contribuição na blogagem coletiva e já está lá no post de hoje, no finalzinho. Beijocas nos dois e bom fim de semana.

Mãe do Pitoco disse...

Obrigada pelo post valioso. Sempre bom sabermos destas coisas. Deveríamos aprender na escola. Beijos em vcs dois.

Larissa Marques disse...

OI Geovana....

Só passando para me apresnetar.
Sempre visitei o blog de vcs, depois d elagum tempo resolvi fazer um pra mim.

Se puder da uma passadinha por lah.

Deus abenções sua vida!!!

Bjs

Márcia disse...

excelente post Gi.Como vc disse, esperamos nunca precisar, mas não custa sabermos par uma eventual emergencia.
E o seu sobrinho lindo??? poe mais fotos.
beijinho e bom final semana

Sofia,Pedro e Joana disse...

Olá querida mamã, que texto útil, muito obrigada pela partilha!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

mamãe do caio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Giovana disse...

Para Mamãe do Caio,

Oi querida, as roupinhas são direcionadas aos priminhos e parentes da minha colaboradora.
Me desculpa por não poder ajudar!

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...