04 março 2009

Quando ele vai começar a falar?

Ultimamente o Lucca anda tão apegado com o pai...está uma fofura. O pai vai sair, ele gruda, pede colo. E não sai dali nem por decreto. Ele já reconhece o pai como alguém que "não é a mamãe" mas que é tão importante quanto ela em sua vida. E lendo sobe esse comportamento, descobri que isso somente se dá nessa fase pois é só agora que ele começa a ter noção e efetivamente descobrir o pai como pessoa presente e importante em sua vida. Agora, o mais legal é que isso tem a ver também com essa fase em que ele vai começar a falar. Ou melhor, esse contato com o pai vem na hora exata e vai ajudar o bebê a desenvolver seus pensamentos e vontades e tentar transformá-los primeiro em palavras e depois em frases. Isso porque a mãe tem aquela tendência de ler o pensamento do bebê e lhe dar tudo antes mesmo que ele peça, o que faz com que a comunicação verbal da criança demore mais a se desenvolver. Assim, o aumento do contato do bebê com o pai (e com outras pessoas, lógico!), que não lê os pensamentos do filho como a mãe, faz a criança sentir essa necessidade de comunicação. Por isso, mamães, nada de ciuminhos!!! Vamos colocar nossos bebês em contato direto com o papai porque, além de firmar ainda mais essa relação de amor, esse vínculo, vai ajudá-los a começar a tagarelar por aí. Assim, o papai ficará feliz, a mamãe também e o bebê mais ainda. Atualmente, o Lucca fala "mãmãmãmã", que sou eu, "dádádádá", quando quer algo e "tetetete", se referindo à mamadeira. A primeira "frase" dele foi um dias desses em que eu tive a impressão de que ele juntou "dádádádá têtêtêtê", pedindo mamadeira. Isso tinha tudo a ver com o momento porque ele tinha acabado de acordar, estava com fome e a gente brincando com ele. Daí ele soltou a "frase", ganhou têtê e tomou tudinho, satisfeito. Só faltou falar obrigado, rs*.

"AUMENTAR O CONTATO DA CRIANÇA COM O PAI – OU OUTRAS PESSOAS PRÓXIMAS – É UMA FORMA DE SOLTAR A LÍNGUA. A CRIANÇA PRECISA FORMULAR IDÉIAS E SENTIMENTOS ANTES DE ARTICULAR PALAVRAS. OS NOVOS CONCEITOS SÃO CRIADOS A PARTIR DA VIVÊNCIA, E NADA MELHOR DO QUE CONVIVER COM VÁRIOS UNIVERSOS PARA APRENDER COISAS NOVAS" - Revista Pais e Filhos.

15 comentários:

Dri disse...

heheh, a gente não vê a hora em que eles começam a falar depois.....Aqui em casa é assim: Keke, escuta...
Keke fica quieto um pouco...
kevinnnnnn, paráaaaaaa!!
hehehehheh..daqui uns dias vai ser Caca ahahahh
Beijokassssssssssss

Meus pequenos Príncipes disse...

O Caio continua grudadissimo em mim e não fala nada ainda, só dada, agua e papa(comida). Será que é porque ele não tem tanto contato com pai?

Meus pequenos Príncipes disse...

Tem selinho para você no blog, passa lá depois.
Bjus

Maria José disse...

Estão numa fase tão engraçada,
e ele já diz tantas coisinhas são uns amores
E está tão lindo, a sofia está sempre a piscar os olhitos ao Lucca, qualquer dia destes olha o meu namorado Brasileiro heeheheh
bjs

Carla e Diogo disse...

O Diogo também é assim!
O Lucca é muito bonito quando começar a falar não se cala mais :)
Beijinhos

natypesil disse...

Pois, é Gi,
Minha filha é agarrada ao pai, às vezes nem eu consigo tirá-la do colo dele e ela chora quando ele vai embora. Acho que por dois motivos, um deles porque o pai fica mais tempo com ela do que eu e outro porque é menina, né?
Muitos beijos

Adriana disse...

Temos uma ânsia em ver nossos bebês se desenvolvendo né? eu ando louquinha pra ver a Giu caminhando, mas por enquanto ela só quer saber de engatinhar :)

Dany disse...

Dizem que meninos sempre falam mais tarde que meninas.
Minha Naty com 8 meses já falava mama, papa, uz... pouca coisa.
Lulu,por enquanto, nada.
Amei a foto!

Anônimo disse...

Oi Giovana!!
Como ele ta alto!!Parece maior do q a idade!! Lindao!!!
Amiga, to começando a criar um blog, ainda to errando pra aprender, ja ja te passarei o endereço, ta?!
Bjs, Daphne

Anônimo disse...

Oi Gi, tudo bem?Mas que fofura, o Lucca vai apreendendo a figura paterna com todo o amor!
Quanto à questão que me deixaste no blog, no texto sobre a reprodução das vogais por parte da Joana, o livro em questão chama-se "Os primeiros jogos: dicionário por imagens dos pequeninos", é da autoria de Nathalie Bélineau e Émilie Beaumont, Edições Livros e Livros.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Valquíria disse...

Ai Gi eu adorei teu comentário no meu blog, muito obrigada pela resposta, acho que você faz em ter um filho seguido de outro para os dois crescerem juntos, aprenderem o quanto antes dividir os brinquedos e o amor dos pais, vamos torcer por uma menininha então!rsrsrsrs
Seu Lucca está cada dia mais lindo, inteligente e esperto e agora grudado no pai ta um passo de soltar muitas palavras novas e frases também, quando isso acontecer nos conta hein?!
beijosssssssssssss

Anônimo disse...

nossa como o Lucca ta lindo com esta roupa. E ja começa a gostar de carros..rsrsrs
muito interessante este texto, nem imaginava estas coisas. bem bom saber!
grande beijoca para voces e bom final de semana

Li e Pedro Henrique disse...

Oi Gi...também acho mega importante este contato de pai e filho e o meu também é um grude só com o pai..é lindo de ver...bjs linda

A Familia Alien 2 disse...

Linda fotografia...o Lucca é mesmo giro.. ;)
A minha filha falou mto cedo..ninguem acreditava lol

Assistente Pessoal disse...

Oi GI.
O Luca está liiindo! QUanto a falar, o meu bebe, F. diz mamã e papá apenas quando quer. DIz teté, para leite, baba para água e nã para não. depois repete sons parecidos aos que nós dizemos. É muito bonito ver a evolução. Na creche disse bola, mas em casa nunca disse. Parece fazer economia de palavras...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...