18 fevereiro 2009

Santa Rotina

primeira vitamina de abacate com leite e banana
Porque muitas mamães têm perguntado sobre a rotina do Lucca, receitas e idéias para as papinhas, posso dizer o seguinte: desde que ele nasceu, como eu não tinha experiência nenhuma, fiquei sabendo sobre o Livro da Encantadora de Bebês, achei ótimo e adotei-o como o meu "manual de instruções". Foi a melhor coisa que fiz, senão hoje estaria perdida em meio a tantas novidades. O tempo passou, hoje apenas mudou o número de sonecas que ele faz ao dia. O método continua o mesmo (em time que está ganhando não se mexe).O dia-a-dia dele está assim: acorda por volta das 08h30 e toma uma mamadeira de Leite Ninho,. Às 10h30, mais ou menos, come uma ou duas bananas amassadas com aveia e às 12h00 almoça, toma o suco de duas laranjas, depois de meia hora toma um banhinho, dou mais uns 50 ml. de leite na mamadeira (só um carinho) e ele dá a sonequinha (cerca de tres horas). Acorda, toma leite Ninho batido no mixxer com frutas (a banana tem que ter pra dar um gostinho) e aveia, brinca, vê TV ou sai um pouco pra passear, e às 18h00 ele janta, brinca, e lá pelas 20h30/21h00 (depende) ele toma um banho, toma mamadeira, vai pra caminha, mas geralmente acorda com fome lá pelas 05/06h00 e toma mais uma mamadeira. Água, muita água ele bebe e adora!
A Papinha, ou seja, o almoço e o jantar variam de sopa de carnes variadas, com legumes e verduras, ou ele come arroz e feijão (com bastante caldinho), mais a mistura, que pode ser verdura, carne com legumes, etc.. Na realidade ele é bom de garfo e come de tudo. Gosta de verdura como ninguém! De vez em quando, quando faço sopinha, coloco uma colher de milharina. Ele adora!
Dentre as idéias que posso dar para o cardário dos bebês (que já completaram 01 ano) estão: polenta com carne moida, nhoque de batata com molho e tomate natural e carne moída, puré de mandioquinha, legumes refogadinhos, couve refogada (corta-se a couve como se fosse cheiro verde - salsinha) arroz, feijão e carne com legumes, e por aí vai..., lembrando que a verdura eu coloco pra cozinhar junto com a sopinha (até a alface) e peixe ele ainda não comeu :( Apesar de morarmos numa cidade praiana, ainda não tive confiança em comprar no Mercado de Peixes daqui. Vou pesquisar se o peixe congelado tem as mesmas propriedades que o fresco, afinal, dar peixe para o Lucca é o meu sonho..rs... Caso ele goste, é uma boa pedida pra alternar com a carne bovina e o frango.
Quanto às sobremesas, prefiro as frutas. Ele já comeu uma vez gelatina Royal de framboesa, mas eu prefiro aquelas gelatinas sem sabor e sem corantes que acrescentamos com sucos natural e pedacinhos de frutas. Não gosta de bolos nem de bolacha maizena - esta só serve pra ir parar na boca da Abigail. Ela rouba da mão dele sempre e ele fica muito bravo. Ele também gosta também de ficar chupando pão, casquinha de pizza e batata frita. Logicamente que estas duas últimas opções são raríssimas porque pizza aqui só uma vez por semana e batata frita só por milagre e na rua. Em casa não faço nada de gordura em imersão.
Uma das minhas fontes quando estou com dúvidas é sempre o Grupo "Soluções Para Uma Noite sem Choro", a Comunidade do Orkut "Pediatria Radical", o livro da Encantadora (para dar uma recordada) e agora comprei o DVD "A criança mais feliz do pedaço", que achei muito bom. O método do Dr. Karp (famosíssimo lá fora) nos ensina como lidar com essa fase que eles estão agora (gritos e choros quando querem algo) e nos ensina também como dizer não.
Uma coisa é certa, o Lucca é muito bonzinho e seguro. Anda por todo lado e já quer correr..hehe..
Mas é uma trabalheira, né pessoal... Quase não dá tempo pra gente se cuidar ou mesmo pensar na gente. Nossa cabeça só tem espaço pra esses tiquinhos de gente!
Peço desculpas se alguém me perguntou alguma coisa nos comentários e eu não respondi... é puro esquecimento mesmo. É trabalho fora de casa, trabalho em casa, cuidar do filhotinho, fora as atividades extra-casa... uma verdadeira loucura. Por isso é que eu sempre digo: graças a Deus tenho a "Santa Rotina" pra cuidar do Lucca, e eu recomendo a todas as mamães. Só assim sobra um tempinho. É pouquinho, mas já é alguma coisa!


Sofia: Não consigo abrir novo Post:(
Deixei o desafio (resposta) lá no seu blog para não perder o prazo!

22 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, querida Gi, adorei este teu texto, muito esclarecedor e, no fundo, muito prático também. De facto, uma boa rotina permite-nos organizar a nossa vida familiar de uma forma eficaz. Ainda bem que o teu filhote é um bom garfo, ele come mesmo de tudo. E peixinho, gosta? A Joana não gosta muito de fruta, só mesmo camuflada no iogurte ou na papa...e logo eu que comi toneladas de fruta durante a gravidez!
Obrigada pelas respostas ao desafio, gostei!Não tinha que ser no mesmo dia pois bem sei que nem sempre é fácil arrumarmos um tempinho para tal :-)
Uma dúvida, Gi: quem é a escritora do "Encantadora de Bebés"?Fiquei curiosa sobre o livro...não sei se é a Tracy Hoggs.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Anônimo disse...

OI GIOVANA!
Adorei seu "post" hoje!O Matteo tbm è um comilao mas ultimamente tem ficado com frescurite na hora de comer! Estou meio assustada pq nunca fechou a boca pra nada e , agora , esta dificil de abri-la!Mas continua comendo bem! So uma duvida: como voce dà a verdura para ele? amassa ,pica? O Matteo esta tendo impaciencia de mastigar os alimentos, estou parando de amassar como fazia, afinal, ja è um mocinho, nè!Bom, ja ficou enorme meu comentario, voce recebeu a foto q mandei do Dr. Manuel consultando o Matteo? Um beijo em voce e no Lucca!ps. Todos elogiam o Matteo dizendo "que bebe mais perfumado!!!" quando passo o perfuminho que voces deram para ele!Obrigada mais uma vez!
Daphne!

Dany disse...

Oi Gi!
Adorei as dicas!
E realmente precisamos de uma rotina para termos um pouquinho de organização nas nossas vidas...
Beijão e ótimo carnaval!
Bj em vc e no Lucca lindo!

Nathália Martins disse...

'Santa Rotina' mesmo...
Tudo tão certinho.
Parabéns!!!
Bjs***

Maria José disse...

Que foto linda adoro o teu filho é tao lindo
bjs

Carolina disse...

Que legal que ele come de tudo, aqui é uma luta, viu? O que uso muito é a lentilha e os peixes desde os 6 meses. Tenho preferência pelo salmão, compro "fresquinho" e congelo em fatias, acho bem prático e ele nunca rejeitou. Outra coisa é o figado de boi, mas tem que ser corte do dia - díficil de achar, mas bem nutritivo. E como é gostoso preparar as papinhas, não? Viva nós mamães que nos preocupamos sempre com a saúde de nossos pimpolhos!!!
Obrigada pelos parabéns lá no bloguinho.

Anônimo disse...

OI Gi. Obrigada pelo otimo post.
Sabe que foi atraves da tua indicação que tambem comprei o livro da encantadora de bebes, mas....a parte do EASY é para mim um caos...rsrsrs. Aquilo de colocar o bebe para dormir daquela maneira (pega e coloca, pega e coloca por infinitas vezes) não consegui ainda. Ele nunca dormiu enrolado como ela diz.
Tenho certeza que fizemos paternidade acidental pois tudo que não é para fazer ja fizemos e faço. Adormeço ao peito, dorme as vezes comigo, etc, etc...rsrsrs
Quanto a rotina alimentar procurei seguir os conselhos e acabo por de certa forma seguir uma rotina. Claro que as vezes sai um pouco, mas é raro.
O Tiago vai fazer sabado 9 meses e por isso ainda nao pode comer de tudo, mas praticamente experimentou muita coisa, inclusive o peixe. Nos aqui em POrtugal temos otimo peixe, inclusive agora estou usando o congelado pois é ainda mais confiavel. Vem em postas pequenas que dão certinho para a dose de uma sopa. O pediatra receitou que ao almoço é carne de vaca, coelho(que nunca dei e nunca vou dar, eca!), peru, frango e ao jantar é sempre peixe. São recomendados nao sei se vc sabe peixes brancos (por isso o salmão fica de fora por enquanto) e peixes que não são do fundo do mar ou rio, pois estes são mais propensos a conter aluminio e outros mineirais tóxicos. Acho que se fosse voce ai no Brasil escolhia tambem os congelados pois acabam por passar por mais controles de qualidade. Compra de marcas mais famosas e confiaveis. E em todas as comidas dele, quando as coloco no pratinho , coloco um fio de azeite, tambem recomendação do pedi.
Meu maior problema tem sido que o Tiago não gosta de mamadeira e para dar 120ml de leite é preciso fazer promessas..rsrsrsr.So gosta do peito, mas o medico disse que ja nao devia substiuir nenhum refeição ou mamadeira pelo meu leite, pois já nao deve ser suficiente. Mas não sei o que fazer....Amanhã vou fazer polentinha com carne moida para ele tambem, adorei a dica! Você faz ainda comida separada ou ele ja come a sua (tipo o seu arroz, o seu feijão, sua carne...) ???? AInda faço toda separada, com excessão do feijão que cozinho, tempero mas coloco pouco sal , dai separo em potinhos pequenos para o Tiago e depois o meu eu coloco mais sal.
Ufa! desculpa o comentario enorme...rsrs
beijinhos a vcs....
ah, o Lucca mamou aquela mamadeira toda de abacate????

Juliana Melos disse...

oieeee...
de nada pelos selinhos...vcs merecem...
é bom estabelecer rotina na alimentação....


beijos em vcs!

Vera disse...

Olá, tens um miminho no meu blog.
Beijocas grandes.

A Familia Alien 2 disse...

O teu filho é o mais lindo ke já vi aki na net :)
e a minha filha a mais linda hehehehe

o teu post vai me ajudar..pk a minha filha é o ke se chama uma fresca para comer ;)ainda hoje por 2 segundos ke tirei os olhos dela..tirou-me da carteira o cartao do pulicitário e comeu um bocado lol..sorte ke lhe enfiei os dedos na boca e tirei quse tudo!

agora o jantar n vai kerer hehehehe

G disse...

OI Gin dando uma pesquisada nos blogs encontrei o seu. TAmbém acho super importante ter uma rotina pros bebês.O Gu tem a dele, e graças a Deus ele é muito calmo, saudável e feliz. Adorei o post. Vou linkar teu blog, ok? Bjos!

Meus pequenos Príncipes disse...

Oi, que bom que consegue seguir uma rotina. Como viajo muito faço o que posso para que o Caio tenha uma rotina,mas é difícil. Mas ainda bem que o meu pequeno é um anjo super de boa, então não sofremos muito!

Bjus

Lu disse...

Suas dicas são sempre muito utéis. Quando estou em casa o Felipe também tem um rotina que me ajuda muito, mas a tarde como fica com a vovó, ela faz do jeito dela e não adianta eu falar... aí a noite já é mais complicado. vida de mãe que trabalha fora realmente não é fácil.
Bjinhos e bom Carnaval

Ju mãe de dois disse...

Aii, a rotina é muito importante mesmo! Quando algo sai da rotina eu já noto q Pedro acha ruim!

obrigada pelas dicas!!

bjos
Juli

Juliana Melos disse...

Meu anjinho melhorou do olho graças a Deus.
Bom feriado!

Ju disse...

Eu também segui as dicas da encantadora e deu super certo, porém Gi, o Lipe não gosta de comer.... afff... eu tento de tudo, mas a hora da refeição é uma hora complicada por aqui!!!
A dentista falou que deve ser devido aos 3 dentes que estão rompendo, porém sempre foi díficil a hora da refeição!!
fora isso o Lipe é calmo, brinca, e dorme muito bem!!!
bjos,

Juliana Melos disse...

Oie!
tem selinho para vcs!
beijos e bom feriado!

Anônimo disse...

Amiga adorei seu blog e as dicas de vc deu...tenho uma netinha de 3 anos e 4 mêses (que mora comigo)está numa fase terrível....eu disse a minha filha que ela tá precisando de rotina mesmo....
vc está de parabéns

bjs e bom carnaval

Anônimo disse...

Olá Giovana
Sou leitora assidua do seu blog mas só hoje decidi comentar.
O Lucca é lindo parabéns tens uma familia linda beijo gabriela

Bom carnaval eu em portugal moro numa localidade em que o carnaval é o mais português de portugal .
São 5 dias e noites sempre em folia

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Oi querida, bvelo texto. Adorei. partilho contigo o gosto pela Tracy Hogg e pela sua rotina estruturada. graças ao seu livro e às suas recomendações, as rotinas cá de casa só se alteram mesmo quando o Gui fica doente, caso contrário, o hábito é tanto que já ele pede caminha, leite, comida...
um beijo.
O teu filho é lindo!

Anônimo disse...

Oi Giovana,
Conheci o seu blog hoje através de um outro que já acompanho. Gostei muito das sua dicas, eu tb tenho um filho o Mateus de 1 ano e 4 meses e dicas novas é sempre muito bom... Vi tb que vc vai privatizar seu blog e eu gostaria muitom de continuar acompanhando e trocando experiências.

Meu e-mail : eliane.ag@hotmail.com

Espero que vc me autorize.
Beijos

Eliane

Mi Monteiro disse...

Linda...tem selinho pra repassar no bloguinho tá...bom Carnaval pra vcs!!!Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...