19 julho 2008

5º Mês de Vida, Cansaço & Queda de Cabelos

Nesta semana, fomos à consulta dos cinco meses. O Lucca está bem, graças a Deus, já tem dois dentinhos e está mais tranquilinho. Está pesando 7,660 Kg e medindo 65,5 cm. Apenas a rotina está um pouco bagunçada, pois ele reluta e não quer dormir. Mas com paciência e persistência, vamos tentar fazer com que tudo volte ao normal. Está tomando suco de duas laranjas lima e um pedacinho de mamão no período da manhã e ainda não começou a comer banana amassadinha. A mamãe aqui é que está muito cansada e estressada. Parece que agora que está tudo bem é que vem o cansaço. A queda de cabelo também está a todo vapor..rs... Mas eu li o seguinte num site médico: "Cerca de três meses após o parto, mais ou menos 40% de todas as matrizes do cabelo entram juntos na fase de repouso, o que leva a uma queda intensa mas que normaliza-se em quase todas as mulheres após um ano..." Vamos esperar ... haja calma né gente?
Sentando sem apoio
O bebê está se desenvolvendo rapidamente e ele tem sede de novidades. Se você o deitar de bruço, ele vai levantar o peito e estender as pernas como se fosse levantar. Se você o sentar, vai perceber como ele já está firme e pode até continuar sentado mesmo sem o seu apoio. Continue por perto e coloque alguns travesseiros em sua volta. Ele quer ficar sentado, mas precisa ainda de mais prática. Bater a cabeça no chão poode desencorajá-lo, alem de ser dolorido. Ponha-o para brincar de bruçõ com frequência, porque enquanto ele levanta pescoço e ombros, está fortalecendo os músculos do pescoço e obtendo controle dos movimentos de sua cabeça; tais exercícios vão ajudálo a manter-pse entado também. Se colocar o bebê no chão, tome cuidado com pequenos objetos que podem ser engolidos. Embora o bebê não engatinhe, ele pode mover-se bem e não vai permanecer no lugar inicial.
Pode alimentar-se sozinho
O bebê já pode segurar uma mamadeira sozinho. Tenha pelo menos uma refeição com seu bebê por perto. Quando você e seu companheiro sentarem para comer, ponha o bebê ao lado. Ele vai divertir-se olhando vocês comerem e logo vai ter interesse em começar a comer e esse já é um bom sinal para a introdução de alimentos sólidos.
Aprendendo causa e efeito
A habilidade do seu bebê em interagir com você, outras pessoas e o ambiente vai crescendo dia-a-dia. Nesse estágio ele vai começar a entender que para ações diferente, há reações diferentes. Um jogo que eles adoram nessa idade é jogar algo no chão só para ver você pegar de volta e observar onde e como caem. Pode parecer cansativo, mas acostume-se, ele adora e vai dar muitas gargalhadas. Que pais não adoram ver isso?
Prestando atenção a objetos bem pequenos
O seu bebê agora vê objetos pequenos e está melhor em seguir objetos em movimento. Nesse ponto, ele reconhece vários objetos, mesmo que esteja vendo apenas parte dos mesmos.
Descobrindo sons
O bebê agora sabe bem de onde está vindo qual som e se vira em direção do som sem erros. Ele vai prestar atenção aos movimentos da sua boca enquanto você conversa com ele e algumas vezes vai tentar imitar a tonalidade da sua voz. Ele pode reconhecer o seu próprio nome e reage ao ser chamado.
Emoções
Os bebês não podem expressar tantas emoções da forma complexa que um adulto pode. Mas você pode perceber quando eles estão com fome, irritados, felizes, etc. Eles não expressam amor ou hum,or nos primeiros meses de vida, mas agora isto está começando a mudar. Com cinco meses o bebê está bem apegado aos pais e familiares. Ele levanta os braços ou demonstra quando quer colo e chora se você o deixa sozinho. Ele também está começando a entender brincadeiras, gosta de rir e tenta fazer você rir também. Para muitos pais, agora é que começa a ficar tudo muito divertido.
O meu bebê está se desenvolvendo normalmente?
Lembre-se: cada bebê é único e tem o seu próprio ritmo de desnvolvimento. Essas são apenas informações generalizadas e se o seu bebê ainda não desenvolveu tais habilidades, em breve as desenvolverá, exceto o bebê prematuro que demora um pouquinho mais (Por isso que crianças nascidas prematuramente recebem dos seus pediatras duas idades: uma cronológica - data em que nasceu e uma de ajustamento - data que deveria ter nascido)
in: E-family.net

12 comentários:

Tatiane - Mãe da Beatriz disse...

Gi, que gostoso!!! Vc deve ficar com a câmera do ladinho pq eu não consigo pegar esses primeiros momentos da Beatriz...
Para os dentinhos a pediatra receitou Camomilina C, abre-se a cápsula e o pó pode ser usado tanto esfregando o pozinho na gengiva (foi o que fiz) como dissolvendo o pó num pouquinho de água. Ainda não tem dente, mas como a doutora falou: antes de aparecer ele tem que rasgar por baixo...A Bia me deu um cansaço, gritou até 2 da manhã, dei Tylenol e resolveu, mais como solução de emergência.

Joana Baptista disse...

o Lucca está cada vez mais lindo talvez um futuro namorado para a minha Carolina eheh, amigo será certamente. Beijinhos fofinhos

Família de apoio disse...

LINDO como sempre.

O brinquedo que o Lucca ta mordendo é igual ao da Sara :) que engraçado.

Jinhos grandes

Li e Pedro Henrique disse...

Oi Gi...o Lucca esta muito fofo e vc tira cada foto dele uma mais linda que a outra..eu usei Camomilina C no Pedro e deu um resultado legal....Bjs

Anônimo disse...

Também estou cansada e não sei por que...
rs

:D

Beijos no lindão!

Veronica e Lavínia disse...

Este menino vai sewr artista...como fica bem nas fotos!

Quanto ao sono, Lavínia tb briga muito mas acaba sendo vencida.

Bjs e ótima semana para vcs!

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Bah eu perdi muitooooooooo cabelo, já não tinha quase... foi bem estranho rsrsrsrs...

Lucca tá lindooooooooooooooooo

Beijos

Isa Machado disse...

adorei essas coisinhas falando do quinto mês...
bjo

Maria José disse...

Adoro o teu á filho cada dia está mais lindo e que bom que está tudo a correr bem,
bjs

Mrs. Mom disse...

Menina eu tb ando morta, ate falei hj c minha amiga ki ia no medico ver se tava c anemia pq naum eh possivel.. as minhas filhotas estao igual a descricao fazendo td essa bagunca, eu com duas tou morrendo, junta-se a esse fato a viagem p Brasil e o meu casamento religioso... sem comentarios ne? bjinhus e o Lucca kd dia mais lindooooooo!

Roberta disse...

Oi Gi,meu cabelo caiu demais,pensei que ficaria careca,eram tufos e mais tufos,mas agora de um mes para ca parou de cair!
Beijos e volte a nos visitar!

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Lindo como sempre e ao que parece bem grande, parabéns!!!
Quanto ao cabelo também ando assim mas espero que melhore senão fico careca ;o)
Beijos
Tété & Xavier

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...