15 julho 2008

Upgrade na gengiva : Dentinhos à vista !

Nesta última semana, o Lucca andou agitado, irritadinho, babando demais... era o primeiro dentinho rasgando a gengiva (e já tem outro apontando)... Que gracinha ! Já está dando para sentir. Ele está relutando muito para mamar, mas com paciência e persistência, ele tem mamado normalmente.
Dizem os especialistas que nessa fase deve-se oferecer o peitão à vontade, porque é o melhor remédio! O pediatra mandou passar Nenê Dent, que foi comprado hoje e, se precisar, já vou aplicar.
Li também que tem mães que aplicam a Camomilina C ou a Matricaria, até chá com a raiz do açafrão (passa o chá na gengiva do bebê com o dedo). Vocês estão usando remedinhos para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos? Quais remédios?
Quanto ao suquinho, ele está tomando 50 ml de suco de laranja lima misturado com mamão passado na peneirinha. Toma um pouquinho na colher e o restante mama na chuquinha. No começo faz umas caretinhas, mas depois toma tudo com gosto. Ainda não começou a papinha de fruta... talvez comece nesta semana. Volto já para completar o post e acrescentar mais umas coisinhas..
CALMANTE PARA AS GENGIVAS
" Dentinhos nascendo são um incômodo. As gengivas incham, coçam e ficam doloridas.Um meio de aliviar o incômodo é misturar 4 gotas de óleo essencial de cravo em uma colher de sopa de óleo vegetal e passar com um cotonete sobre as gengivas do bebê. Antes de aplicar nele,coloque na sua própria gengiva para checar se não está forte demais.Se estiver,coloque mais um pouco de óleo vegetal "
Fonte: 1.001 remédios caseiros,Seleções Reader´s Digest
DOS DENTES DE LEITE AOS DENTES DEFINITIVOS
Os dentes têm o seu nascimento a partir dos quatro a seis meses e é neste período que surgem os dentes, em número de dois, chamados de incisivos centrais inferiores. Já no sétimo mês e meio surgem os dois incisivos centrais superiores. No oitavo mês, os dois incisivos laterais inferiores e aos nove meses, os dois incisivos laterais superiores.
Cuidados Gerais: Desde a gestação, a mãe pode tomar alguns cuidados que beneficiará a saúde dos dentes da criança. Em primeiro lugar a mãe deve ter boa alimentação, ou seja, balanceada com proteínas, fibras, cálcio, etc. Não é necessário nenhum medicamento ou vitamina, pois o flúor contido na água já é suficiente. É preciso tomar cuidado com o excesso de flúor, pois causa uma doença chamada fluorose, com diversos sintomas, entre eles, o enfraquecimento dos ossos e dentes manchados.
Um dos principais cuidados que a mãe deve tomar quanto à higiene bucal do bebê desde o seu nascimento, é não beijar na boca do bebê. Além disso, é preciso evitar o uso de açúcar nos chás, mamadeiras e sucos. Açúcar refinado é um dos maiores vevenos ao organismo . Os especialistas em odontologia lembram que é preferível usar sempre o mel ou açúcar mascavo. A mãe deve saber que o bebê não faz escolhas de alimentos pelo paladar, portanto, o açúcar pode ser evitado ao máximo. A higiene deve ser feita pela própria mãe, com algodão ou gaze embebida em água filtrada ou fervida, sempre após as mamadas. Esse processo precisa ser seguido até que a criança complete um ano e meio ou dois. A partir daí, deve-se iniciar a escovação. Uma boa dica é deixar que a criança veja os pais escovando os dentes, pois, como aprende por imitação, logo vai se interessar pela escova. Até os 7 ou 8 anos, a criança não tem coordenação motora suficiente para promover uma boa limpeza dos dentes sozinha. Existem atualmente escovas especiais pequenas e muito macias para as crianças.
Quando os dentes estão nascendo a reação mais comum das crianças geralmente é a irritação, pois podem ter dor e coceiras nas gengivas. Para aliviar a irritação e a coceira, deixe que a criança use os tradicionais mordedores. Analgésicos e pomadas anestésicas locais podem algumas vezes ajudar na melhora dos sintomas e da irritação do bebê.
Cáries: O principal responsável pelo aumento da possibilidade de cárie nas crianças é o excesso de açúcar, sejam na forma pura ou em balas, doces, refrigerantes, etc. Além disso, é claro, o fator limpeza que geralmente é mal feita. Por um lado, existe ainda os famosos salgados e lanches rápidos que chegam a ser piores que o açúcar, pois além do açúcar contido na massa, há uma química que "cola" no dente, sendo difícil a sua retirada, até mesmo pelo dentista. A cárie de mamadeira afeta os dentes do bebê entre 1 e 2 anos. Normalmente é causada por excesso de açúcar na mamadeira, principalmente noturna, quando as defesas e a saliva estão em menor quantidade, durante o sono. Para evitar esse problema, comece por não adoçar a mamadeira e evite as mamadeiras noturnas.
Uma boa prevenção é levar a criança ao dentista por volta dos dois anos, mesmo que esteja tudo bem. Grande parte dos dentes tortos e defeitos de crescimento dos maxilares pode ser identificada e tratada desde a dentição de leite. O dentista conta com o crescimento natural da criança, para que os aparelhos ajudem a corrigir os defeitos.
Perda dos Dentes: Normalmente os dentes de leite começam a cair, entre 4 e 6 anos de idade. Neste período caem os incisivos inferiores e superiores. Já entre 8 e 10 anos, os molares cairão. Os caninos, entre 10 e 13 anos. Uma boa medida é visitar o dentista para verificar eventuais problemas de má formação ou má posição.
Com relação aos alimentos e vitaminas, o flúor é um elemento químico que ajuda a fortalecer os dentes da criança. Hoje, existe uma oferta muito grande na água pública, nos cremes dentais e nos complexos vitamínicos recomendados pelos pediatras. Além disso, existe uma resina líquida, o selante, que é aplicada pelos dentistas, nas áreas de maior risco de cárie. É importante lembrar que a cárie é doença que afeta 99% da população mundial. Suas causas estão relacionadas ao próprio dente, à placa bacteriana e a alimentação (açúcar). Ocorre uma desmineralização da superfície dental - esmalte e a seguir uma perda da própria estrutura - dentina, podendo levar ao comprometimento do complexo pulpar - sangue e fibra nervosa que mantém a vida do dente. Portanto, a melhor maneira de garantir dentes saudáveis é prevenir e lembrar que uma boa dentição infantil certamente vai influenciar positivamente na dentição definitiva.
Fonte: MANTECORP

20 comentários:

garotosdaminhavida disse...

Os primeiros dentinhos do Lucca, que lindo! Quando os dentinhos do João Miguel estavam nascendo ele ficou super enjoadinho, também. Eu passei nenê dent, lembro-me que deu uma aliviada.

Beijinhos aos dois!

Denise

Isabela disse...

ele é muitooo lindo. parabéns.
Beijos, Isa e Valentina (da lista das mamães de fevereiro)

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Rita e tenho um bebe de 1 mes...simplismente amei o seu blog...como meu bebe é novinho ainda tenho visto post antigos..mas como seu blog tem ajudado a cuidar do meu filhinho...acho que é porque é de uma "mãe de verdade"..porque até leio sites especializados mas nunca um blog bateu tão certo com minhas ideias...amei o Lucca...Que papai do céu abençoe todos os dias vcs...e que possamos cuidar de nossos tesouros com muita sabedoria..bjos
Rita e Davi

Anônimo disse...

OI..Gi é a Rita mamãe do Davi..Gi tenho como disse meu bebe tem 1 mes..como mama esclusivamente no peito igual ao Lucca tenho uma duvida...Quanto tempo o Lucca demora em cada mamada..vc lembra do primeiro mes..quanto tempo durava cada uma? e agora o tempo aumenta ou diminui..bjos Rita...

Maria José disse...

Que lindo já com dentinhos o teu fofinho.
bjs

Giovana disse...

Oi Rita,
Obrigada pelos elogios!!Olha, no primeiro mês era assim: eu tinha muito leite, então eu dava um peito por mamada. As mamadas eram de três em três horas, mais ou menos e eu ia alternando os seios. Isso porque no comecinho da mamada o leite é mais aguado e no final é mais gorduroso. Por isso é importante mamar pelo menos um seio inteiro. Se tiver com fome ainda, ou seja, se chorar o reclamar de sair do peito, dê o outro também. Até a próxima mamada já vai estar cheio de novo mas comece pelo que vc deu depois. Mamar o seio todo, ou esvaziá-lo, significa senti-lo como era antes de engravidar, mais molinho, sabe...Agora o tempo varia de nene pra nene. O Lucca no começo mamava um peito em 12 a 17 minutos e só. Depois começou a diminuir e esvaziava em 8 minutos. Fiquei preocupada mas o pedi disse que se a sucção for boa, eles esvaziam o peito de 5 a 8 minutos. Aí pensava se não era pouco leite e ele me disse isso que eu te fali, se ele não reclamar é porque está satisfeito. Atualmente, ele esvazia os dois peitos em 10 a 15 minutos...rs**. Espero ter te ajudado...Beijinhos a vc e ao seu pequeno.

Portfolio Cyndi Puggedo - designer gráfica disse...

Ola!!
estava no blog da Marcia qnd vi esse nome lindo nos favoritos!! Qnd entro aqui esta esse bebe lindo!! Parabens p vcs!! ele eh uma gracinha!!! Vou tentar vir aqui mais vezes!!
Quanto ao nome como falei, sou apaixonadaa!! E sera o nome do meu filho tb!! (daqui a alguns anos! rs) Desse jeitinho mesmo, Lucca!
Tudo de melhor para voces!!
bjao

Veronica e Lavínia disse...

Fico apaixonada pelas fotos dele...são todas lindas!! Como ele..é claro.

Os dentinhos deixam mesmo o bebê irritado. Noite passada Lavínia acordou gritando e só se acalmou com Tylenol. A médica disse que tem mais dentinho apontando.

Bjs

Mrs. Mom disse...

Ai ki fofo! aki nos EUA tem uns trkinhos com agua ki agente poe na geladeira e depois da p elas morderem, tem ajudado e tb agente usa oralgel ki eh tipo xilocaina p bbs!

Anônimo disse...

Oi Giovana!
Talvez voce nao se lembre de mim pois nao tivemos mto contato..faço parte do grupo "nossos bebes,mamaes de fevereiro" participei tbm do forum e-family..sou a "dade",ou melhor, Daphne. Hj descobri seu blog, que por sinal muito bem organizado, um verdadeiro diario de recordaçoes para o seu Lucca!
O que me chamou a atençao foi sobre o pediatra do seu nenem, o Dr.Padeiro!! Eu tambem sou de Santos!! Ele foi meu pediatra e de meus irmaos, ja o indiquei para amigas ,eu adoro demais o Dr. Manuel! Ele e meu pai sao amigos..so um detalhe..nao vejo a hora do Matteo ser consultado com ele..pois é..nao moro mais no Brasil! Moro na Italia! O projeto é passar o natal ai em Santos e, com certeza levar o Matteo pro seu Manuel conhecer!
Bem..falei demais, mas me apresentei! Estou, pouco a pouco montando um blog, pena que nao sou tao expert na internet..e quando estiver no ar te dou o endereço ok..Parabens pelo filho bellissimo!
bjs

Anônimo disse...

Oi..Gi..é a Rita, OBRIGADA !!!! pela dica...Que papai do céu a abençõe sempre....
bjos
Rita e Davi

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Oi Gi seu filho é uma ternura, e já começa ios dentinhos?! Deus queira que não faça nenhuma recção menos boa. Acho que o Martim tb está nessa fase.. tem andado mais rabujento.. vamos ver..
beijocas nossas

Elaine disse...

O Lucca ta cada dia mais lindo... que olhos verdes maravilhosos!!!

doce isabelle disse...

Nossa!!...já com dentinhos!
Os da Isabelle ainda não apontaram, mas ela baba bastante. Comprei um massageador de gengiva, quando coloco na boquinha dela ela adora. Hoje recebemos a visita de alguns dentistas na escola.
Não me canso de dizer, como é lindo o Lucca!
Bjs

Vivi a mamãe do Francisco disse...

Francisco tá nessa fase de nascer os dentinhos tb...

Beijos e bom findi

Tété & Xavier disse...

Parabéns pelos 1ºs dentinhos!
Bom fim-de-semana.
Beijos
Tété & Xavier

Ju disse...

Oi!!
O lipe já tem 2 dentes nascidos.... O lucca tá fofo demais!!!
bjos!

agarraavida.blogspot.com disse...

Olá, a Gabriela também não tem estado nos melhores dias, mas ainda não há sinais de dentes, mas penso que toda esta inquietação, febre se devem aos dentinhos.
Beijinhos para vocês, o Lucca tá lindoooooooooooooo.

Nanda disse...

Que lindo! Pena que os pequenos sofrem com os dentinhos, né? Mas logo passa.
Bjs.

Sofia e Pedro disse...

Olá querida mamã, obrigada por este texto tão útil!
O Luca está demais, um amor :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...