08 junho 2008

Alimentos sólidos - 06 razões para esperar

Foram-se os dias em que as mães sofriam pressão para entupir, logo cedo, de cereais, etc, os bebês com poucos meses de vida, e ainda achavam bonito dizer que seus filhinhos de 3/4 meses comiam de tudo. Hoje em dia pais alimentam seus filhos quando for nutricionalmente correto, de acordo com seu desenvolvimento. Não se apresse !
Aqui algumas razões para esperar:
1. O Intestino do bebê precisa estar desenvolvido
O intestinos é a parte do corpo que filtra, peneirando as substâncias potencialmente perigosas e permitindo os nutrientes saudáveis. Nos primeiros meses, esse sistema de filtracão é imaturo. Entre 4-6 meses o revestimento interno do intestino do bebê passa por um processo de desenvolvimento chamado fechamento, onde o revestimento se torna mais seletivo sobre o que pode ou nao passar. Para prevenir que comidas potencialmente alergênicas entrem na corrente sanguínea, os intestinos maturando secretam IgA , uma proteina imunoglobulina que age como uma protecão, recobrindo os intestinos e prevenindo a passagem de alergenos perigosos. Nos primeiros meses, a producao de IgA é baixa (embora haja muito IgA no leite humano), e é mais fácil assim para que potenciais alergenos entrem no organismo do bebê. Uma vez que moléculas de comidas entram no sangue, o sistema imunológico pode produzir anticorpos contra aquela comida, produzindo uma alergia ao alimento. Por volta de 6-7 meses de idade, os intestinos do bebê estao maduros e capazes de filtrar os alergenos mais ofensivos. Por isso que é tao importante esperar a introducao de alimentos sólidos particularmente se existe uma historia de alergia alimentar na familia do bebê, o que demonstra uma tendencia em desenvolver alergias . Prestar muita atencão também quando oferecer os alimentos aos quais outros membros da familia sao alérgicos.
2. Bebês jovens têm reflexo de propulsão da língua
. Nos primeiros 4 meses a língua tem um reflexo de propulsao para proteger os bebês contra engasgo. Quando qualquer substância incomum é colocada na lingua, automaticamente empurra para fora e nao para dentro. Entre 4-6 meses de idade esse reflexo diminue gradualmente, dando ao primeiro cereal ou fruta uma chance de entrar no estômago e nao ser rejeitado pelo reflexo da língua. Não somente essa parte inicial do trato digestivo (lingua, boca) nao esta pronta para sólidos, como tambem a parte final (estomago e intestinos) tambem nao estao “prontos”.
3. O mecanismo de engolir do bebê é imaturo.
Outra razao para nao ter pressa na introducão de alimentos sólidos é que a língua e o mecanismo de engolir podem nao estar prontos para funcionar juntos. Dê uma colher de papinha a um bebê com menos de 4 meses, e ele vai mover essa comida ao acaso em sua boca, empurrando um pouco da papinha de volta à faringe onde é engolida, um pouco vai para espacos grandes entre as bochechas e gengivas, um pouco vai pra frente entre lábios e fora a que vai para o queixo. Ou seja, o bebê nao tem um bom controle da mastigacão e a direcão para engolir, o que vai ser desenvolvido entre 4-5 meses de idade. Nessa fase o bebê desenvolve a habilidade de mover a comida do comeco da boca para o fundo ao invés de deixar a comida flutuar em todo lugar, e cuspir boa parte disso. Antes dos 4 meses de idade, o mecanismos de engolir do bebê é feito para trabalhar com sugar, mas nao mastigar.
4. Bebês precisam ser capazes de sentar.
Nos primeiros meses, os bebês associam comida com carinho. Se alimentar é uma interacão íntima, e eles frequentemente associam o ritual de comer com pegar no sono nos bracos ou no peito da mãe. A mudanca de um peito suave e morno para uma colher fria, dura, pode nao ser bem vinda com uma boca aberta. Dar papinhas ao bebê é uma maneira mecânica e menos intimista de “entregar” comida. Requer que o bebe sente num cadeirao de comer, uma habilidade que a maioria desenvolve volta de 5-7 meses. Segurar um bebê na posicao tradicional de mamar nao é a melhor maneira de introduzir papinhas, porque seu bebê vai achar que vai ser amamentado (ou tomar mamadeira) e vai achar que algo esta errado e vai provavelmente rejeitar a comida.
5. Bebês novos não sao capazes de mastigar.
Dentes raramente aparecem antes de 6-7 meses, outra evidência forte de que os bebês muito novinhos sao designados para sugar e nao mastigar. Nos estágios pre-dentes, entre 4-6 meses, bebês tendem a babar, e a saliva que ele baba é rica em enzimas, que ajudarão a digerir as comidas sólidas que virao em breve.
6. Bebês com mais de 6 meses gostam de imitar pais
Ou quem toma conta deles: Por volta dos 6 meses de idade, bebês gostam de imitar o que vêem. Eles vêem você comer um legume e curtir mastigar isso. Eles querem pegar um garfo e fazer o mesmo, portanto estão mais " maduros" para a introdução de sólidos.
Enfim, acreditem no leite materno! Exclusividade até os seis meses já!
PS1: Não recomendem leite NINHO, ou leite de caixinha para crianças menores de 1 ano!!!!
PS2: Não recomendem mel para crianças menores de um ano, existe um grande risco de "Botulismo"

6 comentários:

Rafaela disse...

Sabe que a Isadora começou a se alimentar com uns quatro pra cinco meses, não me pergunte como fizemos isso... Só sei que com a Maitê será diferente, pretendo esperar até os seis meses para iniciar a alimentação dela.

Bjos e boa semana!

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Muito bom esse artigo...

Beijos

Veronica e Lavínia disse...

Lavínia foi amamentada até os 5 meses. Meu desejo era que ela completasse 06 meses só com leite materno, mas tive que voltar a trabalhar...

Parabéns pelo Lucca e continue amamentado o gorducho o quanto puder!

Bjs

Anônimo disse...

OI...
esse assunto é bem polêmico, rs
beijos

Anônimo disse...

Olá,
Mais uma vez passando pelo seu cantinho!!
Adorei as dicas!! O Pediatra do Pedro passou frutinha e suquinho pra ele qnd completou 3 meses...suquinho eu dei numa boa..mas a frutinha comecei a introduzir a uma semana e mesmo assim batida no leite..e daki mais uma semana q ele já vai ta com 4 meses vou começar a oferecer frutinhas.
O Lucca é lindo. Parabéns!!

Maria José disse...

Mais um belo post.
Amiga é por isso que adoro o teu blog.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...