31 maio 2008

Me aqueça neste inverno

Aqui, o Lucca preparado para receber o frio...

Gente, o inverno está chegando. Por aqui, a temperatura baixou bastante e o inverno já veio dar o ar de sua graça. De um clima muito quente, com bastante calor, passamos rapidamente a um clima bem frio e chuvoso! Desse jeito, não há saúde que aguente. E a preocupação é porque este é o primeiro inverno do Lucca.
Apesar do clima estar mudando e os invernos estarem cada vez mais quentes por causa do aquecimento global, acredito que devemos ter mais cautela com os bebês nesta época do ano.
Com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, surgem algumas dúvidas (acho que todas nós temos) em relação aos cuidados com os bebês: Posso sair com ele para passear? Devo agasalhá-lo mais? Dou banho todos os dias? E se ele pegar uma gripe? Calma... o inverno realmente requer atenção a mais, mas, segundo os artigos que transcrevi abaixo, não é um bicho de sete cabeças. Vamos lá, dá uma preguicinha...mas vamos ler:

"...A maior preocupação deve ser com o risco de problemas respiratórios, mais comuns nos meses mais gelados do ano. “Durante o inverno, o ar frio irrita as mucosas das vias aéreas facilitando o aparecimento de infecções respiratórias, na grande maioria de etiologia viral, além de crises de bronco-espasmo”, afirma a pediatra e neonatologista Vera Valverde. “Além disso, nessa época, a poluição se torna mais intensa em conseqüência da baixa umidade do ar, o que favorece o comprometimento das vias aéreas.” Alguns cuidados de higiene são necessários para evitar acúmulo de secreção nasal. “Lavar o narizinho da criança com soro fisiológico é o suficiente para mantê-lo limpo e hidratado”, explica.Veja algumas dicas para cuidar melhor dos pequenos no inverno:
PASSEIOS: Deve-se evitar a exposição desnecessária das crianças ao ar frio e poluído da cidade, mas isso não impede que o bebê faça um passeio, desde que se tomem medidas para evitar doenças. “Agasalhe seu filho para protegê-lo das mudanças bruscas de temperatura. Não é a ‘friagem’ que vai fazê-lo adoecer, mas sim as variações de temperatura, que favorecem o ataque de vírus”, diz a pediatra. E esqueça o shopping center.“Ambientes fechados com aglomeração de pessoas facilitam a propagação dos vírus. Os passeios ao ar livre são mais indicados, principalmente nos horários mais quentes do dia”, aconselha.
VESTUÁRIO: Os agasalhos devem ser usados sem exagero e com conforto. Os bebês apresentam apenas uma dificuldade de adaptação térmica que os faz perder calor com facilidade, mas não sentem muito mais frio que os adultos. Geralmente precisam de uma peça de roupa a mais que os pais. “Procure sempre manter uma roupa de algodão em contato com a pele e o agasalho por cima mantendo as extremidades aquecidas, sem provocar a sudorese na criança”, esclarece dra. Vera. Use toucas e gorrinhos quando sair com o bebê na rua. Dentro de casa não há necessidade.
TROCAS DE FRALDAS: Essa hora é um tormento... O bebê está lá quentinho e você precisa tirar sua roupa para trocá-lo. Mas não adie as trocas por causa do frio, pois isso pode provocar assaduras. Feche as portas e janelas para não entrar correntes de ar e proteja o trocador com uma fraldinha. “Prefira fazer a higiene com um algodão embebido em água morna. Os lenços umedecidos são muito gelados e devem ser deixados apenas para os passeios”, afirma a pediatra. E não se esqueça de observar se suas mãos não estão frias demais antes de trocar o bebê!
BANHO: O frio não é motivo para privar os bebês do banho. Ficar mergulhado em água morna traz muito conforto para eles. Dê o banho na hora mais quente do dia, perto do horário do almoço. “E mesmo no inverno a água não deve ser muito quente. As temperaturas muito elevadas ressecam a pele e aumentam o risco de alergias. A temperatura ideal gira em torno de 36ºC”, diz a médica. E, se possível, dê o banho e troque a criança no mesmo local, vestindo-a o mais rápido possível, começando pela parte de cima, que protege todo o tórax do bebê.
HORA DO SONO: Na hora de dormir, opte por pijamas quentinhos de algodão aflanelado que protejam bem os bracinhos, geralmente descobertos durante a noite. Um protetor para as grades do berço ajuda a manter o local aquecido. “Se um aquecedor se fizer necessário, dê preferência aos que funcionam a óleo, lembrando de colocar um pouco de água em um recipiente para promover melhor umidificação do ambiente”, explica.
PELE: A pele das crianças também merece cuidado durante o inverno,e o uso de hidratantes previne o ressecamento tão freqüente neste período. “Dê preferência aos hidratantes hipoalergênicos,sem perfume e feitos especialmente para crianças”, aconselha".

in: Revista Sempre Materna

O Inverno e as Alergias Respiratórias

"Com a chegada do inverno e o clima mais úmido, começa a peregrinação de adultos e crianças aos consultórios dos alergistas. A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas de rinite, bronquite e asma, queixando-se de nariz escorrendo, coceira nos olhos, tosse e dificuldade para respirar. Sem falar nas constantes crises de espirro, principalmente na parte da manhã. Antes de tudo, é bom saber o que é alergia. Trata-se de uma doença hereditária (transmitida dos pais para os filhos), relacionada ao sistema imunológico (de defesa) da pessoa. Se um dos pais é alérgico, a chance de o filho ser é de 20%; se os dois pais são, as chances passam a ser de 80%. Este fator sofre influências, também, da região e do ambiente onde a pessoa vive, que podem, ou não, facilitar o desencadeamento da doença, explicam os especialistas em alergia clínica e ambiental. Caso seja comprovado o fator alérgico – como tosse constante, dor no peito e nariz escorrendo, com freqüência –, os médicos aconselham a procurar um especialista, para diagnosticar as causas. Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo alérgico. O correto é tratar os sinais e sintomas da doença, para que ela não progrida. Em algumas situações, no entanto, é necessária a prescrição de medicamento antialérgico (corticóides como última opção) ".

Continue lendo a matéria...

Capas anti-ácaros - Alergohouse

13 comentários:

Dri disse...

kkk, o Lucca ficou uma gracinha com essa touquinha...lembrei-me do meu filho Kevin quando tinha essa idade... ele usava uma dessas, só que era azul marinho,costumáva-mos dizer que era o boné do chaves...heheh
Bjus e abraços carinhosos...DRI

Anônimo disse...

Ontem mesmo vi uma touquinha como a do Lucca e quase comprei!!!! Agora me arrependi de não ter comprado, porque realmente fica uma gracinha!!!!!!! Adorei as dicas sobre o frio! Embora meu baby nasça na primavera, moramos em Curitiba, uma cidade que quando não é inverno é outono!!!!!!!!!!!!!!!

Bjsssssssssss

Maria José disse...

Ele está cada vez mais lindo não sei o que fazes.
bjs

Li e Pedro Henrique disse...

Ola Gi, o frio judia dos nossos Bebes, o Pedro Henrique nasceu nesta época, era um sofrimento dar banho, trocar fraldas...mas com certeza é só o primeiro de muitos que eles irão enfretar...bjs para vcs

Anônimo disse...

Ôhhh meu Deus, Gi, que bebê mais lindo!!! Parabéns!!!
Agradeco sua visita ao nosso bloguinho e prometo que virei te visitar mais vezes para acompanhar o crescimento do Lucca.
Bjs

Gasparzinha disse...

Q lindo q esta o Lucca.

Estas dicas são fabulosas, o problema é que em Portugal vamos para o Verão e qundo chegar o Inverno já me esqueci de algumas...
Beijinhos

Veronica e Lavínia disse...

Que lindinho o Lucca com esta touquinha...uma graçinha!

Dicas valiosas...este tempo é sempre preocupante por causa dos problemas respiratórios...os cuidados devem ser redobrados mesmo.

Bjs

Anônimo disse...

Que lindo!
Eu tb tô preocupadinha com o inverno. Tomara que nossos pequenos saiam ilesos, né?
A hora do banho e da troca de fralda me deixa com peninha dela.
Adorei os artigos.

Bjs.

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Bom, esse vai ser o segundo inverno do Francisco, ano passado ele era um pequenino bebezinho, que ficava enroladinho, acho que foi mais facil... agora é um garotinho ativo e serelepe, tô enchendo ele de roupinhas pois aqui tb está muitooooooooooooo frio rsrsrsrs

Beijos pra vcs

doce isabelle disse...

Muito lindo o Lucca com essa touquinha, também tirei uma foto da Isabelle com uma touca assim , ela ficou parecendo um esquimó. Comecei a trabalhar bem na mudança de temperatura, 5:30 da manhã Isabelle já está sendo arrumada para ir á escola, imagine o frio!!
Bjs

Roberta disse...

Ola pelo que vejo perdi seu aniversario,mas estou aki pra desejar tudo de bom,o presente vc ja ganhou do Papai do ceu!
BEijos

Anônimo disse...

Oi Gi,

advinha quem nasceu? Rs...

Adorei o artigo sobre inverno, muito pertinente. João Miguel nasceu em outubro e estava muito calor. Mas agora tá um baita frio por aqui, e as dicas serão muito úteis!

Beijinhos

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Passei só para desejar-vos um óptimo fim-de-semana e dizer-te mais uma vez que o teu filhoté é uma doçura e tão LINDO!
Beijos
Tété & Xavier

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...