30 maio 2008

Mesversário ! 04 Meses!

Hoje o Lucca completa quatro meses. Ele nasceu no dia 31 de janeiro, mas contando os dias corridos, hoje ele completa mais um mesversário.
A cada mês mais alegrias vão se somando às nossas vidas, crescem as expectativas, as descobertas vão se tornando uma constante.
Ele reconhece as pessoas, sorri de uma maneira contagiante, e a felicidade é imensurável!
Ontem ele foi visitar o papai no trabalho, e depois recebeu a primeira manifestação de carinho da Abigail. Ao chegarmos do passeio, ela correu para a cadeirinha onde ele estava sentado, pulou e foi toda feliz cheirar a cabecinha dele...foi tão bonitinho esse gesto de carinho e afeição por parte dela !
Na próxima semana iremos ao pediatra para a consulta de rotina e saberemos das novidades, pois pode ser que sejam incluidos em sua alimentação, além do LM, as frutinhas e os sucos.
O resfriadinho cedeu e ele deu uma melhorada considerável, mas de vez em quando seu narizinho ainda dica entupido. De agora em diante, acho que a tendência é melhorar mais ainda. Fui buscar algo relacionado ao 4º mês do bebê e encontrei essa matéria interessante:
Comendo com menos frequência: Por volta do quarto mês de vida, seu estômago está maior, pode armazenar mais, e o bebê não precisa se alimentar com tanta frequência, agora somente quatro ou cinco vezes por dia. Alimentá-lo agora pode ser um pouco mais difícil pois o bebê se distrai com facilidade encantado com qualquer movimento à sua volta. Se possível, dê de mamar em um quarto de portas fechadas, com alguma penunbra.
Rolar é divertido: Deitado de bruço, o bebê vai levantar sua cabeça, ombros e todo o peito usando os braços como apoio. Com esse exercício ele está fortalecendo músculos e está também tendo uma melhor visão do que apenas deitado. Mas ele pode também rolar, surpreendendo à você e à ele mesmo. Muita atenção! Evite tombos desnecessários e nunca deixe o bebê em cima de camas ou trocadores sem supervisão, nem por um piscar de olhos. Mas encorage-o em seu novo talento, sorria e aplauda à cada vez que ele rolar (de preferência, no chão).
Introduzindo novos alimentos: Nos primeiros seis meses de vida, o seu bebê recebe todos os nutrientes que precisa no leite materno. Mesmo assim, muitos pais não vêm a hora de começar a alimentar seus filhos com a colher. Você pode começar a introduzir algumas papas agora. O sistema digestivo do bebê já está mais desenvolvido e sua aceitação pode ser boa. Mas, muitos médicos recomendam esperar até o sexto mês de vida para introduzir novos alimentos.
Tudo vai na boca: Agora que seu bebê controla melhor os seus movimentos, ele está sempre tentando alcançar objetos, no começo ele erra o alvo mas está treinando e, logo estará perfeito. Ao alcançar um objeto, ele será quase que imediatamente colocado na boca. Nessa idade é normal a criança babar muito. Alguns bebês começam a receber os primeiros sinais de dentição embora os dentinhos só apareçam no quinto ou sexto mês. Ofereça vários objetos para ele explorar e brincar. Chocalhos, nessa idade, são a maior diversão, faz barulho e é gostoso de morder.
Divertindo-se sozinho: Por vários minutos o bebê brinca com suas mãos e pés e explora brinquedos sem precisar que alguém o estimule. Um milagre! De repente está tudo tão quieto e você vai ver, ele está se distraindo com seus próprios brinquedos. Agora a mamãe pode sentar um pouco, por os pés pra cima e ler uma revista por alguns minutos.
Começando a entender a importância da linguragem: Pesquisadores acreditam que com 4 meses o bebê já entende todos os sons básicos que compõem a sua linguagem nativa. Entre 4 e 6 meses, ele desenvolve a habilidade de produzir sons como "ma-ma","da-da" ou "guuu". Ele também pode tentar repetir sons que você fizer. Se você disser "buuu" ele vai tentar repetir bem como as expressões faciais. Porque você reage quando o seu bebê "diz" alguma coisa, ele vai aprendendo a importância da linguagem e começa a entender causa e efeito. Ele começa a perceber que o que ele diz faz efeito.
Selecionando pessoas: Com quatro meses, o bebê conhece e reage à vozes e à presença de pessoas queridas. Muitos bebês nessa idade que, até então sorriam para todos, podem começar à selecionar pessoas. Em grupos maiores ou em ambiente desconhecido, pode levar um tempinho até o bebê se sentir à vontade, mesmo estando no colo da mãe.
O meu bebê está desenvolvendo normalmente? Lembre-se, cada bebê é único e tem o seu próprio rítmo de desenvolvimento. Essas são apenas informações generalizadas e, se o seu bebê ainda não desenvolveu tais habilidades, ele vai desenvolver em breve. Se o seu filho nasceu prematuro, ele precisará de um pouco mais de tempo antes de alcançar as mesmas habilidades que uma criança com a mesma idade cronológica. É por isso que crianças nascidas prematuramente recebem de seus pediatras duas idades - uma cronologica ( calculada em sua data de nascimento) e uma idade de ajustamento (calculada na data em que ele deveria ter nascido).
Segundo artigo publicado na revista Crescer: "O bebê passa a dormir praticamente a noite inteira. Durante o dia está mais ativo. Sorri bastante. A boca continua sendo o centro do conhecimento. Ele segue objetos visualmente até 180 graus. Tenta pegar brinquedos suspensos e pode passá-los de uma mão para outra. De bruços, fica cada vez mais com a cabeça firme e equilibrada. Começa a erguer o tórax. As mãos devem se abrir, o que é um bom sinal de desenvolvimento. "Crianças com problemas cerebrais não abrem o polegar", afirma o neuropediatra Luiz Celso Vilanova. O quarto mês traz muitas novidades: o bebê chora quando é deixado sozinho, gosta de brincar de esconde-esconde com a mãe que tapa o rosto com as mãos, explora o corpo, pegando o pé ou os genitais. Tocar os calcanhares indica que ele começa a usar a musculatura da perna. "Um treino que mais adiante será exigido no engatinhar e no andar", diz Lembo. A linguagem avança com a percepção de sílabas e palavras. O bebê nota que os sons são acompanhados pelos movimentos da boca de quem fala.
Nas páginas do UOL:
"O nenê começa a se sentir um agente ativo dos acontecimentos e já consegue se antecipar - vê você entrar no quarto e, mesmo que não saiba sentar, move a barriguinha e os braços em sua direção. Surgem as expectativas, e ele conta com a outra pessoa para responder a seus movimentos: com a mamãe ele brinca de um jeito, com o papai de outro. "É o início de um processo de diferenciação", observa a psicanalista Anne Lise. "Agora o bebê já se vê um pouquinho como um e enxerga a pessoa um pouquinho como o outro. " Ele explora cada vez mais as relações do seu corpo com os objetos - que adora pegar e "provar"com a boca. Se o pequenino chorar à noite porque está sem a mamãe, vá até ele quantas vezes forem necessárias, faça um carinho para acalmá-lo, mas não o pegue no colo - é assim que o filhote aprende a ficar sozinho numa boa.
O que você pode fazer: elogie cada progresso do seu filho para estimulá-lo a ultrapassar os limites e conseguir novas vitórias. É importante a ênfase na modulação da voz para que o pimpolho entenda sua mensagem.
O que você precisa evitar: não o deixe muito tempo no carrinho ou no berço. Mesmo que ainda não sente nem ande, ele precisa mudar de ambiente para expandir seus horizontes. Uma idéia é colocá-lo na grama sobre um edredom, cercado de brinquedos, no solzinho da manhã.
fonte: e-familynet e Revista Crescer, Uol

12 comentários:

Ternura disse...

Parabéns Lucca por mais um mesinho...4 já??? Como o tempo passa depressa!

Está tão lindo!

Beijinhos ternurentos

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Parabéns pelos 4 mesitos Lucca e parabéns aos Papás!
Claro que podes colocar Gi o post dos animais :) eu adorooooo!
Beijocas nossas e um bom fim de semana

P.S. Aqui dia da Criança é domingo dia 1 de junho, é aí também?! Feliz Dia

Álefe Souza disse...

PArabéns pro Lucca!! êeeeeeeee!!!
Cada dia mais gato!!

Bjinhos

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Tá passando rapido pra vc ???? Pra mim passou hiper rápido... meu principe tá crescendo rápido d+ e eu tenho saudade de todas as fases rsrsrs...

Parabéns !!!!! Para o Lucca...

Beijos

Anônimo disse...

Parabéns e q continue assim com muita saúde!!!
Tá cada dia mais lindo!!!
beijinhos e bom fim de semana

Anônimo disse...

Oi Gi! Parabéns pelo mesversário do Lucca! Me diga uma coisa: vc fez a armazenagem do sangue do cordão umbilical dele? Seja qual for a tua decisão a esse respeito, gostaria de saber, estou coletando informações para tomar a decisão sobre o que fazer no caso do Vinicius!
Um grande beijo pra vcs!
Pimenta e Pimentinha

Raquel disse...

Parabéns para o Lucca e ainda bem que ele está melhorando do resfriado

Desculpe perguntar...quem é Abigail ???

bjs e um lindo final de semana

Maria José disse...

Parabéns pelos 4 meses, ele está cada vez mais lindo. E que obrigada pelas dicas são fantásticas.
bjs

Maria José disse...

Feliz aniversário para ti já que atrasado, porque esta semana estive sem NET.

Mi Monteiro disse...

OHHH!!!Que lindinho!!!Parabéns pro Lucca e pra Madu e pras gêmeas da Carol também!!!Adorei o texto vou copiar...Gi a Madu deu uma fungadinha e parou logo, o pediatra foi meio radical, levei ela com aqueles cobertores peludos e ele ficou bravo, reclamou da roupinha de plush, falou de tapete e ela tem um no quarto de pele de coelho e os bichos de pelucia mandou jogar fora, que criança que não tem essas coisas???Ai que saco!!!Disse que colcar os bichos no freezer não adianta nada, que umidificador direto no quarto faz mal, só inalação mesmo. Tô fazendo tudo errado. Obrigada pelas dicas vou aplicar na Amanda agora...

Joana Baptista disse...

Parbéns mais um mês, esse seu filho é lindo demais, também com uma mamã tõ linda é normal.
Beijinhos e miminhos
Adoro ler o teu Blog tem assuntos sempre tão interessantes.

Paula disse...

Oi Giovana!
Obrigada pela visita!
Nossa, o Lucca é muito lindo, viu? Você está de parabéns!
Um grande beijo e apareça sempre por lá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...