24 março 2008

Entrando no 2º Mês

DESENVOLVIMENTO:
O bebê já mantém a cabeça erguida por mais tempo e, quando deitado de bruços, é capaz de levantar o rosto. Esperto, percebe um ruído com rapidez. Nesta fase, sete em cada dez bebês emitem sons como "he","hu","hi".
CARACTERÍSTICAS:
Ele já chora e sorri. Os acessos de choro acontecem por causa das cólicas e quase sempre tem hora marcada: final da tarde ou começo da noite. Boa parte dos bebês sorri em resposta a outro sorriso. Escutar a voz dos pais ou sons agradáveis também podem fazê-lo sorrir. Se o seu bebê, neste período, já dorme a noite toda, você é uma mãe de sorte. A maioria dos bebês de 2 meses ainda quer ser alimentado pelo menos uma vez durante a noite. Mas a boa notícia é que, agora o seu ciclo de sono está se estabelecendo e ele passa a dormir por períodos mais longos e a se manter acordado também por mais tempo. A maioria dos bebês dessa idade mantém-se acordado por até 10 horas por dia. Você também notará que seus movimentos agora são diferentes, mais suaves e coordenados. Agora ele também pode pegar objetos voluntariamente. Antes era mais involuntário e instintivo.
DESTAQUES:
A maioria dos bebês movimenta os olhos e a cabeça para acompanhar o deslocamento de um objeto. De 6 em cada 10 bebês demonstram reconhecer o rosto da mãe. A visão torna-se um pouco mais nítida. É hora de tomar os banhos de sol diários. Sempre de 15 a 20 minutos. No verão, entre 8 e 10 horas da manhã, ou após às 14 horas da tarde. E no inverno, na parte mais quente do dia. Nesta fase, a atenção do seu filho se volta a objetos e brinquedos multicoloridos ou de formato e desenho diferentes. Deixe-o olhar e tocar a maior variedade de objetos possíveis. Não se preocupe, eles não têm que ser necessariamente brinquedos. Objetos de plástico da cozinha são interessantíssimos.
site: "Roteiro da Mamãe"
Nunca é demais lembrar:
Desde o nascimento, abraçar e acariciar com amor e confiança é vital para o desenvolvimento de uma criança saudável. A massagem para bebês tem por objetivo desenvolver o potencial intelectual e assegurar que a criança seja mais saudável. Mostra que o toque é parte importante do dia-a-dia, nutrindo o corpo, a mente e o espírito da criança, fortalecendo os laços entre pais e filhos. As técnicas de massagem fortalecem o sistema imunológico do bebé, promovem um agradável desenvolvimento físico e mental, estimulam a habilidade intelectual e ajudam na cura da tosse, resfriado, agitação e outras doenças passageiras.
Embora possa ser considerada novidade, trata-se de uma prática bastante comum na Inglaterra e nos países nórdicos, merecendo até a participação do Ministério da Saúde, onde é utilizada como apoio no tratamento de todos os problemas comuns da infância, como febre, vómitos, diarreia e convulsões. Por exemplo: a massagem no rosto pode contribuir para melhorar a visão. Ou um simples movimento no sentido horário na barriga, pode ser o remédio certo para muitas das cólicas de que, não raras vezes, as crianças são vítimas
A massagem para bebês tem por objetivo fortalecer e equilibrar os órgãos internos para que a criança se torne mais resistente a doenças e para estimular o cérebro. A rotina de cuidar da saúde com massagem é uma prática especial para o corpo, destinada a restaurar o equilíbrio das energias para se obter o máximo de saúde e bem-estar. Pode ser realizada a partir do primeiro mês de vida, embora antes o bebé já deva ser tocado, embalado e acarinhado constantemente, de modo a reproduzir as sensações que experimentou no útero para que se acalme e tranquilize.
Além disso, é uma ferramenta que permite aos pais remodelar a interpretação que o bebê faz do mundo, para libertar a sua dor, medos e estresses, abrindo-se a um estado de maior alegria. É através do contato pele com pele, que pais e filhos se encontram com exclusividade, dando assim mais qualidade às suas relações e transmitindo, uns aos outros, confiança e segurança, para chegar a um entendimento muito mais profundo, que os acompanhará durante toda a vida.
Os pais podem aprender a massagear seu bebê desde as pernas, passando pela barriga, peito, braços, rosto e costas, terminando com exercícios de ginástica. Mas mais do que aprender a técnica, pais e bebê vivem momentos de descoberta através do toque.
Estudos médicos já comprovaram que crianças privadas do toque podem desencadear carência afetiva, tornando-se adultos insatisfeitos, inseguros ou ansiosos e com pouca auto-estima. Por outro lado, as crianças que foram massageadas, tocadas e acarinhadas tendem, quando adultos, a manter relações saudáveis pois entregam-se com mais facilidade, são mais abertos, simpáticos e confiantes.
Resumindo:
A massagem para bebês apresenta inúmeros benefícios para pais e bebê tais como: • Facilitar o alívio das cólicas • Aumentar o vínculo pais/bebê • Facilitar o sono do bebê • Diminuir a ansiedade dos pais/bebê • Facilitar a circulação • Diminuir o estresse • Equilibrar o sistema imuninológico • Relaxar e tonificar • Estimular os cinco sentidos • Promover a segurança parental • Favorecer a libertação do hormonio do crescimento • Faz o bebê sentir-se amado • Ajuda a aprender acerca do bebê (necessidades e desejos) • Melhorar a condição da pele • Ajudar na maturidade do sistema nervoso .
pessquisado no site "Bebê Virtual"

Um comentário:

Dri disse...

Oi moça!!! Também adorei seu blog, aiaiaia seu baby é a coisa mais fofa do mundo....Que Deus os proteja e ilumine sempre!!
Estou lendo seu blog.. cada dia leio um pouquinho....
bjokasssss
God Bless You!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...