22 setembro 2007

Saúde e Felicidade !

Duração da gestação: a gestação normal dura em média 40 semanas, com uma variação normal entre 37 (marco da maturidade fetal) e 42 semanas.
Nutrição: O cálculo do ganho de peso ideal deve ser personalizado e individual, levando-se em conta o estado nutricional da gestante, avaliado pelo índice de massa corporal pré-gravídica. Em média, não deve ultrapassar 12 kg. O sobrepeso aumenta os riscos de doenças maternas e fetais. Para que você consiga esta meta, uma avaliação nutricional especializada pode ser realizada, auxiliando a gestante na escolha dos alimentos apropriados para cada trimestre. É essencial que: Faça refeições freqüentes (três principais com pequenos lanches intermediários) e em pequenas quantidades. Não faça regimes durante a gestação. Sua dieta deverá ser rica em proteínas (carnes magras, frango, peixe, ovos, leite e derivados), vitaminas e sais minerais (verduras, frutas e sucos naturais, grãos integrais / fibras). Beba água em abundância para que seu intestino funcione diariamente. Modere a ingestão de pães (prefira os integrais), doces, refrigerantes, massas em geral, frituras e sal, que fazem aumentar seu peso sem contribuição efetiva no desenvolvimento de seu bebê. Evite o álcool, limitando-se à ingestão discreta (social). O fumo deve ser abolido, pois está associado a problemas como partos prematuros, bebês de baixo peso, doenças respiratórias entre outras. Modere o consumo de cafés (máximo de 2 xícaras pequenas ao dia), chá preto, mate e refrigerantes a base de cola, alimentos que podem provocar insônia, irritabilidade, dor gástrica, além de comprometer o aproveitamento de ferro dos alimentos.
Adoçantes: a Sucralose, o Aspartame e o Acetossulfame K são aprovados como seguros para o consumo durante a gravidez.
Vestuário: roupas adequadas para a estação, sapatos confortáveis e baixos para maior estabilidade, sutiã que ofereça bom apoio às mamas em crescimento e meia elástica de média compressão para gestantes devem fazer parte do seu enxoval. Há aumento fisiológico da secreção vaginal no período gestacional, o que pode aumentar as chances de infecção genital. Portanto, prefira as calcinhas de algodão e não use, em hipótese alguma, os protetores diários de calcinha. Colabore para a adequada transpiração e ventilação genital.
Pele: evite expor-se à claridade solar sem proteção. Filtros solares apropriados (com FPS 15, no mínimo) devem ser utilizados diariamente no rosto e partes expostas, para que não apareçam manchas escuras como os melasmas. Para evitar as estrias, além de controlar o aumento de peso, cremes emolientes e óleos podem ser utilizados para que se faça adequada hidratação da barriga, nádegas e seios. Nestes, evitar hidratar aréolas e mamilos, locais que exigem apenas esfoliação com bucha vegetal natural durante o banho, como preparação para a amamentação. É comum o aparecimento ou aumento de pelos, pintas, verruguinhas, acne e alteração das unhas. Também observa-se um aumento do suor e da salivação.
Atividade física: é recomendada, desde que moderada, sem impacto e não competitiva. Se previamente sedentária, a gestante deve aguardar o término do 1º trimestre para iniciá-la. Recomendamos caminhadas, alongamentos, yoga e hidroginástica, que além de contribuírem para manter a forma, diminuem dores musculares e câimbras e previnem o edema, comum no final da gestação.
Relações sexuais: são permitidas durante toda a gestação, exceto se houver cólica, sangramento e ameaça de abortamento ou trabalho de parto prematuro.
Massagens leves e relaxantes como a drenagem linfática são permitidas. Depilação também pode ser realizada.
Viagens de avião: são permitidas, com algumas regras para o embarque. Até 27 semanas, a companhia aérea exige apenas o preenchimento pela gestante de um termo de responsabilidade. Após esta data e até 35 semanas, exige-se também um atestado médico autorizando a viagem. Entre 35 e 39 semanas, somente na companhia do médico responsável. Grávidas com 40 semanas ou mais não deverão embarcar.
Visita ao dentista: importante, para que a gestante seja orientada de como evitar complicações nas gengivas, comuns nesta fase, e preservar o esmalte dos dentes.
Cabelos: tratamentos químicos como tingir e alisar ficam temporariamente adiados, assim como qualquer procedimento que inclua amônia e chumbo. A partir do 4º mês, pode-se fazer clareamentos (luzes e reflexos) desde que se preserve a parte do fio mais próxima do couro cabeludo. Tonalizantes sem amônia podem ser utilizados.
Sinais de alertacomunique imediatamente se ocorrer: Sangramento genital; Dor abdominal intensa, com dor de estômago e distúrbios visuais; Febre; Perda de líquido (“água”) pela vagina; Parada dos movimentos fetais por mais de 12 horas; Urina avermelhada ou ardor intenso ao urinar;Inchaço abrupto de mãos e rosto; Contrações uterinas freqüentes e rítmicas.
IMPORTANTE: Em caso de emergência, dirija-se imediatamente para a maternidade previamente selecionada com seu médico. Enquanto é feito o primeiro atendimento, o hospital irá localizá-lo, para que ele oriente a conduta conforme o caso.
Dra. Flavia Kronfly

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...