22 outubro 2012

Mêsversário da Sofia - 4 meses



Hoje a pequena Sofia completa 4 meses. 
Costumo dizer que esse comecinho passa muito rápido mas que eu vivo cada minuto dele com intensidade. 
Acabamos de passar por uma semana daquelas, com Pico de Crescimento na área e a mamãe ainda está se recuperando das mamadas de hora em hora, faça chuva ou faça sol.
Mas, ela é um doce. Muito sorridente, sempre feliz. 
Deus abençoe nossa família e o caminho da minha pequena. Parabéns, filhota!

Falando nisso...

Talvez seja um ótimo momento para relembrar esses dois assuntos: Pico de Crescimento e Salto de Desenvolvimento.
Achei no blog De Peito Aberto esses dois quadros que achei fantásticos e resolvi dividir com vocês:

Salto de Desenvolvimento



Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Só quer ficar no colo? Não se desespere, pode ser apenas um SALTO DE DESENVOLVIMENTO.
O fato é que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, dando uma acelerada de tempos em tempos - são os saltos de desenvolvimento. O problema é que n o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo pesquisadores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja, ao aconchego do colo da mãe. 
Trocando em miúdos, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior. A boa notícia é que depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade. Certamente há uma certa variação cronológica entre um bebê e outro, mas média observada (experimentalmente) por pesquisadores é a seguinte: 
*05 semanas / 1 mês 
*08 semanas /quase 2 meses 
*12 semanas /quase 3 meses 
*19 semanas /4 meses e meio 
*26 semanas /6 meses 
*30 semanas /7 meses 
*37 semanas / 8 meses e meio 
*46 semanas / quase 11 meses 
*55 semanas / quase 13 meses 
*64 semanas / quase 15 meses 
*75 semanas / 17 meses
Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê de repente começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, cercando o bebê de amor, carinho e bastante aconchego, até que tudo volte ao normal.


Pico de Crescimento



De um dia pro outro seu bebê parece mamar e não ficar satisfeito. Os intervalos que eram de 2/3h passaram a ser de 1h30 ou menos... não é seu leite que esta secando, muito provavelmente trata-se de um PICO DE CRESCIMENTO.
É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. 
Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos: 
* 7-10 dias 
* 2-3 semanas 
* 4-6 semanas 
* 3 meses 
* 4 meses 
* 6 meses 
* 9 meses (mais ou menos). 

Então mamães, lembrem-se: Isso é absolutamente normal e nós vamos sobreviver, nós vamos sobreviver... Estou falando em voz alta pra acreditar também...rs!

3 comentários:

Rafaella disse...

Como passa rapido esse começo...
E ela esta sua cara!!! esta lindona demais...
Parabéns pelos 4 mêses de vida!!!
Bjs

Eliane de Sá disse...

O tempo voa mesmo!!!
A Sofia está linda!
Parabéns!
Bjs

karla dote - butterfly disse...

Oh meu pai... muito obrigada mesmo por este post! minha bebê fará 2 meses amanhã e o que eu tenho sofrido não está escrito!!! Ela está no leite e no peito, é prematura, sofreu um bocado pra viver... eu tenho pouquíssimo leite e, na época de um desses picos aí, eu quase morro porque ela queria ficar O DIA INTEIRO o meu peito e no leite e no peito e no leite, parecia saco sem fundo! Chega fiquei aliviada a ler este post, agora sei que é fase e ainda terão outras, mas agora encararei de outra forma!!! E força pra você também!!! Bjk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...