23 maio 2012

32 Semanas - Contrações Indesejáveis e os Sinais de seu Corpo



Quando completei 32 Semanas de gestação, passei pela experiência de sentir mais contrações do que acreditava ser o normal. Percebia a barriga dura quase o tempo todo. Sentia uma pressão por dentro dela apertando tudo de uma forma que chegava a doer.
Desconfiada, no sábado à noite, resolvi medir o tempo entre elas e descobri estarem regulares, de vinte em vinte minutos. Foram quatro seguidas e depois a regularidade cessou.
Fiquei bastante preocupada mas sabia não estar em trabalho de parto porque as contrações ritmadas haviam parado, mas continuava tendo muitas.
Resolvi então na segunda-feira ligar para o meu médico e relatar o que vinha acontecendo. Por telefone mesmo ele me receitou um remédio muito conhecido para tratamento de bronquite mas, que na própria bula, explica também ser utilizado na prevenção de partos prematuros, já que faz cessar as contrações uterinas.
Comecei o remédio no mesmo minuto mas na terça-feira as contrações continuavam. Liguei pra ele de novo e ele preferiu me ver. Sem dilatação, colo grosso, neném alto. Ufa! Mas, o que eram as contrações? 
Fiz então um exame de urina completo e, dias depois, o resultado apontou uma bela infecção. A infecção de urina causa contrações uterinas e pode até levar ao abortamento/parto prematuro caso não seja tratada. E eu não tinha qualquer outro sintoma mais claros de infecção além das contrações. Então, fazer o exame foi primordial. 
Diante do nome da bactéria e da pequena relação dos apenas quatro antibióticos aos quais ela era sensível, me preocupei pois três deles causariam problemas ao desenvolvimento do bebê. Fomos no único que restou e apostamos todas as nossas fichas.
Foram sete dias tomando o ATB de 12/12 horas e a cada comprimido que engolia, pedia que ele me curasse. Após quinze dias repeti o exame e graças a Deus veio um belo negativo. A infecção ficou pra trás.
Mas, isso vale como um alerta para todas nós, gestantes, que devemos ficar sempre alertas aos mínimos sinais do nosso corpo. Danem-se todos que me chamam de paranóica. Eu sinto quando algo está dentro da normalidade e quando não está. E nestes casos, corro, ligo pro médico, faço exame mesmo, até esclarecer todas as minhas dúvidas.
Aqui tem um artigo bem legal sobre a Infecção Urinária na gravidez. Bem esclarecedor. Fala que ela pode ser assintomática, como no meu caso, e porque ela ocorre. E, pelo sim, pelo não, como diria meu médico: toneladas de água pra dentro!



5 comentários:

Rafaella disse...

Ufa!!!
Que bom que descobriu o motivo...
Realmente infeccão urinaria leva ao parto prematuro...
Eu tive e descori no final da gestação, e quando Davi nasceu teve que fazer exames para ver se tinha refletido em alguma coisa...
Agora é continuar se cuidando e tomar bastante liquido...
Bjs

Simplesmente Mãe disse...

Olá, eu tb tive mtas contrações do meu primeiro filho e vivia repetindo exames de urina.
Por isso a confiança em seu médico e um pre natal direitinho ajuda a identificar qualquer probleminha no caminho.
Não acho paranoia e sim prevenção e AMOR ao seu bebe. bjs

Michelle Lourenço disse...

Graças a deus, descobri a tempo, realmente quando sentimos alguma coisa, sempre dizem isso é psicologico, esta tudo normal, mais só quem esta sentindo sabe que esta acontecendo algo diferente! Sou mãe de primeira viagem e já aconteceu varias coisas na minha gestação, mais graças a Deus esta tudo bem! :)

Cleuci disse...

Oi querida, que susto...
estou aqui super torcendo para o bem de vcs...
amu vc tanto...
adoro ler tudo que vc publica..
beijo grande muita saúde....

Cinda disse...

Nestes ultimos dias tenho esquecido de beber bastante agua. o pior é a preguiça de toda hora ter que ir ao banheiro. Bjo
muita saude para vcs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...