12 setembro 2011

Sumiço, Pirulito e Sashimi




Sumi, sei que sumi. Minha intenção não era essa. Jamais! Mas, as atividades do mundo real tem precisado cada vez mais de mim e, certamente, diante de obrigações a cumprir, a primeira coisa que se corta é o tempo defronte ao computador.
Sem contar que a cabeça começa a ficar totalmente focada em tantas outras coisas que a inspiração não chega e o branco acaba ganhando a corrida.
Mas, aqui estou eu de volta para falar a respeito de alimentação. Porém, não pensem que será mais um post daqueles onde se fala o que é bom, o que é nutritivo, o que a criança deve ou não comer.
Este post será um dos mais inusitados já feitos a respeito. Isso porque ilustrará como assunto principal a dieta do meu amado filhotinho Lucca.
Bom, todos que acompanham o blog sabem que não chego a ser radical mas, sempre fiz questão de dar a oportunidade ao meu filho de ter uma alimentação saudável. Assim sendo, ele mamou exclusivamente no peito até quase sete meses, tendo sido amamentado até os nove. Depois, inseri papinhas doces, em seguida papinhas salgadas. 
As papinhas doces muitas vezes se resumiam em ameixa cozida amassada com mamão, bananinha amassada, maçã raspadinha, etc. As salgadas, sempre com o mínimo do mínimo de sal, seguiam a receita do pediatra. E assim, o tempo passou. Introduzi alguns outros alimentos mas, sempre fiz questão de não incluir doces, refrigerantes, chocolates, salgadinhos, etc., pois acho que ele vai ter o resto da vida pra viciar em tudo isso.
No final das contas, hoje, liberado para experimentar qualquer tipo de alimento que queira, inclusive os antes "proibidos", o Lucca é um garoto com gostos próprios muito peculiares.
Come arroz integral numa boa, adora peixe com o mínimo de tempero possível, só toma yogurte de laranja com mel e só (nem Danoninho ele aceita), até algumas semanas atrás se recusava a comer carne vermelha, só toma leite puro, adora ovos mexidos e pure de batatas, e aceita experimentar absolutamente tudo o que um adulto pode considerar saudável, como salada, legumes ou sucos. Mas, se nega veementemente a colocar em sua boquinha qualquer tipo de refrigerante, chocolate, leite com nescau, macarrão com molho vermelho, docinhos ou salgadinhos de qualquer natureza (e isso vai de brigadeiros a coxinhas). Seu único "pecado" é amar batata frita e pão de queijo. E só!
Fico feliz por isso hoje ser uma opção dele. Talvez, ela tenha se derivado da forma como o criei até os dois aninhos. Porém, quando a porteira se abriu e todos os amiguinhos passaram a destruir nas festinhas de aniversário, ele preferia dizer "Isso é eca" pra tudo aquilo que a gente ama comer. E vale dizer que sou viciada em Coca-Cola e em chocolates. Como quase todos os dias e numa boa, na frente dele, apesar de sua total desaprovação.
Ele tem personalidade e acabo achando ser melhor assim do que ele acabar comendo um monte de coisas que não valem nada para a saúde, ficar gordinho demais e, daqui uns anos ter que privá-lo daquilo tudo.
Mas, confesso que me emocionei e achei que valia um post pois achei uma fofura, algum tempo atrás, ele experimentar um pirulito pela primeira vez na vida. Ele pediu, eu dei, ele deu umas lambidinhas e não quis mais. Daí em diante, umas duas ou três vezes ele experimentou novamente, chupava um pouquinho e dispensava o resto. Hoje na saída da escola lhe entreguei um de uva e ele começou a lamber e eu olhava pra ele no banco de trás com o pirulito na boca e achava aquilo surreal...rs!
E seu intestino me pregou alguns sustos ultimamente. Prendia, soltava, totalmente desregulado. Agora parece que acertamos a medida de tudo e voltou a funcionar direitinho.
Ainda no tópico novidades, ele também inseriu a carne vermelha em seu cardápio e foi de uma forma inusitada. Fomos à Festa do Abraço em São Paulo e chegamos bem depois da hora do almoço. Ele estava faminto. Pedi para o pai comprar algo para ele e, enquanto decidíamos o que comprar - ia ser punk escolher dentro de suas exigências - ele catou meu espetinho de carne e mandou ver! E, depois disso, passou a amar churrasco e carninha!
E, só pra completar a saga das novas e saudáveis descobertas, fomos ao restaurante japonês e ele provou sashimi de salmão e adorou. Comeu também yakissoba mas esse já é paixão antiga dele. Tanto que aqui em casa é chamado de "delissoba".
Pois bem, ele me orgulha, acho um barato esse jeitinho dele. Dia desses fomos à pizzaria e eram mais de dez horas da noite. Obviamente, ele já havia jantado, estava de barriguinha cheia mas foi nos fazer companhia - já que não gosta de comer pizza também. Pediu uma água para beber e começou a beliscar o pão do couvert. Eu e o marido comendo pizza com vinho. O garçom veio e achou graça: a gente comendo pizza com vinho e o garoto a pão e água. Então eu disse brincando: É assim mesmo! Foi mal na escola, deu nisso! E ele, que já nos conhece, sorriu da piada. Mas, uma mulher na mesa da frente ouviu e se indignou, achou um absurdo e disse para sua companheira "ser apenas uma criança", como eu tinha coragem de fazer aquilo. Quase apanhei até que expliquei que era uma brincadeira e que ele não gostava de pizza...rs! A maior saia justa!
Pois então, deixo aqui as fotos dos momentos emocionantes dele chupando pirulito pela primeira vez e da estréia nos hashis.
Logo voltarei com as idéias mirabolantes e geniais que ando tendo para agitar este amado cantinho...rs! 

5 comentários:

Rafaella disse...

E ta sumidona mesmo einh...
Mas não tem jeito, tem horas que o tempo aperta e pronto...
Que lindo ele com o pirulito e os palitinhos...
Muito fofo a alimentação dele, que menino saudavel, isso é muito bom, ter um boa alimentação desde cedo...
Vc pelo menos não priva quando ele quer um pirulito ou ate mesmo a carne e isso é importante, ele ter o diretio de experimentar...
bjão

Vivian disse...

O Lucca daria certinho naquela propaganda do Sustagem Kids: "Mãe, compra brócolis?" rs

Dá uma orgulho danado né? Gá, ao contrário, ama chocolate, mas se alimenta muito bem tbm, graças a Deus. Troca facinho, uma bolacha por uma maçã. E o leitinho aqui, tbm é puro, sempre!

Bjo

Ingrid Faria disse...

Que bom que você está de volta e está bem!!!!!!!! Estava com saudades \o/
kkkk


Beijos

Anônimo disse...

Oi Gi.
Que barato o Luca! Já a Isa adora porcarias e olha q tento evitar mas ela eh muito comilona e todos oferecem.
Bjinhos
Paula e Isa

Clube das mães e pais Blogueiros disse...

Gi, que coisa querida! E que gosto particular mesmo!! Meu filho adora batata e come bastante verdura e legumes, sempre dei. Espero q ele seja um bom degustador como o Luca :)

Imagino que estejas bem ocupada, mas vim te convidar para conhecer o Clube das mães e pais blogueiros (http://maesepaisblogueiros.com). O Clube é uma rede social voltada para genitores que estão presentes na Internet e seu objetivo principal é dar voz aos blogs maternos, fazendo-os crescer e se destacar. La você pode divulgar seu blog, estar por dentro dos sorteios que acontecem na Blogosfera Materna, fazer parcerias, enfim, conhecer outros pais! Nos encontra la!
Um bjo
Dani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...