20 setembro 2011

Post de Terça - High Line Park

Bom, preparem-se! Vou começar em grande estilo! Nesse primeiro post sobre lugares legais para levar as crianças, vou falar sobre um dos que mais gostei de visitar na vida: o High Line Park, em Nova York. E um lugar lindo, diferente e pra lá de criativo. 
Mas, pra conseguir entender o que é esse parque e porque ele e tao especial, vocês precisam conhecer um pouco da história dele. 
De forma bem resumida, no final do século 19, as ferrovias tomaram as ruas de NY e muitos acidentes fatais começaram a acontecer. Então, em 1930, um projeto milionário aprovou o High Line, que era nada menos que a construção da linha férrea suspensa, acima do nível da rua, como um imenso viaduto, cruzando boa parte de Manhattan. Eis que em 1980 essa linha férrea foi desativada e estava prestes a ser demolida quando uma galera se reuniu, salvou a construção e decidiu-se por sua revitalização para uso público. Foram selecionados arquitetos e paisagistas ultra-competentes e o resultado final foi entregue em junho deste ano. 
Eu visitei o High Line logo após sua inauguração final e afirmo: é um lugar fantástico. O que mais atrai é o conceito moderno, as idéias inovadoras que você encontra a cada passo, se surpreendendo o tempo todo. Sem contar que, por ser algo novo, segue totalmente a tendência da sustentabilidade, da conservação. 
E como eles pensaram em tudo, em pleno verão você encontra espelhos d'água para tirar os tênis e correr pela água, tem bebedouro que fala dando conselhos de utilização com consciência, tem espreguiçadeiras para tomar um sol, gramado para piquenique, uma arquibancada por sobre uma rua bem movimentada, elevadores para te levarem até ele e plantas, muitas plantas. Nos túneis, existem artistas que vendem camisetas e coisas sobre o High Line para arrecadaçao de fundos e também uns sorvetes de frutas cultivadas de forma sustentável deliciosos e a cafeteria de café orgânico. Sem contar que nos mais de dois quilometros de extensão você tem o Rio Hudson de um lado e a Big Apple de outro.
Nem preciso dizer que o Lucca amou e qualquer criança do mundo iria adorar. Afinal, ali eles podem correr, se divertir, pular, subir, descer e, no final, descansar e tomar uma mamadeira deitado num banco de madeira, relaxando, olhando para o céu...
Ali é um lugar que vale a pena ir, conhecer, curtir e, certamente, voltar. Confiram as fotos!


Placa informativa na entrada do parque
 Nesta foto da pra entender como esse parque é realmente como se fosse um viaduto

 Me apaixonei por esse bebedouro. Ele fala, com voz feminina, pedindo para que se evite o desperdício de água e que o usuário mantenha o lugar limpo para outra pessoa usar. 

 Essa é a arquibancada que falei. Você se senta e fica assistindo ao trânsito maluco de NY. Ja os pequenos, aqui ficam num sobe e desce sem fim, pulando sem parar!

 Aqui as crianças correm descalças pela água, sobem e descem pelas pranchas dos bancos, numa alegria louca, com direito a briga para ir embora.


 Hora de relaxar com o Empire ao fundo!

Indo embora, descendo pra rua num elevador verde!


Fotos de usuários do Flickr





$: entrada gratuita - mas recebem doações voluntárias para ajudar com a manutenção dos jardins.
Localização: Para subir e conhecer o High Line, localizado no West Side de Nova York, existem várias entradas, todas na 10a. Avenida: 20th Street, 19th Street, 16th Street e 14th Street.



5 comentários:

Paula disse...

adorei a dica!

beijos

Família Iki disse...

Oi Gi.
Pelas fotos já da para ver que o lugar é lindo!
Beijinhos
Paula e Isa

Fabi da Juju disse...

Oi Gi,

Que post bacana, adorei a dica!!!

Beijo

Rafaella disse...

Que lugar lindo, vcs estão se divertindo muito einh, e o Lucas esta adorando...
Estou adorando as fotos...
bjos

Anônimo disse...

Oi Gi, pela cara do Lucca ele adorou o passeio.
Muito bacana a dica.
Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...