25 setembro 2011

Post de Quinta - O Choro do Pesadelo



O relógio marcava 3:51h da madrugada e o choro que vinha do quarto do Lucca era muito alto e triste. Pulei da cama e desesperadamente corri até lá. Quase me teletransportei!
Outras poucas vezes ele já havia acordado de madrugada assustado, mas era de medo do escuro e sanamos o problema facilmente com uma luminariazinha de led colada na cabeceira da cama. 
Dessa vez, o que me marcou realmente foi que, ao perguntar o que havia acontecido, ele me respodeu, em lágrimas: Eu sonhei com os Piratas! Não sabia se chorava com ele ou se ria, tadinho.
Foi muito útil essa identificação que ele mesmo fez pois, foi com esse argumento que eu o convenci que havia sido apenas um sonho, que estava tudo bem e, ainda por cima, o ensinei que o sonho que ele sonhava era dele e que ele tinha o poder de mandar no sonho...rs! Assim, caso os piratas voltassem a aparecer em seus sonhos, que ele se dirigisse aos sujeitos e falasse: Esse sonho é meu! Podem tratar de sair daqui. E nesse momento, ele sorriu. Achou engraçada e simples a saída que a mamãe aqui deu para seu tão grave problema. Tomou uma mamadeira de leite bem quentinho e dormiu, bem seguro no meinho dos pais. Dia seguinte, vida  normal e o assunto nem voltou à pauta.
Fato é que os bebês tem pesadelos desde os seis meses de idade. Uma vida conturbada, o estresse no ambiente familiar ou mesmo muita folia na hora de dormir, podem facilitar o aparecimento desses sonhos maus.
Por isso, a casa tranquila nos momentos que antecedem o sono, uma rotininha de banho, luz baixa e calmaria ajudam a evitar que esse vilão apareça estragando a noite de sono de todo mundo. No caso do Lucca, a coisa foi batata. Ele jogou o Piratas do Caribe no DS, à noite pois o primo estava em casa e, vamos concordar? Como esses pequenos adoram aquele Jack Sparow, suas caras e bocas engraçadas...rs! E aquilo é quase uma realidade pra eles. O Lucca se assusta com a chegada dos guardas e tem medo de uma luzinha verde que faz uns barulhos meio sinistros. Certamente, a luzinha verde estava em seus sonhos...
Mas, logicamente, mesmo tomando todos os cuidados, ninguém está livre de ter pesadelos, oras. Eles fazem parte da vida. Então, o que fazer? Como lidar com eles?
A primeira coisa, é algo bem legal que aprendi com minha mãe. Desde que o Lucca começou a se comunicar, sempre que ela vinha à minha casa pela manhã, a primeira coisa que ela perguntava pra ele era se ele havia sonhado, com quem tinha sido, essas coisas.
Com o tempo, ele aprendeu a identificar os sonhos e muitas vezes conta de manhã que sonhou comigo, com o pai, ou que estava viajando, um barato.
Isso o ajudou a não traumatizar com a invasão pirata daquela noite. Ele conseguiu discernir imediatamente que se tratava apenas de um sonho.
Fora isso, o básico, né? Carinho, segurança, paciência, muito amor e companhia são essenciais nesses momentos difíceis. 
Vale apenas lembrar que outro episódio que muitas vezes atrapalha a noite da criança é o terror noturno. O terror noturno é totalmente diferente do pesadelo pois acontece num momento do sono em que a criança não está sonhando. Ela se mexe, pode falar, estar de olhos abertos, chorar, mas está dormindo. Não há muito o que fazer senão apenas esperar ao seu lado a crise passar e ela voltar a dormir, com o único contentamento de que a criança não se lembrará de nada depois, ao contrário do pesadelo. Mas, nesse caso, é muito bom pedir auxílio e orientação ao pediatra. 

9 comentários:

Vivian disse...

Ô, tadinho do Lucca.

Gá passou por episódios parecidos, no começo do ano. Ele tinha pesadelos com o hipopótamo daquele vídeo, Bichos Cantores. Ele viu no youtube, depois disso foi um deusnosacuda. O medo vinha à noite e durante o dia. Encanou que o bicho morava no meu closet. Durou alguns meses e do nada passou.

O pediatra me garantiu que nessa idade é comum fantasiarem com qq coisa e uma simples sombra pode aterrorizá-los.

Mas com muito amor e muia conversa, td se resolve.

Bjos

Telma Maciel disse...

Ai, Giovana, q tristeza são as noites de pesadelos!!!! Tive desses problemas com a Sofia, sim. Mas o terror noturno é MUITO pior! Eu ficava ao lado dela mas arrepiava de terror! É mto, mto ruim!
Mas eu gostei desse negócio de pedir pra criança contar o sonho q teve.
Um beijo

Rafaella disse...

Tadinho do pequeno...
Como é ruim quando eles tem pesadelos ne...
Que bom que Lucca ja sabe identificar e contar os sonhos, fica mais facil para tudo, ate dele não ter medo e não querer dormir no quarto dele...
Muito bom...
E concerteza a hora que antecede o sono é fundamental para os sonhos...
bjos

Mariléia da costa disse...

Mais uma dica maravilhosa valeu linda!
com meu filhote foi depois de assistir um epsodio do cocorico,mas com uma ajudinha da mamãe passou.

Beijocas!

Eliane de Sá disse...

Vira e mexe, meu pequeno tem pesadelos, agora eleestá aprendendo a identifcar que é sonho, mas mesmo assim, acorda aos berros! Já ocorreu dele ter pesadelo comigo ou com o pai dele e acordar super bravo com a gente e demorar para entender que não foi real.
Seu post está super legal!
Uma ótima semana,
Beijos,
Eliane e André

Kelly - Retrato de Mulher disse...

A melhor parte é coloca-los no meinho do papai e da mamãe. Tem coisa mais gostosa ?!

Beijocas pra vcs.

kelly

Miguel...Presente de Deus disse...

Tadinho..rs Aqui Miguel de vez enquando também acorda assim, adorei o que você disse ao Lucca sobre o sonho dele e vou fazer isso com meu filhote também.rs


Bjokas

Carla e Miguel

Daniela Roos disse...

As mamys tem que estar preparada para tudo, neh?
ótima forma de fazer ele perder o medo de piratas combatendo eles no próprio sonho... tadinho, pesadelo ninguém merece!!
Bjocas
Dani

Mamãe do Matheus disse...

Ah...esses pesadelos sempre fazendo nossos pequenos acordar no meio da noite muito assustados.
O Matheus quando tinha 4 anos e que colocamos ele sozinho no quarto,não podia ver a tal toquinha do cocoricó que ele tinha pesadelos com ela a noite.
Diz ele que ela falava e se mechia..rs*
O melhor a fazer mesmo é acalmá-los e dar um bom carinho para depois voltar a dormir.
Gi tá tendo um projeto muito legal do Itaú e nós estamos divulgando lá no blog.Passa lá para saber e inscrever o Lucca.
Beijinhos e boa semaninha para vcs!
Danny(Daiane Goessling Ferreira do facebook..rs) e Matheus
www.mamysdematheus.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...