10 maio 2011

Corre! A Campanha contra a Gripe está Terminando!


Na próxima sexta feira, dia 13 de maio, se encerra a Campanha de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Governo Federal. A campanha convocou faixas etárias específicas e vários meios de comunicação tem alertado para a importância de se proteger a família contra o vírus da gripe.
Eu confesso que já li muitas coisas sobre vacinas e muitas delas, apesar de serem de fonte um tanto duvidosa, me deixavam temerosa e, toda vez que chegava a hora de vacinar o Lucca, eu sofria.
Mas, quando chegou a data da famosa e temida Triplice Viral (que já não se usa mais e vem sendo substituída pela Tetra Viral), eu resolvi dar um basta nesse papo.
Eu tinha dois grandes medos: o primeiro era referente a um estudo feito na Inglaterra há anos, publicado em uma revista científica seríssima, que dava conta de que o mercúrio contido na Tríplice Viral utilizado para sua conservação, vinha causando alto índice de autismo entre crianças nascidas sem o distúrbio que recebiam a vacina aos 15 meses. Mesmo tudo tendo sido desmentido anos depois, a dúvida sempre povoava minha cabecinha (leia mais sobre isso aqui). O outro medo que eu tinha era com relação à qualidade das vacinas aplicadas em Postos de Saúde.
Como exorcizei os dois? Com informação! O primeiro matei lendo, lendo e lendo sobre o assunto. Formei minhas conclusões, vacinei meu filhote e bola pra frente. O segundo foi conversando com o Pedi do Lucca que, basica e resumidamente, me disse que geralmente as vacinas dos postos são as mesmas das clínicas particulares. Mas, vacinar no posto público acaba sendo até melhor graças à grande rotatividade. Ele me explicou mil coisas boas sobre as vacinas, me alertou sobre a pequena porcentagem de coisas ruins e me convenceu de que realmente vacinar é bom e faz bem.
E, voltando a falar sobre a vacinação contra a gripe, muita gente deixa de se imunizar ou imunizar filhos e idosos da família, por crenças em vários mitos criados através dos tempos. Mas, o fato é que vacinar é seguro e necessário. E ponto!
E, pra completar, ontem ainda recebi do pessoal da Actimel - Danone um email ultra esclarecedor a respeito de vacinação e imunização. Eles estão veiculando uma campanha com o Goleiro Julio Cesar da Seleção Brasileira, trazendo uma mensagem de apoio à saúde pública e incentivando a população brasileira a se vacinar e se defender contra a gripe. Aliás, em breve pretendo fazer um post a respeito desse pequeno tesouro para a saúde que é o Actimel. Segue um trecho do email:
     
Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. No Brasil, estima-se que a gripe infecte por ano entre 10 a 18 milhões de pessoas, sendo responsável por 22 mil mortes. Por ano, a gripe ataca entre 10 e 20% da população do planeta, cercade 600 milhões de pessoas. Só em crianças até 14 anos, a gripe associada à pneumonia causa 600 mil internações.
- Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode tomar a vacina contra a gripe, desde que não tenha alergia a ovo.
- Idosos e crianças têm o organismo mais frágil, com menor resistência a micro-organismos como bactérias, fungos e vírus. Por isso, costumam ficar gripados com mais freqüência.
- Desde 1999, o Ministério da Saúde passou a realizar campanhas anuais de vacinação contra a gripe para idosos com 60 anos ou mais e para pessoas do grupo de risco, geralmente no mês de abril.
-A vacina protege por um ano, mas o vírus da gripe é capaz de mudar suas características com muita freqüência. Por isso, a cada ano é necessário que se tome uma nova vacina.
- A vacina não causa gripe, pois é feita com vírus inativos.
- A vacinação diminui a gravidade da gripe e, portanto, reduz as chances de complicações.
Fonte: Ministério da Saúde.

4 comentários:

Miguel...Presente de Deus disse...

Eu não sei em outros estados mais aqui no Rio infelizmente só estão aplicando em crianças menores de 2 anos,portanto meu Miguelzinho não toma mais pois já tem 2 e 7 meses, fiquei triste porque queria muito que ele tomasse, o pior é que conheço pessoas que podem tomar e não vão por medo e falta de informação.

Bjoka

carla e Miguel

Lu do Deninho disse...

Amanha eu vou tomar a vacina, é muito importante para minha saude e para da minha bonequinha que esta aqui dentro bem protegida !!!

Tatiane Garcia disse...

Muito boa sua iniciativa Giovana! Em tempos de internet as bobagens veiculadas correm de maneira absurda e se cairmos nessa acabamos sendo prejudicadas de bobeira. Eu, gravidíssima tô indo tomar minha dose hoje, e com o aval da minha médica!!
bjobjo

Roupas de Bebe disse...

Vou levar minha pequena para se vacinar amanhã. Devemos proteger nossos pequenos.
Beijos
Ana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...