17 agosto 2010

Leia antes de Usar

Vick Vaporub. Polêmico. Uns dizem que pode, outros dizem que não pode usar. Para o Lucca, usei outro dia quando ele estava resfriadinho com o nariz entupido, e achei que ele passou uma noite boa, respirando melhor.
Claro que temos que ter muito cuidado ao usar produtos com mentol e toda cautela é pouca, especialmente se a criança tiver menos que dois anos.
Por exemplo, no Lucca molhei a pontinha do dedo no vick e depois encostei o dedo na pontinha do nariz dele (não dentro das narinas), e depois pequei mais um tiquinho e espalhei o mínimo possível no peitinho e nas costas. Mas, repetindo, todo cuidado é pouco, pois a criança pode ser alérgica, aí fica grave! Vale sempre consultar o pediatra a respeito.
Pesquisando, encontrei na Net esse artigo: "Produto que é contra-indicado para crianças com menos de dois anos não tem efeitos terapêuticos e pode causar graves reações alérgicas. Há muito tempo os pediatras ouvem relatos das mães sobre a aplicação de Vick Vaporub nas narinas, no pescoço ou no peito de crianças com gripes e resfriados, e muitos deles têm contraindicado o seu uso. Primeiro porque não acreditam em seus efeitos terapêuticos e segundo, porque algumas crianças podem apresentar graves reações alérgicas. Artigo publicado no Journal Watch Emergency Medicine (fevereiro de 2009) retoma o assunto a partir da análise de uma criança de 18 meses de idade atendida em serviço de emergência com sintomas severos de falta de ar que iniciaram cerca de 30 minutos após o uso de Vick Vaporub sob suas narinas em consequencia de alergia ao seu princípio ativo, o mentol. A conclusão é unânime no sentido de que este produto não é recomendado para crianças com menos de dois anos de idade. Na verdade o mentol, ingrediente ativo do Vick Vaporub, segundo os autores, não melhora a respiração das crianças com obstrução nasal e simplesmente causa uma impressão de alívio devido a sensação de que o ar inspirado está mais frio. Portanto, se não tem efeito terapêutico, o que significa que é ineficaz, e ainda é perigoso (pela possibilidade de graves reações alérgicas), fica a pergunta se existe a indicação de seu uso em crianças de qualquer idade. Observação: A embalagem do Vick Vaporub informa que o medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos e sugere que para crianças maiores o médico deve ser consultado antes do uso. A bula também orienta para que o produto não seja colocado dentro das narinas".
Fonte: Aprendendo a vida: Vick Vaporub: ineficaz e perigoso
Amigas queridas, no Blog da Mamãe Modernex, estou falando sobre a preparação dos seios para a amamentação. Vale conferir (ou relembrar)!

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Gi!
Sabe que na semana passada o Pedro tbm estava meio resfriadinho, com a nariz entupido, nada melhorava. Eis então que usei (com muita cautela) o Vick pela primeira vez. No caso dele só passei um pouquinho na região do peito, fiquei receosa de aplicar no nariz.
Enfim, ele melhorou um pouquinho, mas não achei nada demais.

beijinhos
Mari e Pedrinho - Mundo do Pedro
http://mariepe.blogspot.com

Mafalda S. disse...

Que estranho, aqui em Portugal nunca ouvi falar de polémica em torno desse produto. Confesso que também nunca tive de usar na Letícia. Eu já usei e acho que, sem excessos, pode ser uma grande ajuda.

Beijos

Keka disse...

Obrigada pela dica

Rafaela, mamãe da Malu e da Milena!!! disse...

Eu tb já tinha ouvido falar alguma coisa assim a respeito do vick! Nunca usei tb não!
Beijo grande!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...