17 fevereiro 2010

Balanço da Escolinha

Bom, a primeira quinzena de aula teve um saldo positivo. Os primeiros dias foram inegavelmente mais fáceis.
Depois de matar sua curiosidade inicial, o Lucca começou a apresentar alguma resistência. Algumas vezes começa a chorar desde o momento que eu estaciono o carro na frente da escola. Outras vezes ele não quer nem vestir o uniforme. Nas duas situações, converso com ele e apesar da expressão de segurança e o sorriso no rosto, sou bem firme. Ele entra na escola e eu fico esperando notícias, angustiada. Daí, logo vem uma tia me informar que ele para de chorar antes de chegar na salinha de aula. Sempre assim. Daí eu relaxo e fico esperando a hora de buscá-lo.
Na primeira semana ele foi mordido por um amiguinho mas, engraçado, isso não o abalou. Fui buscá-lo e ele estava todo feliz. Daí fomos à praia e ao tirar o uniforme é que reparei na marca nas costas. Fiquei triste e me senti traída na minha confiança pela escola, já que ninguém me avisou nada.
No dia seguinte logo cedo, fui conversar com a Coordenadora. Ela então ficou surpresa que o Lucca tivesse sido mordido também e explicou que um menininho havia tido uma crise de ansiedade e saiu mordendo, fazendo três crianças de vítima. Deve ter sido uma choradeira geral e ao examinarem o Lucca não não viram nada pois a mordida dele foi nas costas e as das outras crianças em locais aparentes - no braço, testa (!) e mão. Ela disse que todas as mães haviam sido avisadas, tanto a dos mordidos quanto a do mordedor e me pediu desculpas por não ter sido notificada do ocorrido pois somente os responsáveis pelos envolvidos são avisados para que não haja maior repercussão entre os outros pais. Como não viram a mordida do Lucca, não me avisaram. Aceitei e voltei a confiar novamente.
Quanto ao ato da mordida em si, já li muito sobre isso e sei que é normal de ocorrer com algumas crianças. Infelizmente, o Luquinha foi a vítima. Mesmo assim, ainda acho que é menos difícil ser a mãe do mordido do que a do mordedor. A mamãe do menininho que mordeu foi uma das mães que mais conversei nos primeiros dias. Ela é muito boazinha e realmente, vem enfrentando problemas de adaptação com o filho dela. Bom, acontece... Mas que eu fiquei com dó, me sentindo muito culpada, isso fiquei. Mas, já passou.
Já na semana passada o Lucca pegou uma gripinha, teve febre e faltou na quinta e na sexta na escola e acabou perdendo o baile de Carnaval. Uma pena! Mas, ele estava bem caidinho e não dava mesmo pra ir.
Agora, na minha opinião, o pior ainda está por vir. E "soneca da tarde" é o nome da vilã. Até semana passada, por conta da adaptação, o horário de entrada foi às 15:30h e eu consegui fazer o Lucca dormir sempre antes de ir pra escola.
Não sei se fiz o certo mas queria que nada atrapalhasse os primeiros dias de aula, nem sono, nem fome. E agora, com o horário novo, mesmo que o coloque para dormir ao meio-dia, como era a idéia inicial, teria que acordá-lo após uma horinha de sono, o que eu acho que vai deixá-lo bem irritado, já que dorme por duas horas, no mínimo. Então, conversei com a Coordenadora e ela me disse para amanhã fazermos um teste. Dou o almoço por volta da meio-dia e meia, e às 13:20h deixo na escola. Se o sono apertar, vão fazê-lo dormir.
Mas quem está apertado é o meu coração pois a horinha dele dormir aqui em casa, à tarde, tem uma rotininha toda especial, que consiste em diminuir a luz, ligar o ar, colocar pijama, meias, mamar e depois chupeta. Daí, naquele silêncio gostoso ele fica agarradinho num projetor que toca música numa mão, segura o meu polegar com a outra mão, e após alguns minutos, dorme. Como será lá?
Ai meu Deus do céu! Como mãe sofre. Se ele não dormir, vai ficar uma pilha, irritadíssimo... e não quero vê-lo assim. Espero que a "Tia do Soninho" seja muito meiga e entenda seu jeitinho. E tomara que ele consiga se entregar, mesmo num local estranho, com gente estranha. Mais uma vez, vamos aguardar.
Estou super ansiosa para a aulinha, amanhã. Depois eu conto como foi...

2 comentários:

Mariléia da costa disse...

Oi,sou léia ak de manaus,tudo bem?
vc ñ tem como coloca-lo pela manhã?
tive esse GRANDE PROBLEMA,mudei de horário e agora esta tudo certo.
E a soneca da tarde continua por exemplo ak em manaus são 16:37 e ele dorme como a coisa mais linda do mundo.bjs

Rita Bonifácio disse...

Gi, o Davi irá iniciar o ano letivo em Junho e optei pelo horario da manhã. Das 7:00 até as 11:30.
Escolhi esse horario pq é quando saimos para trbalhar o Daniel e eu e ele sempre acorda. Então ele acorda toma o Tetê e já vai para a escola, lá ele toma o lnache da manhã, brinca, estuda e quando está na hora da saida é a hora do almoço. Para mim o importante é ele almoçar em casa, descançar, tomar banho e ai sim dormir aquela soneca gostosa.
Escolhi o periodo da manhã porque o Davi é adptado acordar cedo e principlamente não mudar a rotina da tarde, almoço lanche da tarde descanço pra mim é fundamental e só consigo fazer isso tudo a tarde.
Acredito que irá ser a melhor escolha pra ele. De manhã até aqui em casa a rotina se resume em Tetê, fruta, sucos, brincadeiras a tarde é que o bicho pega tem todo o ritual de almoço, banho tetê, fruta e soneca.
Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...