15 outubro 2009

Dia Mundial da Alimentação


Creio que todo mundo já percebeu a importancia que dou para o tipo de alimentaçao que forneço ao Lucca. Alimentaçao saudável e correta (sem fanatismo) faz parte da filosofia do "Nascendo uma Mãe", e no Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, partilhamos com voces umas dicas da Dra. Solange Burri, do Baby Sol, maravilhoso e importante blog que acompanho diariamente e onde leio artigos muito bons e importantes, sempre explicados de maneira clara e didática.

A Alimentação e as crianças

Nos últimos anos o tema Alimentação tem sido fortemente badalado, alertando o consumidor de alguns cuidados que deve esforçar-se por cumprir, no seu quotidiano, mas sujeitos à indisponibilidade temporal, de excesso de trabalho e até de motivação. Estas medidas que, por vezes teimam em ser desvalorizadas são, nos piores casos, implementadas quando já é demasiado tarde…
Em consequência disso, os pais, cidadãos da vida em particular azáfama são, no seu meticuloso papel de educação dos filhos, por vezes, os primeiros a descurar a saúde das suas crianças, ao arrastarem para casa os hábitos alimentares incorrectos que não conseguem vencer.
Cientistas de todo o mundo reportam que as principais causas da obesidade infantil, epidemia devastadora do século XXI, incidem essencialmente na ingestão abusiva de bebidas açucaradas consumidas em resultado de uma alimentação excessivamente rica em sal, que a diminuta actividade física nas idades mais jovens prejudica e o marketing publicitário teima em promover. Sobretudo no contexto doméstico.


Então porque não tirar partido do cuidado alimentar que deve privilegiar nos seus filhos e, a pretexto, mudar também os seus? As regras são simples…

- Honrar o pequeno-almoço com lacticínios, fruta e cereais pouco refinados (pão mistura e cereais integrais);
- Respeitar intervalos das refeições não superiores a 3h30, mesmo que não tenha fome, consuma um iogurte ou uma peça de fruta;
- Abandonar o consumo de refrigerantes e outras bebidas com açúcar adicionado na sua composição;
- Salvar a reputação da sopa, elaborando simpáticas e simples composições de legumes;
- Colorir a alimentação: incorpore sempre, disfarçados ou não, legumes e fruta na comida…é bom e sabe bem, se feito com parcimónia.
- Respeitar o convívio familiar que as refeições socialmente devem destacar: a hora das refeições deve ser uma hora feliz para rentabilizar o pouco tempo que lhe dedicámos. Sorria e… solte a criança que há em si!
- Promover o exercício físico em Equipa com as crianças...todos dormirão bem depois!
- Manter-se sempre actualizado, recorrendo a fontes de informação credíveis que os profissionais de Saúde Alimentar promovem. Acompanhe um sítio on line, leia uma revista, reflicta sobre as notícias…melhore, cada dia, o seu conceito sobre Alimentação Saudável!

É possível, económico…e sabe bem!
Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito fofo o seu blog!! Mais fofo ainda o Luca!! Eu sou mamãe de primeiríssima viagem do João Felipe, de 7 meses e que hj está dodóizinho...com febre e tosse...é de cortar o coração...mas já está medicado e agora é esperar.
Sobre a alimentação, gostaria de saber o que vc acha das papinhas prontas, da Nestlé...? Já que tem um pouquinho mais de experiência q eu...
Vou segui-la tá?
Bjs...
Jad

Cristiane disse...

Oi Gi, amei esse post...tbém dou extrema importância para a alimentação do Enzo e confesso que a uns 4 meses venho incorporando os hábitos e dieta alimentar dele para mim e papai....está valendo muitíssimo a pena e após ler aqui fiquei mais empolgada ainda. Refri, doces e afins não entram aqui em casa com a mesma frequencia de antes rs e fruta, verduras e legumes, que era raridade pra nós agora não podem faltar!!
Aproveitando seu post, queria te fazer uma perguntinha, se estiver sendo incoerente por favor me perdoe. É que no próximo mês vms para o exterior e estou muito preocupada com a alimentação do Enzo lá....vc poderia me dar alguma sugestão??? Uma vez que vcs já foram pra fora com o Lucca penso que poderia me dar um help no assunto....
Se puder me ajudar, segue meu email, através dele posso te dar mais detalhes da minha angústia rs: crisliveira@hotmail.com

Bjão pra vcs e ótimo fds!!

Cristiane disse...

Gi, esqueci de te dizer que não tenho blog, mas estou lá no seu orkut rs...é só pra vc me identificar por lá....
Bjss

Rafaela disse...

ô menina que saudades de vc lá no bloguito, rs.

Menina, me conta onde vc compra os pijamas desse menino, ele é um boneco, muito fowfo.

Adorei essas dicas de alimentação, conforme eles vão crescendo a imaginação e criatividade vão caindo na rotina e deixamos de oferecer alimentos saudáveis para os pequenos ;)

Bjus

Tatiana disse...

Olá! tenho acompanhado seu blog nos últimos tempos, o q tem sido muito proveitoso nos cuidados do meu pequeno Luis Miguel de 3 meses!!!
Gostei muito deste post sobre a alimentação... por enquanto está só no peito, mas já estou me informando sobre isto...
Seu blog é admirável por ser tão informativo, além do fofo do Lucca, é claro! E parabéns pelo seu lindo filho, ele é uma graça!!! muita saúde pra ele e toda sua família
Não tenho blog, mas tomei a liberdade de seguí-la.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...