15 dezembro 2008

MÃE DESNECESSÁRIA

Para todas nós, mães - achei importante este artigo de Márcia Neder. Muitas vezes a vontade de proteger nossos filhos contra tudo é tão forte, e é tão difícil soltar as amarras...
"A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase e ela sempre me soou estranha. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara: Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária. Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isso. Ser 'desnecessária' é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis. Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser 'desnecessários', nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar"

P1050068-1

12 comentários:

Maria José disse...

Adorei o texto e é mesmo tudo verdade
E vocês como sempre lindos na foto
bjs

Carla e Diogo disse...

Eles tornarem-se independentes é bom, é evidente que terão de viver as alegrias, as tristezas, desilusões... nós também vivemos mas preocupação de mãe vai sempre existir!
Beijinhos

Nathália Martins disse...

Olá Gi.
O Lucca a cada dia está mais fofo!
Já conhecia o texto, realmente é muito bom.
É um processo para algumas, lento e doloroso, mas é necessário ser desnecessária :)
Bjs***

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Oi Giovana... Adorei a materia, muito inteligente !

Seu pequeno tá lindo demais !

Beijocas

Anônimo disse...

Oi Gi.
Apesar de serem palavras "duras", sabemos que é a mais pura verdade.
bjk

Cris disse...

Oi, tudo bem? Amei seu post! Muito lindo o seu filhinho, Deus abençoe. Bjs!

Anônimo disse...

Oi Giovana!! Encontrei teu blog hj e AMEI!!!!! Estou grávida de 17 semanas, e me identifiquei com mta coisa por aqui!! Qnta informação útil!! Parabéns pelo filhote lindão!! Bjos!!

Dany disse...

Palavras muito verdadeiras...
bj

Álefe Souza disse...

Aiii, não quero ser desnecessáriaaaaa!! Hehehe! Mas é verdade mesmo! Eu acho tão lindo o Yuri ser independente já para algumas coisas, mas ao mesmo tempo dá um medinho!! Não é fácil né?? Affe!!

Bjs

Rita Bonifácio disse...

Olá Gi, otimo texto.
Acho que realmente iremos nos tornar desnecessárias sim um dia, porém esse distanciamento só será fruto de uma educação que foi bem estruturada que por isso nossos filhos vão fazer escolhas responsáveis que não irão precisar de nossa "ajuda".
Acho isso muito serio e muito importante.
Bjos

Anônimo disse...

Olá querida mamã, este texto é muito verdadeiro apesar de vivermos na dualidade da protecção versus independência dos nossos filhos. Ser desnecessária significa que demos asas aos nossos filhos para eles voarem, apesar de continuarmos a ser sempre a âncora das suas vidas.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Anônimo disse...

Eu já conhecia esse texto. É a mais pura verdade. O Lucca tá cada dia mais fofo. Adorei saber das palavrinhas que ele fala. Deve ser encantador mesmo.
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...