28 outubro 2008

Sem peito mas com muito amor.



Li muito por aí e sempre achei que, depois de certa idade do bebê, o peito era só um carinho, um ato de amor. Segundo o Seo Padeiro, pra quem pode amamentar, até os seis meses o peito é obrigatório e necessário; até os nove meses é muito bom; mas, quando passa disso, torna-se um complemento e, de certa forma, dispensável. Sou a favor a amamentação até os dois anos, sou a favor da amamentação até quando a mãe puder e o bebê quiser.
No entanto, no meu caso, parece que eu, meu organismo e o Lucca combinamos. Assim, ao mesmo tempo que minha cabeça ia me dizendo que seria hora de parar, meu leite foi se tornando cada vez mais escasso e o Lucca passou a não querer mais. No dia do Batizado, foi a última vez que o amamentei. Depois disso, mesmo decidida a parar, teve algumas vezes que deslizei e não resisti, oferecendo o peito pra ele. Ele não quis...queria mesmo a "tetê", que tinha aquilo que ele realmente precisava no momento: o leite, em abundância.
Daí, entendi que ele é um ser vivo, que precisa se alimentar para crescer e viver. E não adiantava eu insistir em dar um peito que nada mais poderia lhe dar. E quanto ao amor, eu poderia dá-lo a qualquer momento, de milhões de outras formas. E assim vem acontecendo...meu Lucca está muito feliz, bem alimentado e mais amado do que nunca. E ele sabe muito bem disso. Ele é muito feliz e nota-se com seu comportamento.
Ao lhe dar a mamadeira, eu o encosto em meu corpo, em meu peito, e deixo que ele sinta meu calor. E no resto do tempo, mordo e beijo meu filho, como uma doida. Ele sabe que o amo.
Meu peito ficou dolorido durante uma semana, mas agora, já voltou ao normal. Aquela sensação do leite descendo, que há muito tempo eu já não sentia, e a boquinha dele me procurando vão deixar muita saudades.
E foi assim que ele desmamou...sem traumas, sem neuras.

21 comentários:

Nathália Martins disse...

Que ótimo. Aconteceu tudo naturalmente e é assim que deve ser... Pretendo amamentar até a Ana Luiza completar 1 aninho, meu peito ainda enche muito, mas se por algum motivo tiver que parar antes, sem problemas e como vc, sem neuras. O amor oferecemos amamentando ou não.
Beijos!

Bel disse...

Que bom que você está com essa cabeça!
Pra mim também, com Line foi a mesma coisa. Ela tinha 6 meses, o leite começou a não sustentar, ela queria mamar de hora em hora e chorava um bocado. Depois da primeira mamadeira (orientada pelo pediatra), ela não quis mais o peito nem pra brincar. (grazzie Dio!)
E o Luca está fofíssimo!!!
Bjo!

Adriana disse...

Infelismente a Giulia mamaou somente até os 4 meses...mas desde então ela sempre toma a mamadeira aninhada nos meus braços.

Anônimo disse...

LIndo o seu depoimento sobre o desmame do Lucca, até arrepiei enquanto lia. Realmente voce tem razão e a natureza é sempre sabia.
O leite seca quando o bebe já não necessita dele para ser feliz e saudavel.
Grande mãe e possuidora de um grande detalhe que é sempre o mais importante: amar , amar e amar e porque não, amar mais um bocadinho...rsrs.
tambem dei o nome de tetê para o peito, mas digo, tetê mamãe (peito) e tete mamadeira. rsrs
grande beijinho

Rita Bonifácio disse...

oi..Gi que relato lindo, até me emocionei...Tenho certeza que o amor de mãe vai além do ato de amamentar..tem muitas coisas além disso...Parabéns por amamentar pelo tempo "certo", para saude de seu filho, mas mais parabens por nos relatar que o amor de mãe é incondicional...
bjos
fiquem com deus...

Dri disse...

Oi Gi.. o Caio está com 45 dias e eu já estou preocupada quando tiver que parar de amamentá-lo..parece que vão tirar um pedacinho da gente, né! É uma sensação maravilhosa amamentar, mas nossos pequenos precisam crescer e nós precisamos aceitar.
Adoro o jeitinho como vc narra seus momentos, sempre me transmitem algo de bom e maravilhoso, tenho certeza que seu amor pelo Lucca é lindo e incondicional. Parabéns minha amiguinha por tamanha dedicação. Bitoquinhas pra vocês. DRI

Dany disse...

Você apenas parou de dar o peito...só isso... você e ele jamais esquecerão os momentos prazerosos que desfrutaram durante todas as vezes em que houve a amamentação... e olha que foram muitas...faça as contas...Todo esse prazer e, ao mesmo tempo, esforço, trarão recompensas ao longo de toda a vida do Lucca, a sua saúde, a sua segurança emocional, a sua confiança...A minha primeira filha amamentei até os 9 meses, já tem 11 anos e tem uma saúde de ferro...Agora Luana, que tem quase 5 meses só está no peito, mas sinto que já já é hora de dar-lhe outras coisitas!
Bj
Dany

Rena disse...

Olaaaa
Há algum tempo tenho acompanhado seu blog e do seu pequeno. Acho suas idéias criativas e sempre escreve de forma esclarecedora e com certo humor. Leio com muito prazer.
Bom...meu pequeno tem quase 8 meses e, como iremos à praia em breve - e vi que vc é de Santos - gostaria de uma ajuda quanto as cositas que devemos levar p/ entreter nosso filhote e tb não termos surpresas qto a sol, picadas de pernilongo, água salgada, papinha etc etc. Será que vc poderia dar algumas dicas?!?!?!

Giovana disse...

Oi Rena, tentei te escrever em seu blog mas não consegui.
Olha, apesar de ser de Santos, levei o Lucca à praia somente uma vez porque o tempo não firmou ainda...não tem feito aquele solzão quantinho...o vento ainda está muito gelado. Mas, segundo o pedi do Lucca orientou, sol, até às 10 ou depois das 16; fora desses horário só com protetor 50 e sem exageros - nada de passar o dia todo na praia; se o clima estiver bem quente, muita água; e não deixar ele colocar a água do mar ou areia na boca - o que é o mais difícil, sempre acaba escapando um pouco. Quanto à pernilongos, aqui em Santos, pelo menos onde eu moro, não sofro com esse problema - moro perto da praia. Acho que eles vivem mais em locais com muito mato, o que não é o caso da minha cidade, que já tem bastante cimento e concreto. E quanto à comida dele, nada muda...acho que vc pode dar a ele o que ele come em casa, normalmente. Uma coisa legal é levar a cadeira de praia e botar na beirinha da água e colocá-lo no chão e ficar só curtindo. Outra é comprar uma mini-piscina e encher de água doce (do chuveirinho da praia) para ir tirando o sal de tempos em tempos e refrescando... Compre um baldinho de praia porque praia sem baldinho, regador e pazinhas, não tem graça...rs**. Mas, o programa em si já é especial e vai ser muito legal, tenho certeza...boa sorte!! Ah! Leve a máquina mas tome muiiito cuidado com os ladrões que não tiram o olho dos nossos pertences, viu...Como em todo lugar, aqui está demais...infelizmente.
Beijocas...

Carla e Diogo disse...

Confesso que neste momento preciso mesmo de parar com a amamentação. Estou muito magra e tornou-se doloroso para mim porque estou com dores no peito. Mas está muito complicado para ele deixar...
Beijinhos e fiquem com Deus

Maria José disse...

Que fotos lindas e cheias de amor, olha que vom fico muito feliz eu queria que acontece-se como vocês, até agora que ando doente a Sofia quer mamar, não sei como vou fazer, mas também enquanto tiver leitinho dou-lhe.
bjokas

Ju mãe de dois disse...

Comigo aconteceu parecido, só que Pedro tinha 6 meses. Aconteceu tudo naturalmente e tbém sem traumas.

bjo pra vcs!
Juli

Unknown disse...

Deus é sábio, a natureza é sábio e assim tudo aconteceu no tempo certo. Que maravilha. Lucca é um gurizinho muito lindo, e com certeza muito amado, pois tem um brilho especial no olhar, que reflete todo o amor que recebe.
E o peito voltou a ser como antes? O leite já secou por completo?
Beijos e boa quinta-feira.
Priscila

Veronica e Lavínia disse...

Lavínia também desmamou naturalmente...sem traumas. Meu leite foi secando e para ela já era difícil a alimentação. Sendo assim....paramos. Mas o carinho continua...forte e maravilhoso.

Bjs

Anônimo disse...

que bom q foi tranquilo! Vejo tantas mamaes sofrendo pra desmamarem.. nessa fase a "tetê" e o resto da alimentação dão a ele td q ele precisa, com certeza.
E o passeio no orquidário, hein? Sem comentários!! Mtooo lindooooo aquele lugar.. não vejo a hr do Nicolas crescer mais um pouco pra eu levar ele lá!! Vou estar aí pro Natal, mas ele vai estar com 7 meses, não sei se já vai curtir..

Beijão em vc e nesse menino lindooooo Lucca!!

Li e Pedro Henrique disse...

Oi Gi....aconteceu o mesmo comigo, quando o Pedro Henrique estava com 7 meses e meio ele foi começando a deixar de lado o peito assim sem traumas, percebi que era hora de introduzir a mamadeira e ele aceitou numa boa...meu leite que ja não era mais aquela abundancia secou de vez...da muita saudade de ver aquela boquinha pequena procurando nosso seio para mamar, mas ao mesmo tempo enetndi que meu filho deu mais um passo para seu crescimento ....bjs

Valquíria disse...

Olá!!! Adorei o seu blog e o seu bebê parabéns ele é lindooo...bjs

Anônimo disse...

Há algum tempo venho acompanhando o seu blog. E o que vc escreve vem me ajudando a esclarecer muitas dúvidas que tinha e tenho sobre a gravidez e bebê. Parabéns seu menino e lindo. Felicidades para vcs. Se puder passa depois no meu blog.Bjs. Jú.
http://esperandomeubebe.zip.net/

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Tivemos a mesma sorte, mas eu fui até os 11 meses e o desmame fi bem tranquilo....

Beijos

Suzana disse...

Com o Pedro foi exatamente da mesma forma. Quando fez um aninho não quis mais mamar e o meu peito secou. Tudo bem tranquilo assim. Mas confesso que eu morro de saudades! Suzy

Dani Páscoa disse...

Já falei que acho ele LINDO!!! Olhei seus ultimos post e fico muito feliz pelo carinho e atenção com qualidade que oferece ao seu bebê

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...