16 agosto 2008

Sentadinho

Ao se sentar sozinho, o bebê vê o mundo de um jeito diferente. Os músculos das costas e do pescoço estão mais fortalecidos para sustentar a posição ereta e seu filho já descobriu onde colocar as pernas para não "despencar". Assim, não levará muito tempo para ele passar a engatinhar, ficar de pé e, finalmente, andar.
Quando acontece
A maioria das crianças começa a sentar por conta própria mais ou menos ao mesmo tempo em que aprende arolar de um lado para o outro e a manter a cabeça erguida. Os músculos ligados a essas atividades se desenvolvem gradualmente desde o nascimento, ficando mais fortes entre os 4 e 7 meses. Noventa por cento dos bebês são capazes de se sentar sem apoio por volta dos 8 meses.
Como acontece
Embora seja possível sentar seu filho com algum apoio praticamente desde o nascimento, ele só vai conseguir fazer isso com facilidade uma vez que tenha controle da cabeça
. A partir de 4 meses, geralmente a criança levanta a cabeça quando está de bruços. Depois disso, ela vai descobrir como se erguer com os braços esticados e o peito para cima, imitando uma flexão. Aos 5 meses, alguns bebês quase sentam sem ajuda, mas é bom ter sempre alguém por perto para socorrer as inevitáveis quedas. Não demora e seu filho passa a entender que para manter o equilíbrio ao sentar, ele pode se inclinar um pouco para a frente e apoiar um ou os dois braços. Por volta dos 7 meses, o bebê já não precisa contar tanto com as mãos e aprende a virar quando estiver sentado para pegar algum objeto. Nessa fase é possível que consiga até fazer força com os braços quando estiver de bruços para tentar se sentar.
O que vem pela frente
Ao perceber que sentado pode se lançar para a frente e se equilibrar nas mãos e nos joelhos, seu bebê estará quase pronto para engatinhar; isso é algo que a maior parte das crianças consegue fazer bem por volta de 1 ano de idade. Alguns bebês de 6 e 7 meses chegam a se balançar para frente e para trás quando estão de quatro. Uma vez que tenham essa habilidade, eles ficam ágeis e muito curiosos -- portanto, tenha certeza de que sua casa está segura para crianças bem antes disso. Muitos pediatras recomendam que se espere para introduzir os alimentos sólidos
até que seu filho esteja sentando com o mínimo possível de apoio.
O que você pode fazer
Ajude seu bebê a se preparar para sentar ao colocá-lo de bruços no chão e chamar a atenção com alguma coisa para que levante a cabeça. Isso é um ótimo exercício para os músculos do pescoço e para o controle da cabeça. Use um brinquedo colorido ou que faça barulho para verificar que a audição e a visão
também estão se desenvolvendo normalmente. Quando o bebê já estiver sentando relativamente bem, coloque brinquedos e outros objetos interessantes perto dele, como colheres e tampas, para que o estimulem a se balançar com os braços.
Quando se preocupar
Caso o bebê não sustente a cabeça para cima por volta dos 6 meses e não tenha começado a tentar se apoiar nos braços quando estiver de bruços, converse com seu médico na próxima consulta. Cada criança se desenvolve de um jeito, algumas mais rápido do que outras, mas o controle da cabeça é essencial para que o bebê possa sentar e depois engatinhar, ficar de pé e andar. Lembre-se de que bebês nascidos prematuramente podem demorar um pouco mais que outras crianças para atingir esse e outros marcos do desenvolvimento.
*O Lucca já fica sentado sozinho, mas sempre supervisionado, já que, de vez em quando, cambaleia pros lados. Ele ainda não tem firmeza suficiente, mas consegue ficar sentadinho, e ele gosta demais, porque isso lhe dá uma certa autonomia, além de proporcionar uma visão muito melhor do que se passa ao seu redor. Ai...estou tão feliz!! Como é bom vê-lo se desenvolver...
E eles ficam tão bonitinhos quando começam a sentar, e tão alegres que dá gosto de ver!!! Que emoção que dá!!

9 comentários:

Denise Azevedo disse...

E a gente se sente tão orgulhosa, né? De vez em quando fico olhando as fotos do João Miguel, tirei muitas fotos dele, de cada fase. Espero que João Gabriel se desenvolva tão bem quanto o irmão. Amiga, o Lucca está de parabéns! Sinto-me orgulhosa por você...rs. E que venham mais descobertas e que a cada dia fiquemos mais abobalhadas... porque é bom demais!

Super beijos,

denise

Maria José disse...

Adorei a foto linda
bjokas

Rita e Davi disse...

Oi gi..lá vai eu e minhas duvidas de novo.....Gi meu bebe agora completa 2 meses...e acorda so 2 vezes pra mama a noite será que ele não fica com fome? o LUcca foi assim?...e outra coisa meu bebe dorme no meu quarto ainda ao lado da minha cama em um moises bem grande..porém acho que vou passar pro quarto dele já mas estou com um aperto no coração...e se le se virar e eu não ver? como foi o Lucca? ele sempre dormiu no quarto dele?....se quiser pode responder pelo meu email...
Beijos
Rita e Davi

Giovana disse...

Oi, Rita

O bebê de dois meses mama de três em três horas, ou livre demanda, isto é, quando tem vontade. O Lucca acordava de três em três horas pra mamar É muito importante para o desenvolvimento!Às vezes o bebê não acorda e pode ficar com fome. Seria importante que você perguntasse ao pediatra .
O Lucca, com dois meses já dormia no quartinho dele. Eu também sou super preocupada e coloco a babá eletrônica, daí ouço qualquer ruído que ele faça e vou lá ver.
É importante também que ele arrote após as mamadas e seja colocado para dormir de lado, com o auxílio de um cobertorzinho enrolado ou outro acessório que não deixe ele se virar de barriga pra cima - no caso de regurgitar não tem perigo de se engasgar.

Beijinhos,
Gi

Rita e Davi disse...

Oi..Gi...é acho que vou perguntar pro pediatra sim..pq algumas pessoas me dizem pra não acordar o bebe pra mama..( eu disse de noite quero dizer de madrugada)...outras dizem que sim...vou perguntar sim amanhã ligo pra meu pediatra..e outra coisa...( desculpa Gi te ocupar tanto)..as mamadas eu conto na hora que começa e então dqui tres horas ou na hora que termina?
Beijos
Rita e Davi...

Giovana disse...

É a melhor coisa é sempre perguntar ao pediatra.
As mamadas contam na hora que começa, tá?
beijinhosss

Elaine disse...

que fofo!!!

entro quase todo dia pra ficar babando seu filhote!
isso que tenho um em casa, hehehe!

beijos

Rita e Davi disse...

MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOO...( prometo não te perguntar mais nada....)
BEIJOS
REVERENCIA PARA O LUCCA...O BEBE MAIS LINDO DO MUNDO...
BEIJOS
DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE...
RITA

Vivi a mamãe do Francisco disse...

Muito fofo ele sentadinho... eu tb me babo toda em ver meu pequeno crescendo... acho que mãe é tudoooooooo igual né...

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...