25 julho 2008

Introdução aos sucos & papinhas

O bebê vai crescendo e inicia seu relacionamento com os alimentos por meio da influência da rotina e preferências da família. Portanto, é de fundamental importância na formação de bons hábitos alimentares o papel da família, incentivando alimentos saudáveis, bem como, seguindo horários certos para as refeições. Manter uma conduta alimentar é imprescindível, que além de nutrir e fazer crescer, possibilite hábitos saudáveis que vão acompanhar este Ser por toda sua vida. O bebê precisa experimentar de tudo para educar seu paladar, do azedo ao amargo é ele que irá definir o que gosta, o que não vale é transmitir preconceitos pessoais ou culturais ligados ao paladar.

Lucca na Casa CorComo o leite materno deve ter exclusividade até o 6º mês, somente após essa idade o bebê irá começar a provar novos sabores. É viável começar das frutas para os legumes e outros alimentos. O suquinho de fruta natural é excelente mais jamais deve substituir a mamada. Aproveitar a fruta da estação sempre fresquinha é uma dica, mas o importante é respeitar o paladar do bebê, portanto, um fruta de cada vez, para que se possa observar as reações de gosto e de reação do intestino e possíveis alergias.O suco deverá ser oferecido preferencialmente com colher ou copo, não sendo necessário a utilização de mamadeira e deve ser dispensado o uso de açucar; a dica é aproveitar o açúcar da própria fruta. Após o bebê conhecer vários sabores, pode-se mistura-las, inclusive com legumes como: cenoura, beterraba, tomate, etc...

Sugestões de sucos: laranja com cenoura, com goiaba, com beterraba; acerola com cenoura; laranja ou maracujá com pêra, com cenoura; beterraba com caju; tomate com maçã e abacaxi com hortelã.
Com as papinhas, deve-se iniciar com uma colher de chá e aumentar uma a cada dia até 4 a 5 colheres de sopa.
Começar pelas papinhas de frutas como banana, maçã, mamão, chegando até 3 colheres de sopa por dia.
Sugestão de papinha de verduras:
500 ml de água
100 gramas de carne de vaca, moída ou frango ou fígado cortados em pedaços pequenos. Colocar sempre pelo menos um representante de cada grupo.
1º grupo - cenoura, beterraba, abóbora e chuchu.
2º grupo – cenoura, cará e mandioca.
3º grupo –couve, couve, agrião, espinafre, acelga, folha de rabanete, folha de beterraba, alface e repolho.
Modo de Fazer:Levar ao fogo a batata e cenoura com água e sal. Deixar cozinhar bem, até quase secar o caldo. Passar em peneira fina.
Cada 4 a 5 dias experimentar uma verdura diferente.
Começar com 1 colher de sobremesa por dia e aumentar aos poucos até 4 a 5 colheres de sopa por dia (80 a 100 gramas). Quando já tiver tomando estas quantidades, preparar a papa, cozinhar junto com a carne ou fígado refogado com salsa, tomate, 1 colher de chá com óleo ou manteiga vegetal. Quando estiver aceitando bem a papa colocar pelo menos dois representes de cada grupo. Acrescentar o arroz nesta fase e 15 dias após iniciar a papa acrescentar caldo de feijão.
Aos 6 meses dar esta papa também no jantar.
GEMA DE OVO –Iniciar aos 6 meses de idade.
Modo de fazer: Lavar os ovos. Colocar em panela com água fria e levar ao fogo. Deixar cozinhar 10 minutos, retirar a gema e amassar com garfo. Começar dando 1 colher das chá de gema misturada com um pouquinho de sopa e aumentar de 7 em 7 dias até dar 1 gema inteira ao final do mês. Dar primeiro a parte de sopa com a gema misturada, até 3 vezes/semana . Não se deve dar a clara do ovo por ser altamente alergênica. Dar com a primeira porção da papinha do almoço.
Aos 7 meses acrescentar grão de feijão.
Aos 9 meses só amassar,não usar mais a peneira.
Após 1 ano iniciar a clara de ovo.
4 meses após iniciar a papinha, esta alimentação será de 4/4 horas – apenas leite materno poderá ser dado nos intervalos, nenhum outro alimento.
Sugestão de horários para crianças amamentadas ao seio materno – com 6 meses.
6H – Seio Materno
8H – Papa de frutas + seio (1º semana)
10H – Papa de legumes + seio (3º semana)
12H – Seio
14H – Papa de frutas + seio (2º semana)
16H – Seio
18H – Papa de legumes + seio (4ºsemana)
20H – Seio
22H - Seio
Caso o bebê infelizmente não possa usar leite materno, os outros alimentos poderão ser iniciados aos 4 meses.
Sugestão de horários para lactentes com mamadeira:
6H- Mamadeira,
8H- Papa de frutas(1º semana), 10H- Papa de legumes + mamadeira(3º semana), 14H – Papa de frutas + mamadeira (2º semana), 18H- Papa de legumes + mamadeira (4º semana), 22H- Mamadeira .

***Respeitar os horários do bebê e da família é importante para que haja sempre harmonia neste lar que acolhe um novo ser com infinitas possibilidades.
in: site da Unimed

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...