30 junho 2008

MESVERSÁRIO - 5º Mês de Felicidade

Cinco meses!
Só sendo mãe mesmo para entender o que se passa no nosso coração.Quando nossos filhos estão alegres, o mundo todo fica mais bonito, mas quando estao doentinhos, nada está bom, nada interessa, queremos é vê-los com saúde, ou brincando, ou "brigando" com o sono, ou fazendo manhas, seja o que for, queremos é vê-los sempre com saúde e diariamente pedimos a Deus por eles e, a cada amanhecer, agradecemos a Deus por tê-los com saúde ao nosso lado.
Aquele sorrisão sem dentes, logo cedo, ao despertar, é o melhor dos remédios contra o cansaço, o estresse e o mau humor. Aqueles olhinhos que nos fitam demoradamente são tudo de bom.
O Lucca começou a tomar suquinho de laranja lima. Uma colher de sobremesa, até completar 50 ml/dia. As caretas que ele faz são uma gracinha (depois vou colocar as fotos).Esta semana foi um pouco estressante, porque ele ficou dois dias sem fazer cocô, estava irritado e chorando bastante. Até dormindo ele chorava e se contorcia. Aí o remédio foi um supositório de glicerina, e tudo ficou bem.
Andou um período trocando os horários ... e o EASY foi por água abaixo momentaneamente.
Agora parece que tudo voltou ao normal. Deve ter sido o tal Salto de Desenvolvimento.
No mais, continua um glutão. Mama muito bem, graças a Deus!Já fica de bruços sozinho, continua querendo engolir as mãozinhas e já está ensaiando para colocar o pezinho na boca. Dá gargalhadas gostosas, acompanha tudo com o olhar, já reconhece as pessoas, enfim, está tudo correndo como deve ser!
Ter filhos não é um mar de rosas, mas é tão gratificante que, somente após termos um filho é que podemos avaliar as coisas como realmente elas são e como são pequenos os problemas que enfrentamos no dia-a-dia.

Parabéns, Lucca querido, pelo seu 5º Mês !

Nós te amamos muito!



O QUINTO MÊS DE VIDA




Os nove meses de gestação se passaram, o parto já aconteceu e um novo membro está presente na família. Os primeiros meses transcorrem com cada dia sendo uma nova descoberta, principalmente na relação entre a mamãe e seu bebê.
Com o passar dos meses cria-se um vínculo emocional, e a criança percebe sua mãe fazendo parte dela, como se a figura materna fosse sua continuidade. Podemos dizer que ambas constituem uma só unidade. Estudos mostram que no intermédio do primeiro e o quinto mês de idade, a relação apresenta-se através da simbiose, ou seja, destacando o desenvolvimento emocional, em que a criança está unida à mãe em uma matriz única e indistinta - uma completando a outra: suprema perfeição. A mãe reconhece à distância o choro de seu bebê, seja este de fome, frio, ou necessidade de trocar a fralda. Ao passo que o bebê reconhece todas as características de sua mãe.
Por volta dos cinco meses, tem início um processo pelo qual a criança começa a perceber, não só o mundo que a rodeia, mas também as pessoas e seus próprios limites corporais. Como exemplo, que mãe já não sorriu ao ver o esforço de seu bebê, tentando alcançar o pezinho, ou explorando os brinquedos em volta do berço? Ele está estreitando contato com o meio ambiente.
Toda e qualquer mudança faz parte do desenvolvimento. Por essa razão, foi necessário percorrermos juntos a retrospectiva acima, para alcançarmos a fase em que ocorre o processo de separação e individuação. Essa fase é marcada por uma extrema angústia de separação, na qual a criança passa, a fim de obter sua identidade.
Mas emocionalmente, a angústia aumenta provocando algumas reações no bebê, que podem percorrer desde a falta de apetite até a dificuldade em dormir. Esses obstáculos que o bebê apresenta ao sentir-se sozinho mesmo que sua mãe esteja por perto, recebe como explicação, que este ainda não conseguiu reter a imagem da figura materna internamente, ocasionando angústia ao perceber que esta se afastou. Pois nessa fase, o que sai do campo de visão da criança é entendido como tendo desaparecido. A brincadeira de achar e esconder, utilizando uma fralda, serve de exemplo. Ao cobrir o rosto do bebê, seu campo de visão fica limitado, e este acredita que a pessoa que está brincando com ele, sumiu. Porém, ao retirarmos a fralda, como num passe de mágica, a pessoa volta a existir e ele sorri.
Com a maturação, o bebê obtém a constância objetal emocional, e assim pode recorrer à imagem gravada internamente de sua mãe. Um recurso muito utilizado é eleger um objeto que represente o elo da relação mamãe e bebê, com o objetivo de proporcionar à criança o sentimento de segurança., mesmo estando longe da mãe.
Por fim, este artigo tentou ilustrar passagens que deixam sem respostas algumas mães.
Se pensarmos que no início, o bebê imaginava-se uno com sua genitora e depois percebe-se sendo alguém diferente dela, a angústia provocada por essa sensação emite sintomas.
E normal a manha, o entristecer, a agitação ou a falta de apetite e dificuldade para dormir, fatores que trazem tanta preocupação aos pais. E ninguém melhor do que você mamãe, para saber o que seu bebê necessita nas horas de sono, alimentação, higiene, lazer entre outras coisas.

Luciana Lopez Fescher Psicóloga Clínica


Aos cinco meses de vida, balbucia e combina consoantes com vogais, como "bá", "pá", "dá". Vira-se para o lugar de onde provém uma voz, conseguindo discernir uma voz doce de outra áspera. Imita caretas e pode estranhar pessoas. Senta sozinho ou com algum apoio e rola para os dois lados. Passa objetos de uma mão para a outra. Chupa os dedinhos dos pés e brinca com eles.
**algumas dicas preciosas para as mamães: nos sucos, evitar frutas ácidas, como a laranja-pera, abacaxi, limão e maracujá; suco só de um sabor para iniciar - não misturar novos sabores até que a criança esteja bem familiarizada com a fruta em questão; não adicionar açúcar e não forçar a aceitação.
“O ideal é oferecer o suco da mesma fruta por cinco dias e caso a criança não apresente nenhuma reação alérgica, outra fruta poderá ser introduzida. O mesmo vale para as papas de frutas que devem ser amassadas em forma de purê, com porções pequenas no princípio"

16 comentários:

Anônimo disse...

Que todos anjinhos do céu venham beijar esse outro anjinho que está aqui na terra muito lindo amiga e essas roupinhas???? Estou encantada muito cuti

Pati disse...

Cada mês seu... é um meu na espera do seu priminho!!!!!
Vamos curtir muito a casa do vovô em Embu!!!!!!
bjooooos

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Cada mês com o seu encanto e descobertas mas todas sem dúvida muito boas... é bom demais ser mamã não é? ;o)
Parabéns Lucca por mais um mês de vida!
Beijos
Tété & Xavier

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Parabéns ao Lucca por mais um mês...

Que papai do céu continue sempre olhando por ele...

Beijos

Maria José disse...

Que lindo, não sei o que fazes mas ele cada vez está mais lindo.
Parabéns pelos 5 meses
bjs

Anônimo disse...

Parabéns ao Lucca por seus cinco meses de vida! E que gatinho, heim amiga! Super beijo,
Denise

Anônimo disse...

Parabéns Luquinha!!! Parabéns Mamãe!!! Desejo muitas alegrias e saúde pra vcs dois!!! Ele continua lindo, como sempre! Adoro o estilo fashion de vestir!!!!
Bjao
Pimenta&Pimentinha

Veronica e Lavínia disse...

Cada foto do Lucca é um lindo espetáculo...porque ele o é!

Como é gratificante ser mãe! Cada dia é uma vitória. Como disse, não é fácil ser mãe...mas é tão lindo!

Parabéns à vcs pelo 5º mês.

Bjs

Unknown disse...

Oi Giovanna...
Sempre vejo seu Blog, mais tinha vergonha de comentar.
Mais hoje não deu o Lucca ta muito lindo nessa foto, um verdadeiro gato.
Parabens pelo filhão

doce isabelle disse...

Parabéns luquinha!!...É um príncipe esse mocinho!...Lindooo!...não consegui postar sobre o vídeo das brincadeiras, mas tenho que falar, essa do cachorrinho arrancar a calça do lucca foi demais!!
Bjs

Mrs. Mom disse...

Parabens pro Lucca tb! tds lindos os bbs desse dia lol! Coisa fofa ele!

Anônimo disse...

Parabéns pra ele e pra vcs tb!
O Lucca tá cada dia mais lindo. Adorei o vídeo aí de baixo...rs.
Bjs.

Anônimo disse...

Parabéns! Ele está lindo, lindo. Acho que está mais lindo a cada dia que passa. A minha pequenina (que também está linda), também fez 5 meses, mas no dia 1.

Unknown disse...

5 meses mais lindos!!!

O teu garoto é um mimo. E nós, as mamãs mais felizes do mundo, né??

Obrigada pela força. Todas as complicações são mais fáceis coma vossa ajuda.

Bjs do lado de lá do atlântico

Álefe Souza disse...

oi, migaaaa!! Saudades, viu?? O nenem tá lindooooo!!

Bjsss

Anônimo disse...

Gi, parabéns pro Lucca! Nunca consegui comentar, mas acompanho seu blog a mto tempo!!
Beijão!

Ps: Atualmente moro em SC, mas tb sou de Stos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...