20 maio 2008

Nariz Entupido & Prevenção

Na foto, o Lucca, com narizinho entupido,
se preparando para a inalação com soro, apenas.
Mudança de tempo é preocupação na certa. É só esfriar um pouco e os pequenos começam a apresentar os sintomas do que pode ser um simples resfriado ou gripe. A preocupação aumenta quando esses sintomas teimam em não desaparecer. Espirros, nariz entupido ou escorrendo, dificuldade para respirar. . . Será a tal da rinite alérgica? Difícil dizer. Segundo especialistas, dificilmente detecta-se a rinite alérgica no primeiro ano da criança. Nos primeiros seis meses de vida é comum que os nenês tenham o nariz constantemente tampado e muita coriza, sintomas facilmente confundidos com os da rinite, mas nesse caso ligados à formação e adaptação natural do sistema respiratório.
De todo modo, a mãe deve saber o que é rinite alérgica e como preveni-la. Ela é resultado de uma reação exagerada do sistema imunológico a partículas que não deveriam representar grande ameaça à saúde, como ácaros, pêlos de animais e pólens. Como conseqüência, o revestimento das vias respiratórias fica inflamado. Isso provoca sintomas desconfortáveis, como espirros, nariz com coriza, congestão nasal e coceira. Em geral a criança que tem rinite alérgica respira muito mais pela boca.
O clima frio e seco também concorre para essas reações. O nariz tem a função de proteger o organismo contra possíveis ameaças, pois filtra e aquece o ar que passa por ele. Quando a temperatura cai, esse órgão respira o ar frio e leva um tempo para se adaptar, o que pode provocar uma reação exagerada. Daí a maior incidência de doenças respiratórias nesta época.
Questões hereditárias: Apesar de apenas ser possível detectar a rinite alérgica com segurança a partir do segundo ou terceiro ano de vida, existem alguns fatores que podem indicar com antecedência quando a criança tem maior ou menor propensão a desenvolver a doença. Nesse cenário, o fator genético é o mais importante. Filhos de mãe ou pai alérgico têm quatro vezes mais chance de desenvolver o problema. Quando os dois, papai e mamãe, são alérgicos, a probabilidade sobe para sete vezes. Para essas crianças, o cuidado deve ser dobrado.Quanto mais se mantiverem longe delas os fatores ambientais causadores de alergia, mais tempo ficarão afastadas da rinite alérgica. "Nessa fase da vida do bebê, o mais importante é oferecer condições para que ele não desenvolva a rinite alérgica. Ou seja, a prevenção é o único remédio", afirmam os estudiosos.
Como prevenir: A primeira providência que toda mãe deve tomar é amamentar o filhote. "O aleitamento materno oferece maior resistência à criança, dificultando a instalação da alergia", explica a especialista. O quarto do bebê também deve ser foco de atenção. É importante que o ambiente seja de fácil limpeza, evitando-se bichos de pelúcia, tapetes e cortinas. O colchão e o travesseiro devem ser encapados com material impermeável ou capas antialérgicas. Prefira edredons a cobertores. Se o ambiente tiver ar condicionado, é importante que esteja com a manutenção em dia. Outro cuidado é evitar o contato com fumaça de cigarro e, se possível, atrasar o ingresso do pequeno na escolinha. A rinite alérgica não é contagiosa, mas infecções virais, contraídas de outras crianças, podem desencadear o processo alérgico.

Para a limpeza da casa: deve-se preferir o pano úmido em vez da vassoura ou do espanador. O aspirador de pó também é um aliado. Quando utilizado adequadamente, retira todo o pó do ambiente, especialmente se for equipado com filtro HEPA(high efficiency particulate air filter), que retém até 99% das impurezas do ar. Evite usar produtos com cheiro forte e, sempre que possível, substitua-os por álcool. E mantenha a casa arejada, já que os ácaros preferem ambientes escuros e úmidos.
Todos esses cuidados são determinantes para deixar a criança longe da rinite alérgica. Atualmente existem tratamentos que não curam, mas controlam os desconfortos. "A constante higiene nasal e o uso de antialérgicos fazem desaparecer os sintomas", explicam. Para manter as narinas hidratadas, utilize solução de soro fisiológico e evite os descongestionantes.
O tratamento mais adequado deve ser indicado por um alergologista, que detectará com testes a que tipo de substância a criança é alérgica. Em alguns casos vacinas têm grande êxito.

É difícil saber quando a rinite alérgica poderá aparecer, mas preveni-la não é tarefa das mais árduas. Basta seguir alguns cuidados simples para garantir maior tranqüilidade para seu filhote.
**Quando se tem ar condicionado no quarto do bebê, é muito importante colocar um balde ou uma bacia com água para que o ar do ambiente não fique seco de mais e assim ressecadando as mucosas das narinas dos nossos bebês.
Achei essa receitinha num site de aromaterapia, achei bom, mas antes de usar é sempre bom consultar o tio pediatra.

Nariz entupido
• 2 gotas de óleo essencial de EUCALIPTO
Preparo: Esta fórmula é específica para crianças e bebês.
Aplique as gotinhas de óleo essencial em uma colher (sopa) de leite integral.
Despeje a mistura na água quentinha do banho noturno.
Tratamento: O vapor da água proporcionará uma espécie de inalação muito suave, que desobstruirá o nariz.
Na hora de dormir, aplique duas gotinhas do óleo essencial de eucalipto no travesseiro,
longe da face do bebê, mas suficientemente perto para que o aroma chegue ao olfato.

14 comentários:

Dona Encrenca disse...

Já anotei a receitinha!!!

Simples e eficaz...

Bjs!!

doce isabelle disse...

Oi Giovana
A Isabelle também fez inalação a duas semanas atrás, nesse tempo maluco, hora sol hora frio, não tem jeito, eles acabam ficando resfriadinhos. Meu filho mais velho tem rinite crônica, deveria hidratar as narinas sempre, mas quem disse que ele escuta a mãe?...o soro fica no quarto meses sem ser usado, até eu precisar trocar por outro, e o nariz dele sempre entupido...
Quanto ao Lucca, pose de galã até quando está dodóizinho!!!...fofo!
Bjs,

Mamãe Mi disse...

Tadinho do Lucca!!!Mas com essa mamãe que ele tem que apesar de estressada...rsrsrs... tem uma cartilha maravilhosa de como cuidar bem do seu bebê ele vai se sair muito bem, até fazer umas mainhas de vez em quando pra receber cuidados e xamegos extras...estimo as melhoras do seu pequeno!!!Bjs pra vcs!!!

Vivi a mamãe do Francisco disse...

Nada como ler e saber das coisas né, uma mamãe entendida vale mais que ouro rsrsrs...

Espero que o Lucca fique bem logo e se livre da chatice que é ter o narizinho entupido...

Beijos e bom feriado

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Oi, o Martim tb anda sempre com o nariz entupido mas a pediatra diz que é normal, o meu marido tem rinite mas ela diz que isso n quer dizer que o Martim venha a ter,m que se eu tivesse ai sim poderiamos pensar.. vamos ver..
As melhoras rápidas para o Lucca!
Beijocas nossas

agarraavida.blogspot.com disse...

Olá, espero que o Lucca esteja melhor do narizinho.
Beijinhos.

Alê disse...

Oi, obrigada pela visita...
Nem me fale em nariz entupido, passei apuros com Caio esses dias!!
Espero q estejam melhor.

Bjs

Naty e Mady disse...

Haa amiga mudou o temppo mudou tudo neh?!
Sabe eu coloco todos os dias a noite a banheira com água morna no quarto eqto a Mady dorme, acho q isso tem ajudado bastante!
Melhoras pro garotao lindo e bom feriado pra vcs!

Mrs. Mom disse...

Ai ki judiacao, gracas a Deus aki o tempo tende a eskentar, xega de frio e neve so kero saber de calor agora =) ... espero ki o Lukinhas melhore logo! bjinhus!

Joana Baptista disse...

Olá linda mamã
Que boas dicas! As melhoras para o Luccinha que está lindo mesmo entupidinho

Maria José disse...

Tadinho as melhoras para ele.
Até doetinho continua lindo e super simpático
bjs

Anônimo disse...

NOSSA ADOREI LER ESSA MATERIA MINHA FILHA TA COM O NARIZ ENTUPIDO HÁ UNS 8 DIA,TA TOMANDO PREDSIM,ALLEGRA E INALAÇÃO COM SORO.DE MANHA FICA ENTUPIDO A PARTE DA TARDE MELHORA E A NOITE VOLTA DEVE SER ESSE TEMPO AQUI EM MATO GROSSO DO SUL O TEMPO ESTA TRISTE ATE MESMO MEU NARIZ ESTA CHEIO DE FERIDA FAZ UNAS 8 MESES(TENHO 31 ANOS)..BEIJOS A TODOS

kely e Amanda disse...

É muito dificil ver os amores de nossas vidas sofrendo com esses malvados resfriados, é válido nos informarmos e dar muito amor e colinho para nossos amados.

Sophia disse...

Esse é o post que nos fez se conhecer!!!!!!:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...