09 maio 2008

Baba baby

Na foto, o Lucca e a babinha

Já faz algum tempo que você vem percebendo um aumento de salivação na boquinha do seu filho. É quase impossível não notar, afinal, o macacão está sempre molhado de tanta saliva que escorre pela boca. Você examina, não acha nada. Mesmo assim, continua intrigada: mas por que tanta baba? Será que isso é normal? Até quando será assim? Fique tranqüila! Provavelmente, não há nada de errado com seu bebê!


Na verdade, o que acontece é um fenômeno com nome engraçado, chamado sialorréia, que nada mais é do que a perda não-intencional de saliva pela cavidade bucal. Isso é normal em crianças dos três aos 24 meses, período em que acontece desenvolvimento do controle neuromuscular. Nesta fase, as glândulas salivares estão amadurecendo, a salivação aumenta e os bebês ainda não têm coordenação para engolir todo o volume produzido.

Tem dentinho chegando! A partir dos seis meses, os primeiros dentinhos começam a despontar. Por isso, não se assuste com algumas mudanças de comportamento. Nesta fase, normalmente os bebês ficam mais irritados e mal-humorados. As gengivas mais inchadas e uma sensação incômoda - afinal, antes não havia nada em suas boquinhas! - são as responsáveis por isso, e acarretam também mais baba. É claro que isso varia muito de bebê para bebê: enquanto alguns sentem esta mudança mais fortemente, outros nem parecem ter dentinhos novos. Porém, é bom ficar atenta: outras situações também podem estimular a produção da saliva, como aftas, resfriados e o refluxo gastresofágico. Nestes casos, deve-se cuidar da causa para acabar com a conseqüência. Se a situação não melhorar por volta dos dois anos, quando a criança já domina melhor a arte de deglutir, converse com seu pediatra para ter a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo. A salivação constante e o fato de a criança babar exageradamente também podem ser causados pelo posicionamento incorreto da língua. Para descartar qualquer disfunção, não hesite em tirar todas as suas dúvidas com o pediatra. Afinal, o médico é a pessoa mais indicada para investigar qualquer problema com o seu bebê.

in: site Johnson's

5 comentários:

GLAUCI LEANDRO disse...

Que foto mais linda... ops esse menino é lindo né...
Mto interessante esse post...
Bjos

Dri disse...

eu é que fiquei babando, ai que coisa mais fofucha da mamãe....
Deus os abençoe!!!
O Luquinha cada dia mais fofo!!

Adriana disse...

Oi Giovana!

Seu blog está cada dia mais lindo! Ah, e o Lucca nem se fala! Coisa mais fofa (e como é fotogênico, né?) Parabéns!!

Passei por aqui para te desejar um FELIZ DIA DAS MÃES, que tenho certeza, será maravilhoso!!!

Beijos! :)

Darlene Chaves disse...

Oi Giovana

Feliz dia das mães!!!

bjs

Ju mãe de dois disse...

Pedro tbém tá desse jeito...um babão :)

bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...