11 março 2008

* Sobre a Shantala *

Anteontem, o Lucca estava com dificuldade para evacuar, e ficamos preocupados... as vovós já queriam levá-lo ao médico, pois o coitadinho até dormindo fazia muita força, ficava vermelhinho e gemia bastante. Uma peninha, era de cortar o coração.
Na hora em que ele acordou, de tardezinha, foi-lhe aplicada uma massagem, a Shantala, dando especial atenção à barriguinha e, dali a pouco, soltou um cocozão, depois mais um... foi uma festa..rs..
Hoje o intestino já está funcionando normalmente, já evacuou duas vezes, e está calminho.
Já foi postado aqui sobre a Shantala e, como acho super importante, vou colocar novamente o artigo e os links. Pode também procurar no google, onde há muitos artigos, fotos e vídeos ensinando a fazer a masagem.
"O toque, o mais antigo dos sentidos, ainda é um tabu em nossa civilização. O médico francês Frédérick Leboyer foi o responsável por introduzir no dia-adia de muitas mães, a arte hindu de massagear as crianças aprendida com Shantalla.
Leboyer, mais poeta que médico, descobriu a magia de Shantalla durante uma viagem à Índia.
A idéia é fornecer o que é fundamental para as crianças: contato, amor, carinho. Através da comunicação entre a mão e a pele (e mãe e filho), feita silenciosa e atentamente, como exige toda prática corporal, surge um novo relacionamento, cheio de amor e alegria, onde o aperfeiçoamento e o cuidado se revelam, claros como o sol da manhã.
A shantalla é um conjunto onde tudo interage e que você irá aperfeiçoar de acordo com sua sensibilidade. "O importante é o contato da mão da mãe com a pele do bebê" .
A melhor hora para fazer a shantalla é antes da soneca matinal do bebê. Logo depois da massagem, você dará o banho. No verão, pode fazê-la ao ar livre, deixando a criança ao sol. A técnica pode ser iniciada quando o pequeno entra no segundo mês. Até então, eles são muito frágeis para ficarem longos períodos de tempo sem roupa.
Um aviso importante: a shantalla deve ser evitada se o bebê estiver com febre, resfriado, com disenteria ou infecções. Outro lembrete: entre o segundo e o terceiro mês, a criança só está acordada enquanto estiver com fome. Então, para você conseguir fazer a massagem, dê o peito apenas o suficiente para forrar o seu estômago e siga as demais instruções. Caso contrário, se ela estiver satisfeita, bem alimentada, irá adormecer logo em seguida, e você não poderá acarinhá-la com técnica"
♥ ♥ ♥ ♥
♥ Leia mais e veja aqui como fazer a Shantala em seu bebê!
Clique e Assista ao vídeo ensinando a Shantala

Um comentário:

Clau disse...

Gi, essa coisa de intestino preso é assim mesmo. Tem dias que funciona bem, tem dias que eles sofrem um pouquinho. O organismo tá se formando e eles precisam se adaptar às mudanças. O Matheus nunca ficou sem fazer, mas tinha muita dor pra evacuar. Daí a gente dava chazinho de ameixa preta e ele ficava bem! E adorava!! Em compensação, a filha de uma amiga minha chegava a ficar 7 dias sem fazer cocô!!! Isso sim é triste!!! Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...