10 fevereiro 2008

Cólicas, mais dicas:

Choro inconsolável, coloração avermelhada da pele, região abdominal endurecida e movimentos com as perninhas. A duração é de aproximadamente 3 horas, com início no final da tarde ou noite.
Surgem geralmente após a 2° semana de vida e costumam persistir até o final do 3° mês.
Alguns bebês têm em grande intensidade, enquanto outros conseguem se livrar delas. São as famosas cólicas dos bebês!
Várias são as causas, mas a imaturidade intestinal e excesso de ingestão de ar durante as mamadas são as causas mais importantes. Alguns fatores que pioram as cólicas são a dificuldade do bebê em se adaptar ao seu novo ritmo de vida e de sono, alergia alimentar e alimentação materna. Sabe-se que o leite de vaca e seus derivados, chocolate, alimentos gordurosos, frituras em excesso, comidas condimentadas, refrigerantes e produtos à base de cafeína passam pelo leite materno e podem acentuar a cólica no bebê.
Não existem fórmulas mágicas para evitá-las, mas alguns truques ajudam a diminuir o desconforto do bebê. Não há nenhum medicamento, e muito menos receita caseira, que acabe verdadeiramente as cólicas. As medicações disponíveis serão receitadas pelo médico e em muitos casos não resolvem o problema.
  • Algumas dicas incluem: Compressa quente na barriga do bebê durante 10 a 15 minutos;
  • Exercícios com as perninhas - Mexa as perninhas como se ele estivesse andando de bicicleta ou estique e dobre as pernas sobre o abdome,
  • Colocar o bebê com a barriga para baixo por 10 a 15 minutos [lembrar de não deixar o bebê dormir nesta posição pelo risco da Síndrome da morte súbita,
  • Arrotar depois das mamadas,
  • Quando existem outros tipos de problema, além do choro a criança apresenta outros sinais e sintomas associados.

Boa sorte aos pais e muita calma, pois o melhor remédio é mesmo o crescimento do bebê.

***************
Site: Dra. Juliana, Pediatra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...