05 dezembro 2007

Pai e mãe, na prática, sempre aprendendo

  1. Arranje tempo para ser pai. Na sociedade moderna, muitas vezes o homem é apenas uma máquina de trabalhar. Você precisa se esforçar para ser um pai de verdade para os seus filhos.
  2. Seja um pai atuante - converse, brinque, invente, viaje junto. Aproveite toda e qualquer oportunidade para interagir.
  3. Às vezes, o Distúrbio de Dediciência de Atenção (DDA) é realmente distúrbio de deficiência de atenção do pai.
  4. Divida com sua parceira a tarefa de disciplinar os filhos. Muitas vezes, o menino vai atender mais a você do que a ela, não por medo, mas pelo respeito que sente e pela vontade de agradar você. Não bata no seu filho nem o assuste. Isso só vai servir para torná-lo agressivo com os outros.
  5. O menino copia tudo o que você faz. Êle vai copiar o modo como você trata a mãe dele. Vai adotar as suas atitudes, quer sejam racistas, de eterna vítima, de otimismo, de atenção e justiça e assim por diante. E ~ele só vai saber demonstrar as emoções dele se você demonstrar as suas.
  6. A maioria dos garotos adora brincar de lutar. Use essas brincadeiras para se divertirem e também para ensinar a ele autocontrole, a saber parar e estabelecer algumas regras para quando o jogo estiver ficando violento demais.
  7. Ensine seu filho a respeitar as mulheres e a se respeitar.



  1. Ter um filho homem traz à tona os seus sentimentos sobre os homens em geral. Tome cuidado para não descarregar os seus preconceitos sobre um ser tão inocente.
  2. Se você não tem experiência na educação masculina, não tendo ajudado a criar os irmãos, por exemplo, peça ajuda a alguém que você conheça para lhe falar o que é ser homem. E não tenha medo do corpinho do menino.
  3. O menino aprende a amar com a mãe Seja gentil, afetuosa e aproveite a companhia do seu filho.
  4. Ensine ao seu menino sobre as garotas e como se lidar bem com elas.
  5. Elogie a aparência e a conversa do seu filho para que ele se sinta bem consigo mesmo.
  6. Vá mudando o modo de agir conforme o filho for crescendo. Preste muita atenção à segurança e providencie para que a vida dele seja saudavelmente equilibrada, recuando um pouco quando ele entrar na adolescência, mas sem perder o contato com o seu mundo, suas preocupações e suas possibilidades.
  7. Na adolescência, deixe que aprenda com as consequências de suas atitudes (ou falta de atitude), como se distrair e chegar á escola atrasado, por exemplo. Esta é a época de aprender o que é responsabilidade.
  8. Estimule, desde cedo, o prazer de preparar uma refeição e depois aprecie os resultados.
  9. Cuidado para não entrar em grandes conflitos com o adolescente, especialmente se você cria o seu filho sozinha. Acalme-se e depois volte ao assunto com lógica.
  10. Se você é daquele tipo de mãe forte e capaz, cuidado para não afastar seu marido dos filhos nem impedir que ele faça sua parte na criação deles. Você e seus filhos precisam que ele se envolva. Estimule sempre a aproximação de pais e filhos.

retirado de " Criando Meninos " de Steve Biddulph

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...