29 outubro 2007

Ah ! a lua !!!

Na antiguidade, as mulheres seguiam as fases da lua para se orientarem com seus ciclos menstruais, na gestação, controle hormonal, dentre outros fatores. Praticamente tudo o que se referia ao feminino era orientado pela lua, com seus ciclos e fases.
Cientificamente comprovado, nos dias atuais a lua exerce grande poder sobre as águas e marés. O ser humano é composto de 70% de água. Logo conclui-se que nada mais justo e certeiro que a lua exerce grande influência nos seres humanos também.
Falando especificamente sobre mulheres, há várias pesquisas em torno das fases da lua e a quantidade de partos que ocorrem, principalmente na lua cheia. Se não me engano a Unicamp desenvolveu uma pesquisa, mostrando que cerca de 70% das gestantes quando próxima da data prevista do parto, e chega a virada da lua cheia, as maternidades lotam, faltando até leitos e quartos. Claro que estou relatando sobre o parto normal ou natural. E é sabido que os médicos contam a gestação por semanas, o que acarreta num ciclo lunar, pois cada semana tem 7 dias, no final de 4 semanas, teremos 28 dias, que é aproximadamente o ciclo lunar.
As pessoas se enganam ao pensar que estão tão distantes assim dos nossos antepassados, se pararem para pensar, nesses simples detalhes, do cotidiano de qualquer obstetra, gestante, mulher em geral e claro do próprio ciclo menstrual considerado normal, aí sim, pode-se ver o quanto estamos próximos do passado.
Também já foi relatado que é muito mais fácil a mulher engravidar na lua cheia, e para isso ela deverá menstruar na lua minguante para a nova. O que falta nos dias atuais, é que as mulheres percebam esses pequenos detalhes e se conectem com a lua, com aquela que controla o ciclo de nossos corpos, que ajuda a nos deixar “reguladas”.
Eu chego a afirmar que se as mulheres tentassem se sintonizar novamente com as fases da lua, pelo menos 60% dos casos de infertilidade do mundo atual iriam desaparecer. As mulheres trabalham, fazem carreiras, cuidam da casa, do marido, acumulam tarefas – não as dividem, apenas acumulam – fazendo com que elas se esqueçam de si, e do grande poder que o feminino possui. Distanciam-se de suas deuses internas. As mulheres estão se perdendo, não conhecem o próprio corpo e a intuição tipicamente feminina está sendo deixada de lado.
Em primeiro lugar, aposto nas anotações feitas (normalmente) por todas as mulheres, onde são marcadas em calendários as datas da menstruação.
Pegar essas datas e transpô-las para um calendário lunar, ou seja, verificar em que fase da lua ocorreu à menstruação; Contando a partir do primeiro dia da última menstruação, quando chegar aos 10 meses lunares ( 10x28=280 dias) o seu bebê estará nascendo (ou dez luas ). Portanto, se chama mês lunar a cada período de 28 dias que venha depois da data do seu último período menstrual (1 mês lunar = 28 dias = 4 semanas).
Fonte: E-family-net

Por que sua conta nunca bate com a conta do médico?


O médico começa a contar desde o primeiro dia do último período menstrual (quando a mulher não sabe dizer o dia exato da concepção), ou seja, provavelmente duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. O cálculo também é feito por semanas, ao invés de meses. Por exemplo, 4 semanas é igual a 28 dias, que resulta em um mês lunar. Diferente de um mês que você está acostumada, que em geral tem 30 ou 31 dias, o que dificulta a contagem. Portanto, para este serviço iremos considerar que a gravidez dura em média 280 dias ou 40 semanas.
O pré-natal é muito importante para que se tenha uma gravidez tranqüila e um ótimo desenvolvimento do seu bebê. A primeira consulta acontece quando você ainda suspeita da gravidez e segue por acompanhamento mensal, quinzenal a partir de 32 semanas, e semanal a partir de 38 semanas


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...