10 outubro 2007

23 semanas!!!


Por volta da 23a semana a parte superior do seu útero está se avolumando bem acima do umbigo. Você deve estar engordando de 240 a 480 gramas por semana. Parece que é muito mais!!

desenvolvimento do bebê

Por volta da 24a semana os órgãos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, localizados dentro da orelha, já estão formados e do mesmo tamanho que os dos adultos. Você terá a sensação de que há uma bolinha rolando dentro de sua barriga, ou que há um peixin ho nadando lá dentro!! à medida que o bebê vira de cabeça para baixo, de cabeça para cima e de lado, antes de dar uma nova cambalhota. Os olhos se abrem depois desse período. Surgem delicados cílios e sombrancelhas - tomara que ele tenha os cílios do pai!!! São longos e lindos!!. O interior do útero nem sempre é escuro. A luz solar ou uma forte iluminação artificial são filtradas através das paredes abdominais, produzindo uma luminosidade rosada. A pele é vermelha e enrugada como se estivesse sobrando e é tão fina que é possível enxergar os vasos sanguíneos. Nessa fase suas pulsações poderão ser ouvidas por meio de ultra-som ou um estetoscópio comum ou Pinard (em forma de corneta). As unhas já se formaram. O bebê fecha os punhos e soca a parede muscular uterina - eu sei!!!.
Do topo da cabeça até as nádegas, o bebê mede aproximadamente 20 cm. O bebê está engordando e se desenvolvendo mais rápido agora. Pesa 420 gramas.

. O bebê tem uma vida ativa no útero. Movimenta-se, degusta, cheira, enxerga e ouve.Fofo!!
. Os saborosos elementos contidos no líquido amniótico são glicose e frutose, sal, proteínas, uréia, ácidos gordurosos e aminoácidos. O bebê engole o líquido
. Existem mais formações que dão origem ao paladar na boca de um bebê no ventre da mãe do que na boca de uma criança ou adulto.
. Se injetar uma substância amarga no líquido amniótico, o bebê engole em menor quantidade. Se for adoçada artificialmente, o bebê engole 2 vezes mais rápido.
. Os movimentos rápidos dos olhos, aqueles que ocorrem durante os sonhos dos adultos, surgem na 23a semana. Quanta novidade!! Quanta felicidade!!

Um comentário:

Vó D2 disse...

Nesta foto, realmente, você está maravilhosa! Uma grávida linda, parabéns!
(e isso não é papo de mãe coruja...rs)
beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...