16 setembro 2007

Entrevista : Cinta e meia elástica

Drauzio – No segundo trimestre, o útero sai da pélvis, sobe para a cavidade abdominal e se posiciona acima do umbigo, mas é no terceiro que ocorrem as grandes modificações anatômicas provocadas pelo aumento uterino. Qual a conduta indicada nessa fase?
Jorge Naufal – A modificação anatômica é gradual. No fim do primeiro trimestre, começo do segundo, indico o uso de uma cinta especial para evitar a distensão da musculatura abdominal, o rompimento das fibras elásticas e a formação de estrias. Na verdade , não se consegue impedir que elas apareçam, mas se consegue atenuar o processo e, se aparecerem, serão em menor número.
A cinta e a meia elástica têm que ser colocadas pela manhã, antes de a gestante levantar-se. A cinta é de contenção. Como a tendência do útero é ficar perpendicular à coluna, ela o mantém paralelo à coluna.

Drauzio – Por que é importante o uso da meia elástica?
Jorge Naufal – É importante para evitar a formação de varizes. O aumento da pressão na veia cava inferior dificulta o retorno do sangue venoso para o coração e ele reflui para as veias superficiais, que se dilatam. Pela manhã, as veias estão vazias por causa da facilidade de retorno que ocorreu durante o sono. Colocando a meia elástica ainda deitada, o aumento da pressão sobre as veias superficiais impede que o sangue reflua em sua direção e ele sobe da veia cava inferior para o coração. Tanto a cinta quanto as meias devem ser postas de manhã e só retiradas à noite na hora de ir para a cama.

Drauzio – O que deve fazer a gestante se precisar tirar a cinta e as meias elásticas durante o dia?
Jorge Naufal – Se for tomar banho, por exemplo, deve tirar a cinta e as meias, tomar banho e deitar-se por 15 ou 20 minutos. Quando sentir que as veias superficiais estão vazias e o abdômen mais murcho, recoloca tanto as meias quanto a cinta antes de levantar.

Drauzio – As mulheres obedecem a essas orientações ou o corre-corre da vida moderna impede que o façam?
Jorge Naufal - Se forem vaidosas e disciplinadas, seguem as orientações. No entanto, esse grupo representa apenas 30% das gestantes. Os 70% restantes não seguem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...